Pular para o conteúdo

Bancos de Dados: Modelagem e Teoria

Bancos de Dados: Modelagem e Teoria

edX está oferecendo gratuitamente o curso Databases: Modeling and Theory.

Sobre o curso

O que você aprenderBancos de Dados Relacionais e SQL é o curso mais popular da série Bancos de Dados. É aplicável a alunos que buscam obter um forte entendimento de bancos de dados relacionais e dominar o SQL, a linguagem de consulta padrão há muito aceita para sistemas de banco de dados relacionais. Cursos adicionais enfocam conceitos avançados em bancos de dados relacionais e SQL, fundamentos formais e metodologias de design de banco de dados e dados semiestruturados.

Todos os cursos são baseados em palestras e demonstrações em vídeo. Muitos deles incluem questionários entre os segmentos de vídeo para verificar a compreensão, questionários autônomos detalhados e/ou uma variedade de exercícios interativos verificados automaticamente. Cada curso também inclui um fórum de discussão não moderado e indicações de leituras e recursos. Os cursos são descritos brevemente abaixo. Ministrado pela professora Jennifer Widom, o currículo geral é baseado no popular curso de bancos de dados de Stanford.

Por que aprender sobre bancos de dados

Bancos de dados são incrivelmente prevalentes — eles fundamentam a tecnologia usada pela maioria das pessoas todos os dias, se não a cada hora. Os bancos de dados residem atrás de um grande número de sites; eles são um componente crucial de sistemas de telecomunicações, sistemas bancários, videogames e praticamente qualquer outro sistema de software ou dispositivo eletrônico que mantenha alguma quantidade de informações persistentes. Além da persistência, os sistemas de banco de dados fornecem várias outras propriedades que os tornam excepcionalmente úteis e convenientes: confiabilidade, eficiência, escalabilidade, controle de simultaneidade, abstrações de dados e linguagens de consulta de alto nível. Os bancos de dados são tão onipresentes e importantes que os graduados em ciência da computação frequentemente citam sua classe de banco de dados como a mais útil para eles em suas carreiras na indústria ou na pós-graduação.

O que você aprenderá

  • Este curso aborda os princípios subjacentes e as considerações de design relacionadas a bancos de dados; pode ser feito antes ou depois de fazer outros cursos da série Databases.
  • A seção Álgebra Relacional deste curso ensina a linguagem de consulta algébrica que fornece os fundamentos formais do SQL.
  • A seção Relational Design Theory do curso fornece cobertura abrangente da teoria da dependência e formas normais em bancos de dados relacionais, uma estrutura teórica bem aceita para o desenvolvimento de bons esquemas de banco de dados relacionais.
  • A seção Unified Modeling Language deste curso apresenta o componente de modelagem de dados da UML e descreve como os diagramas UML são convertidos em esquemas de banco de dados relacionais.

Para se inscrever é simples ! Basta clicar aqui, fazer o login na página da edX e começar os seus estudos !

Essa foi uma dica do Souza Mendes

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 4

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress