Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 28 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 7 meses atrás por Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 29 do total)
  • Autor
    Posts
  • #107157
    Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS
    Participante

      Bom dia Amigos !

      Seguinte, aqui na minha empresa hoje temos alguns bancos de dados de clientes hospedados e trabalhamos apenas com o backup full 1x por dia, portanto, se der algum erro durante o dia quero arrumar uma forma para não perder os dados que foram trafegados após o backup full, alguém pode me sugerir a melhor forma ? eu pensei no archivelog mas nunca trabalhei com ele, alguém pode me dar uma ajuda ?

      att,

      Lucas

      #107159
      Avatar de rmanrman
      Participante

        @DBA_LUCAS

        Aqui eu trabalho com backup database FULL + backup archivelog. A retenção do backup é gerenciado por ferramenta externa. O backup do archivelog é executado a cada 30 minutos, ao efetuar o backup do archivelog o mesmo é removido da área de archivelog, outro detalhe importante, a rotina de backup de archivelog não deve rodar durante o backup database FULL, pois já faço o backup de archivelog junto do processo de backup do database FULL, além disso também faço o backup de SPFILE e CONTROLFILE.

        Backup database:


        RUN {
        CROSSCHECK BACKUP;
        DELETE NOPROMPT EXPIRED BACKUP;
        CROSSCHECK ARCHIVELOG ALL;
        DELETE NOPROMPT EXPIRED ARCHIVELOG ALL;
        BACKUP FULL DATABASE FORMAT 'database_full_%d_%s_%T_%U.bkp' TAG 'DATABASE_FULL' PLUS ARCHIVELOG FORMAT 'database_full_%d_%s_%T_%U.bkp' TAG 'DATABASE_FULL';
        BACKUP SPFILE FORMAT 'spfile_%d_%s_%T_%U.bkp' TAG 'SPFILE';
        BACKUP CURRENT CONTROLFILE FORMAT 'controlfile_%d_%s_%T_%U.bkp' TAG 'CONTROLFILE';
        }

        Backup archivelog:


        RUN {
        BACKUP ARCHIVELOG ALL DELETE ALL INPUT FORMAT 'archive_log_%d_%s_%h_%e_%T_%U.bkp' TAG 'ARCHIVE_LOG';
        }

        #107163
        Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS
        Participante

          Bom dia Rman !

          Não entendi este script, onde eu aplico ele ? Pelo sqlplus ? Onde ele será gerado ? será automático ?

          #107164
          Avatar de rmanrman
          Participante

            @DBA_LUCAS

            Esses são arquivos de script RMAN. Salve eles como backupDatabase.rman e backupArchivelog.rman e execute via terminal pelo RMAN. Pode ser agendado na crontab.

            Se tiver configurado a FRA o backup será gerado nela. Se quiser modificar o local de backup especifique o path completo no parametro FORMAT dos comandos.

            #107166
            Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS
            Participante

              BOm dia Rman !

              Seguinte eu nunca usei o rman, poderia me esclarecer algumas duvidas:

              Eu criei um ambiente para aprender sobre e fazer todos os testes necessários, tenho dois servidores com o oracle 12c instalado, No servidor A tenho uma base no banco de dados chamada TESTEA, quero gerar o backup dos archivelogs no diretorio ‘/backup’ e depois irei envia-los para o servidor B e importar os archivelogs na base de dados TESTEB , teria como me da uma direção de o que fazer neste caso ?

              #107168
              Avatar de Jhonata LamimJhonata Lamim
              Participante

                Bom dia,
                Se você quer replicar os archives em outro servidor você está falando de um ambiente standby e não mais de backup.

                Você quer apenas fazer o backup dos archives ou quer replica-los em outro servidor?

                #107169
                Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS
                Participante

                  Eu tenho dois servidores com bases identificas , Um servidor a base estara em uso gerando o archivelog e no outro a base vai estar parada e irei atualizando ela com os archives para ela ficar identica para no caso de um servidor parar eu poder subir o outro entendeu ?

                  #107170
                  Avatar de Jhonata LamimJhonata Lamim
                  Participante

                    Para atender esse cenário você precisa criar um standby. Se tiver a versão enterprise você pode usar Data Guard (https://docs.oracle.com/cd/B19306_01/server.102/b14239/concepts.htm#g1049956) se não pode usar um manual standby (gerenciado por scripts http://www.databasejournal.com/features/oracle/article.php/3682421/Manual-Standby-Database-under-Oracle-Standard-Edition.htm).

                    #107171
                    Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS
                    Participante

                      Mas não da apenas para eu gerar os archivelogs no servidor “producao” , copia-los para o servidor reserva e importa-los não ? Tenho as mesmas estruturas de HW e SW e a mesma estrutura de base de dados. A parte de copiar eu faço manualmente mesmo sem problema. Na verdade não sei o que será mais facil, nunca trabalhei com archivelogs nem com rman.

                      #107172
                      Avatar de Jhonata LamimJhonata Lamim
                      Participante

                        Não da. Para isso você precisa criar um standby database.

                        #107173
                        Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS
                        Participante

                          Mas não da apenas para eu gerar os archivelogs no servidor “producao” , copia-los para o servidor reserva e importa-los não ? Tenho as mesmas estruturas de HW e SW e a mesma estrutura de base de dados. A parte de copiar eu faço manualmente mesmo sem problema. Na verdade não sei o que será mais facil, nunca trabalhei com archivelogs nem com rman.

                          #107175
                          Avatar de Jhonata LamimJhonata Lamim
                          Participante

                            A unica alternativa seria duplicar a base e realizar o recover na mão. Mas seria mais facil e menos custoso você criar um standby.

                            #107176
                            Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS
                            Participante

                              Isso a idéia é essa, porque olha só igual eu te falei tenho 2 servidores, A e B ambos idênticos , a base de dados é a mesma( mesmas tabelas,mesmos registros) é uma cópia da base “produção” do servidor A no servidor B, ai minha idéia é deixar o servidor A operando e gerando os archivelogs e o servidor B parado, ai manualmente 2 vezes por semana iria subir os archivelogs do servidor A no servidor B para mante-lo mais atual ou até mesmo se um dia o servidor A der problema e perder o banco de dados eu iria pegar todos os archivelogs gerados no servidor A subir eles no servidor B e apontar todos para o servidor B , assim todos continuariam trabalhando e não perderia nenhum dado.

                              Conseguiu entender meu objetivo ? Porque futuramente quero aplicar isso no servidor de host onde fica hospedados os clientes. qual a melhor maneira para a solução do meu problema ?

                              #107177
                              Avatar de Jhonata LamimJhonata Lamim
                              Participante

                                Entendi sim o que você quer fazer… Porém volta a insistir que o melhor cenário é a criação de um standby.

                                #107178
                                Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS
                                Participante

                                  entendi , me fala um pouco deste standby so para eu entender ele , outra coisa, estou tendo dificuldades para faze-lo no 12c pelo fato de ter estancia e conteiners dentro da instancia, sabe me falar se o modo de fazer é diferente ?

                                Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 29 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                                plugins premium WordPress