Pular para o conteúdo

Marcado: 

  • Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #132106
    Avatar de airoospairoosp
    Participante

      Bom dia,

      Fazendo estudos de VM e Oracle Linux 7.5, instalei o banco 12.2.0.1, só que agora preciso aumentar o disco da VM.
      Com o comando VBoxManage modifyhd consegui aumentar o disco VDI, só que no Oracle Linux os 40GB a mais não foi reconhecido.
      Alguém tem alguma dica de como fazer o Linux reconhecer?
      A VM foi criada no notebook com o Windows 7 64.

      Obrigado.

      Airton

      #132107
      Avatar de Sergio WilliansSergio Willians
      Mestre
        #132303
        Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
        Moderador

          Blz, Airton ?? Só deixando Claro : se era .VDI mesmo esse disco, pelo jeito só tá faltando vc AUMENTAR a partição : é só ignorar os pontos referentes à .VMDK e ir pros pontes do GPARTED… Pra vc entender, pense assim : no Linux fica registrado internamente a quantidade de blocos que compõem uma partição de disco, quando vc Aumentou fisicamente o disco, nos “registros” internos do Linux se antes tava registrado que a partição tinha X blocos, após aumento do tamanho físico aos ‘registros’ Não Mudam, vc TEM que ir lá e MOSTRAR pro Linux que agora a partição tem Y blocos, não mais X….
          Dá um look em http://derekmolloy.ie/resize-a-virtualbox-disk/, que ** INCLUSIVE ** mostra uma situação muito muito COMUM : faz de conta (só pra vc entender, números reais são outros, mas só suponha) que teu disco tinha 2000 blocos, e que nos “registros” internos do Linux o bloco 1 a 1500 era a partição formatada como / e os blocos 1501 a 2000 tavam formatados como /linux-swap – evidentemente, vc NÃO PODE EXTENDER a parição formatada como / PORQUE o próximo bloco logo após o final dela (o bloco 1501) JÁ ESTÁ ocupado pelo /linux-swap, e por princípio no Linux uma partição TEM que ser contígua, okdoc ?? Num caso assim, OU vc deleta e depois recria as partições que estão ‘no caminho’ OU (se for Aceitável) vc simplesmente cria uma NOVA partição ocupando esse NOVO espaço alocado, e depois formata essa nova partição como um NOVO filesystem, ao invés de Aumentar o que já existe, sim sim ?? https://askubuntu.com/questions/829595/extend-non-contiguous-partitions mostra isso também, com uma figurinha bunitinha….

          []s

          Chiappa

          OBS : é POR ISSO que escrevi acima que muitas vezes teu sysadmin Linux quando vc pede mais espaço em disco té dá um NOVO filesystem em uma nova partição,ou seja, JUSTAMENTE pra Evitar esse trabalho de recriação….

          IGUALMENTE, essa é UMA das bençãos de vc usar gerenciadores de volumes, como o ORACLE ASM : com ele, nessa situação exemplo de cima, vc simplesmente criaria novas partições no novo espaço adicionado e depois disso manda o gerenciador tratar cada partição como um disco lógico independente, que vc Poderia alocar ou desalocar em qualquer disk group que quisesse, E online….

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress