Pular para o conteúdo

Como configurar um Oracle Autonomous Data Guard

Configurar um Oracle Autonomous Data Guard

Agora, vamos falar um pouco sobre o Oracle Autonomous Data Guard.

Quando você ativa o Autonomous Data Guard, o sistema cria um banco de dados em espera que é atualizado continuamente com as alterações do banco de dados primário.

Com o Autonomous Data Guard ativado, o Banco de Dados Autônomo fornece um banco de dados em espera idêntico que permite o seguinte, dependendo do estado do banco de dados primário:

Se o banco de dados principal ficar inativo, o Autonomous Data Guard converterá o banco de dados em espera no banco de dados primário com o mínimo de interrupção. Após a conclusão do failover, o Autonomous Data Guard cria um novo banco de dados em espera para você.

Você pode executar uma operação de alternância, em que o banco de dados primário se torna o banco de dados em espera e o banco de dados em espera se torna o banco de dados principal.

O Autonomous Database não fornece acesso ao banco de dados em espera. Você executa todas as operações, como aumentar a contagem de OCPU e ativar o Auto Scaling no banco de dados primário e o Autonomous Data Guard executa as mesmas ações no banco de dados em espera.

Da mesma forma, você executa apenas ações como parar ou reiniciar o banco de dados no banco de dados primário.

Autonomous Data Guard Features

  • O Autonomous Data Guard monitora o banco de dados primário e, se a instância do Banco de Dados Autônomo ficar inativa, a instância em espera assumirá a função da instância principal.
  • O banco de dados em espera é criado na mesma região que o banco de dados primário. Para melhor resiliência, o banco de dados em espera é provisionado da seguinte maneira:

Em regiões com mais de um domínio de disponibilidade, o banco de dados em espera é provisionado automaticamente em um domínio de disponibilidade diferente do banco de dados primário.

Nas regiões com um único domínio de disponibilidade, o banco de dados em espera é provisionado automaticamente em uma máquina física diferente do banco de dados primário.

Todos os recursos do Autonomous Database do banco de dados principal estão disponíveis quando a instância em espera se torna a principal após o failover do sistema ou após a execução de um switchover, incluindo o seguinte:

  • OML Notebooks: Os notebooks e usuários criados no banco de dados primário estão disponíveis no modo de espera.
  • APEX Data and Metadata: As informações do APEX criadas no banco de dados primário são copiadas para o modo de espera.
  • ACLs: A lista de controle de acesso (ACL) do banco de dados primário é duplicada para o modo de espera.
  • Private Endpoint: The private endpoint do banco de dados primário se aplica ao modo de espera.
  • APIs or Scripts: Quaisquer APIs ou scripts usados para gerenciar o Autonomous Database continuam a funcionar sem nenhuma alteração após uma operação de failover ou após a execução de uma alternância.
  • Client Application Connections: Os aplicativos clientes não precisam alterar suas cadeias de conexão para se conectar ao banco de dados após um failover para o banco de dados em espera ou após a execução de um switchover.
  • Wallet Based Connections: Você pode continuar usando suas carteiras existentes para se conectar ao banco de dados após um failover no banco de dados em espera ou após executar um switchover.
  • Database Options: As opções Contagem da OCPU, Storage, Display Name, Database Name, Auto Scaling, Tags e Licenciamento têm os mesmos valores após um failover no banco de dados em espera ou após um switchover.
  • Quando o Autonomous Data Guard está ativado, os números RTO e RPO são os seguintes:

Automatic Failover: RTO é de dois (2) minutos e RPO é zero (0).
Manual Failover: RTO é de dois (2) minutos e RPO é de até cinco (5) minutos.

Notas para ativar o Autonomous Data Guard

Para ativar o Autonomous Data Guard, a versão do banco de dados deve ser o Oracle Database 19c ou superior.

O Autonomous Database gera a solicitação de trabalho Enable Autonomous Data Guard. Para visualizar a solicitação, em Resources, clique em Work Requests..

Enquanto você ativa o Autonomous Data Guard, quando o campo Peer State mostra Provisioning, as seguintes ações são desabilitadas para o banco de dados:

  • Move Resource
  • Stop
  • Restart
  • Restore

Ativando Autonomous Data Guard

1. Se você não estiver conectado ao Oracle Cloud Console, faça o login e navegue até seu Autonomous Database..

2. Na seção Autonomous Data Guard, clique em Enable para habilitar o recurso Data Guard.

Configurar um Oracle Autonomous Data Guard

3. Na caixa de diálogo Enable Autonomous Data Guard, clique em Enable Autonomous Data Guard .

Oracle Autonomous Data Guard

4. O estado do ciclo de vida do banco de dados autônomo muda para Atualizando e na página Detalhes, em  Autonomous Data Guard  o campo Peer State mostra Provisioning. Dependendo do tamanho do banco de dados principal, isso pode levar vários minutos.

9iWEj3uIp29wULz8ra2EBR5o6Ij0zpJsD zZLe6k4KF8IQWzl3bBuHk Irn75jOf0pdUEfF8yWb6ZI5QIr9T4dQvoduiznSFCEKLynj4Jp7MK A6TsHe8SnbWUrKO

Quando o banco de dados standby database está sendo provisionado, o status do banco de dados principal torna-se disponível e todas as atividades do banco de dados podem continuar, já que a ativação do Autonomous Data Guard é sem bloqueio.

IZdZWHNUNpYf4FpCx1VwGbgerNUjFmlOEB2hJ2kyAwKp6EhMly3OT4fLkN9WnEfFngZMaC792BxJtALc2hXKW wF6Y4CKT L5CKg0XjA Tlr7tPUUk0MC4 3oe824sVHhnOEUGU

Quando o provisionamento é concluído, o campo Peer State mostra como Available.

Teste a transição para um banco de dados Standby

Depois que o Autonomous Data Guard for habilitado, se você executar uma operação de switchover, o banco de dados primário se tornará o banco de dados de standby e o banco de dados de standby se tornará o banco de dados principal, sem perda de dados. Normalmente, uma transição é feita para testar os procedimentos de failover de seu aplicativo quando o Autonomous Data Guard está ativado.

O console do Oracle Cloud Infrastructure mostra um link de alternância no campo Peer State quando o banco de dados principal e o banco de dados de reserva estão disponíveis. Ou seja, o campo Estado do ciclo de vida do banco de dados primário mostra Disponível ou Parado e o banco de dados em espera está disponível (o campo Estado do par mostra Disponível).

Para realizar uma alternância, faça o seguinte:

Na página Detalhes, em Autonomous Data Guard, no campo Peer State, clique em Switchover

IdmtZDQvoz7QKqpSY7ObSQU6sd1I6b

fEUzwKoaIq 76kq3WVaCTbFi7r6AyeuKQa12tkHnYbgPIVvlMl7L YRiGoz0j10iKoEuAxaUh1FzQyXvokd9 Qd5zgf7G0ww3DyLBQQ7NvpFm65pR yndS7VraaNI9YGWQkoQr0

O estado do ciclo de vida do banco de dados muda para Updating e o campo Peer State mostra Role Change in Progress.

Quando a operação de transição é concluída, o Autonomous Data Guard faz o seguinte:

O banco de dados primário entra no estado Disponível e pode ser conectado para consultas e atualizações.

Peer State mudará para Disponível quando o modo de standby estiver pronto. (O modo de standby pode entrar em um estado de provisionamento primeiro, se necessário, sem bloquear as operações no primário.)

Você pode ver a hora da última alternância ao passar o mouse sobre o ícone de dica de ferramenta no campo Peer State.

VOF4nSpGAr7wRkwNuIqyGPiSqoyFg3i4PzhTURXD Ei4HAglM4NQbLexTDPj 12stUbmyWquazTPNGeTf

Espero que isso ajude você !!!

Disclaimer: “The postings on this site are my own and don’t necessarily represent may actual employer positions, strategies or opinions. The information here was edited to be useful for general purpose, specific data and identifications was removed to allow reach generic audience and to be useful

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 35

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

1 comentário em “Como configurar um Oracle Autonomous Data Guard”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress