Pular para o conteúdo

Azure: Crie uma API REST usando NodeJS Serverless Functions – Curso GRATUITO

Azure: Crie uma API REST usando NodeJS Serverless Functions

O instrutor Mario Ferraro está oferecendo GRATUITAMENTE o curso Azure: create a REST API using NodeJS Serverless Functions através da Coursera.

Sobre o curso

Neste projeto guiado, você terá a oportunidade de se aprofundar nos conceitos básicos do Azure Serverless Functions e do Azure API Management usando NodeJS, expandindo seu conhecimento sobre essas poderosas ferramentas de desenvolvimento em nuvem. Para começar, você criará um aplicativo de funções que permitirá que você crie e gerencie diferentes funções sem servidor.

Essas funções serão acionadas por chamadas HTTP, o que significa que você poderá interagir com elas através de requisições HTTP. Mas isso não é tudo! Você também aprenderá a configurar essas funções para receber dados usando parâmetros de consulta e parâmetros de caminho. Ao utilizar parâmetros de consulta, você poderá enviar informações adicionais para a função através da URL. Por exemplo, se você estiver criando uma função para calcular o total de uma compra, poderá passar o valor dos itens e a quantidade como parâmetros de consulta na URL da requisição. Dessa forma, a função poderá receber essas informações e realizar o cálculo desejado. Já os parâmetros de caminho permitem que você defina partes da URL como parâmetros para a função.

Por exemplo, se você estiver criando uma função para buscar dados de um usuário específico, poderá passar o ID do usuário como parâmetro de caminho na URL da requisição. Dessa forma, a função saberá qual usuário buscar e retornará os dados correspondentes. Além disso, você também terá a oportunidade de entender a função dos modelos de rota ao trabalhar com parâmetros de caminho. Os modelos de rota são padrões que você pode definir para a URL da requisição, permitindo que você capture e utilize diferentes partes da URL como parâmetros. Por exemplo, você pode definir um modelo de rota que permita que você capture o ID do usuário e o utilize para buscar os dados correspondentes.

Após se familiarizar com esses conceitos básicos, você irá avançar para a configuração de uma instância de gerenciamento de API. Essa instância será responsável por expor as funções que você criou como uma API única e homogênea. Isso significa que você poderá acessar todas essas funções através de uma única URL, facilitando o processo de integração com outros sistemas. Ao configurar a instância de gerenciamento de API, você aprenderá a utilizar parâmetros de caminho usando regras de processamento de entrada. Essas regras permitem que você defina como os parâmetros de caminho serão processados antes de serem enviados para a função correspondente. Por exemplo, você pode definir uma regra que exija que um parâmetro de caminho seja um número inteiro antes de ser enviado para a função.

Com todos esses conhecimentos adquiridos, você estará preparado para desenvolver aplicativos mais complexos e poderosos usando o Azure Serverless Functions e o Azure API Management. Essas ferramentas oferecem uma ótima maneira de desenvolver e gerenciar aplicativos em nuvem, permitindo que você se concentre no desenvolvimento de funcionalidades sem se preocupar com a infraestrutura subjacente. Então, comece agora mesmo e descubra todo o potencial dessas tecnologias!

O que você aprenderá:

  • Crie um aplicativo de funções e funções serverless
  • Compreender ligações e modelos de rota
  • Crie uma API a partir das funções serverless

Essa foi uma dica do Duílio Fracone

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 4

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress