Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 3 meses atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #147390
    Avatar de luizhumbluizhumb
    Participante

      Precisamos reconfigurar novamente o servidor porque o que estamos usando atualmente o HD está apresentando problema . Há uma maneira de fazer uma clone (Imagem Windows e Oracle) do HD  para o novo sem que haja problema com as informações do banco?

      Configuração do Servidor é Simples Windows 2003 Server e Oracle 10g.

      Depois que resolver este problema o que poderia está fazendo para ter uma segurança onde um Hd  apresentar problema fazer um espelhamento isso é simples de baixar e de custo baixo? Ou deixar um servidor pronto quando um apresentar problema apenas subo o backup para não parar o sistema.

      Muito obrigado!

       

      #147394
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Blz ? Então, primeiro de tudo vc tem que clonar o Sistema Operacional , já incluindo softwares instalados, registry, usuários do servidor, profiles, schedulers, etc :  isso não tem NADA A VER com o software RDBMS Oracle, que ao contrário do que muita gente Não MANDA NADA no servidor, não tem permissões especiais no servidor,  não Controla o servidor enfim, é só uma aplicação a mais…. Para Windows, veja https://windowsreport.com/clone-windows-10/para uma lista de tools de clone de Sistema Operacional – somente se CERTIFIQUE que a tool copia,além dos softwares instalados, TAMBÉM o Registry do Windows, os Serviços de Windows E os profiles de usuário, o software RDBMS Oracle usa todos eles….

        Uma vez feito o clone do servidor Oracle, com TODAS as pastas nos mesmos caminhos originais, com registry, com .DLLs, enfim, serviço completo, aí vem o clone do database : um database Oracle Nada mais É do que uma série de arquivos, residindo em uma série de pastas – SE teu software de clone de SO TAMBÉM já copia os arquivos/pastas de todos os discos do servidor origem okdoc, tá pronta a fofoca…. CASO teu software não seja capaz de copiar os arquivos/pastas todos em todos os discos que compõem o teu database, aí é criar manualmente as pastas E  usar as tools Oracle que permitem uma cópia completa do database  – uma delas é o RMAN, vide https://oradbps.wordpress.com/2015/12/08/active-database-cloning-using-rman-10g/ para um exemplo….

        Aí, a resposta para segurança/espelhamento de um banco em outro servidor : é o seguinte, a solução presente no software Oracle RDBMS não é voltada para espelhamento/duplicação de arquivos, mas sim espelhamento/duplicação de TODO UM DATABASE através do envio de redo log, vide https://www.orafaq.com/node/2030 par um exemplo válido para Enterprise Edition (com standby automático) e https://www.databasejournal.com/features/oracle/article.php/3682421/Manual-Standby-Database-under-Oracle-Standard-Edition.htm para um exemplo de standby manual, que é o possível no Standard Edition….

        Claro, há OUTRAS opções mais sofisticadas porém PAGAS, como Shareplex em  https://www.quest.com/br-pt/products/shareplex/ e o Goldengate (da própria Oracle) em https://www.oracle.com/br/integration/goldengate/ .

         

        Abraços,

         

        Chiappa

      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress