Pular para o conteúdo

Planos de execução no SQL Server

Planos de execução no SQL Server

Você conhece a dBooks ? É uma plataforma de e-books que disponibiliza centenas de livros que são licenciados pela Creative Commons License (CC BY-SA).

Isso significa que você pode baixar gratuitamente qualquer um dos livros sobre essa licença !

O livro de hoje é o SQL Server Execution Plans.

SQL Server

Todo administrador de banco de dados, desenvolvedor, redator de relatório e qualquer pessoa que escreva T-SQL para acessar dados do SQL Server deve entender como ler e interpretar planos de execução. Meu livro leva você desde o básico da captura de planos, passando por como interrompê-los em suas várias formas, gráficas ou XML, e como usar as informações que você encontra lá para diagnosticar as causas mais comuns de baixo desempenho de consulta e, assim, otimizar suas consultas SQL e melhore sua estratégia de indexação. Você também aprenderá a aproveitar o Query Store e as otimizações mais recentes, o Adaptive Query Processing.

Todos os dias, nos vários fóruns online dedicados ao SQL Server e no Twitter, os mesmos tipos de perguntas surgem repetidamente: Por que essa consulta está lenta? Por que o SQL Server está ignorando meu índice? Por que essa consulta é executada rapidamente algumas vezes e lentamente em outras? Minha resposta é a mesma em cada caso: você olhou para o plano de execução?

Um plano de execução descreve o que está acontecendo nos bastidores quando o SQL Server executa uma consulta. Ele mostra como o otimizador de consulta uniu os dados das várias tabelas definidas na consulta, quais índices ele usou, se houver, como ele executou quaisquer agregações ou classificação e muito mais. Ele também estima o custo de todas essas operações, em termos da carga relativa colocada no sistema.

Todo administrador de banco de dados, desenvolvedor, redator de relatório e qualquer pessoa que escreva T-SQL para acessar dados do SQL Server deve entender como ler e interpretar planos de execução. Meu livro leva você desde o básico da captura de planos, passando por como interrompê-los em suas várias formas, gráficas ou XML, e como usar as informações que você encontra lá para diagnosticar as causas mais comuns de baixo desempenho de consulta e, assim, otimizar suas consultas SQL e melhore sua estratégia de indexação.

Para efetuar o download do livro, CLIQUE AQUI !

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 4

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress