Pular para o conteúdo

BASH – Manual de Referência

BASH – Manual de Referência

Você conhece a dBooks ? É uma plataforma de e-books que disponibiliza centenas de livros que são licenciados pela Creative Commons License (CC BY-SA).

Isso significa que você pode baixar gratuitamente qualquer um dos livros sobre essa licença !

O livro de hoje é o Bash Reference Manual

image 15

Bash é o shell, ou interpretador de linguagem de comando, para o sistema operacional gnu. O nome é um acrônimo para ‘Bourne-Again SHell’, um trocadilho com Stephen Bourne, o autor do ancestral direto do atual shellsh do Unix, que apareceu na sétima edição da versão de pesquisa do Bell Labs do Unix.

O Bash é amplamente compatível com o shand incorpora recursos úteis do Korn shellks e do C shellcsh. Destina-se a ser uma implementação em conformidade da parte ieeeposixShell and Tools da especificação ieee posix (ieeeStandard 1003.1). Oferece melhorias funcionais além do uso interativo e de programação.

Enquanto o sistema operacional gnu fornece outros shells, incluindo uma versão do csh, Bashis é o shell padrão. Como outros softwares gnu, o Bash é bastante portátil. Atualmente, ele roda em quase todas as versões do Unix e alguns outros sistemas operacionais – existem portas suportadas independentemente, formulários-dos, os/2 e plataformas Windows.

Para efetuar o download do livro, CLIQUE AQUI !

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 4

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress