Pular para o conteúdo

Aprenda Tecnologia FlashBack: Recuperação de dados em Oracle

Recuperação de dados em Oracle

O instrutor Pedro F Carvalho está disponibilizando GRATUITAMENTE na Udemy o curso Aprenda Tecnologia FlashBack Recuperação de dados em Oracle.

Abaixo a descrição do curso

Flashback é uma tecnologia introduzida no Oracle Database 10g. Esta tecnologia nos permite realizar várias operações no banco de dados com a intenção de encontrar soluções para os problemas lógicos, como por exemplo: restaurar uma tabela para um ponto do tempo antes de algum DELETE; restaurar uma tabela que foi removida; consultar dados de uma tabela em um momento específico no passado; voltar o banco de dados para um ponto no tempo; entre outros.

Esta tecnologia não necessita de uma restauração física dos arquivos do banco de dados. O Flashback usa dados de UNDO ou Flashback Logs, dependendo de qual função Flashback está sendo utilizada. O Flashback não é um método de recuperação que substitui ferramentas como RMAN restore/recover, export/import ou outros; mas é um complemento.

Em cada versão as funções de Flashback são melhoradas. Quando o Oracle Database 12cR1 surgiu em 2013, a arquitetura Multitenant foi introduzida. Nesta nova arquitetura foram introduzidos os conceitos de Container Database e Pluggable Database. Nesta versão as operações de Flashback Database eram aplicadas ao Container Database e isso afetava todos as Pluggable Databases. Ou seja, para desfazer um problema lógico em um Pluggable Database em particular, todos os Pluggable Databases eram afetados.

A Oracle está constantemente inovando e melhorando seus produtos. Em Novembro de 2016, quando foi lançado o Oracle Database versão 12cR2 para Cloud (Oracle Public Cloud) foi incluída uma grande melhoria no Flashback Database, permitindo agora executar Flashback a nível de Pluggable Databases.

O que você aprenderá

  • Recuperar informações com tecnologia flashback em banco de dados Oracle

Para começar o seu aprendizado, é simples ! Basta ter uma conta na Udemy e CLICAR AQUI para ser redirecionado ao curso !

Essa foi uma dica do Alfredo Telles

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress