Pular para o conteúdo

Programação PL/SQL no MariaDB: Conceitos e Exemplos

Programação PL/SQL no MariaDB: Conceitos e Exemplos

Introdução

MariaDB é um popular sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto, amplamente conhecido por ser um fork do MySQL. Embora o PL/SQL seja mais comumente associado ao Oracle Database, o MariaDB oferece um suporte semelhante a uma linguagem procedural chamada MariaDB PL/SQL. Neste artigo, exploraremos os conceitos e exemplos práticos da programação PL/SQL no MariaDB.

O que é MariaDB PL/SQL?

MariaDB PL/SQL é uma linguagem procedural que permite a criação de blocos de código anônimos, funções, procedures e triggers no banco de dados. A sintaxe e as estruturas de controle são semelhantes ao PL/SQL do Oracle, mas com algumas diferenças importantes.

Criando Blocos de Código Anônimos

Os blocos de código anônimos são trechos de código executados em tempo de execução e não possuem um nome específico. Eles podem ser úteis para realizar tarefas simples ou testar lógica antes de incorporá-la em funções ou procedimentos. Abaixo, temos um exemplo de um bloco de código anônimo em MariaDB PL/SQL:

DELIMITER //

BEGIN
  DECLARE v_name VARCHAR(50);
  SET v_name = 'MariaDB PL/SQL';
  SELECT CONCAT('Olá, ', v_name) AS greeting;
END;
//

DELIMITER ;
Criando Functions

As funções são blocos de código que retornam um valor específico. Elas podem ser usadas em instruções SQL como uma coluna calculada ou parte de uma expressão. Aqui está um exemplo de função que retorna a soma de dois números:

DELIMITER //

CREATE FUNCTION add_numbers(a INT, b INT)
RETURNS INT
BEGIN
  RETURN a + b;
END;
//

DELIMITER ;

Para usar a função add_numbers, podemos executar a seguinte consulta:

SELECT add_numbers(10, 5) AS result;
Criando Procedures

As procedures são blocos de código que executam uma série de ações, podendo aceitar parâmetros de entrada e produzir resultados de saída. Eles são úteis para agrupar lógicas complexas e facilitar a manutenção do código. Vamos criar um procedimento armazenado que insere um novo registro na tabela employees:

DELIMITER //

CREATE PROCEDURE insert_employee(
  p_first_name VARCHAR(50),
  p_last_name VARCHAR(50),
  p_salary DECIMAL(10, 2)
)
BEGIN
  INSERT INTO employees (first_name, last_name, salary)
  VALUES (p_first_name, p_last_name, p_salary);
END;
//

DELIMITER ;

Podemos invocar o procedimento insert_employee da seguinte maneira:

CALL insert_employee('John', 'Doe', 50000.00);
Criando Triggers

As triggers são blocos de código que são automaticamente acionados em resposta a certos eventos, como inserção, atualização ou exclusão de registros em uma tabela. Eles podem ser úteis para impor regras de negócios e manter a consistência dos dados. Vamos criar uma trigger que atualiza a data de modificação sempre que um registro na tabela products for atualizado:

DELIMITER //

CREATE TRIGGER trg_update_modified_date
BEFORE UPDATE ON products
FOR EACH ROW
BEGIN
  SET NEW.modified_date = NOW();
END;
//

DELIMITER ;

Conclusão

A programação PL/SQL no MariaDB permite a criação de blocos de código anônimos, funções, procedures e triggers, proporcionando maior flexibilidade e poder ao trabalhar com o banco de dados. Com este artigo, você deve estar mais familiarizado com os conceitos básicos da programação PL/SQL no MariaDB e como aplicá-los em exemplos práticos. Com a prática contínua, você poderá aproveitar ao máximo essa poderosa funcionalidade para criar aplicativos e sistemas eficientes no MariaDB.

Abs

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 4.9 / 5. Contagem de votos: 20

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress