Pular para o conteúdo
Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    auzenph
    Participante

Gente, sou novo no forum….
      ..eu procurei muito na internet, mas não achei.

Percebi esses dias que o ORACLE não guarda em seu dicionario de dados o codigo de funções/procedimentos que são definidos dentro de pacotes. Ele só mantem informações dos procedimentos/funções STANDALONE.

Eu preciso pegar o CODIGO (source) de uma determinada função/procedimento que está declarada e definida dentro de um Package…como eu faço?

eu fiz uma consulta que acha o nome de TODAS as funções/procedimentos que estao no pacote, mas achar o corpo da função, o codigo, é mais dificl, pq aparentemente preciso fazer um parser…

vcs tem alguma ideia??

Ishii
      Participante

Olá,

Você já tentou:

select text from user_source
        where name = upper ('nome da package')
        and type = 'PACKAGE BODY'
        order by line

Veja se aparece o corpo da função.

[]s Ishii

David Siqueira
        Participante

Cara qual a tua versão de Banco? Se for 9i ( ou superior) tu tem a opção de usar a DBMS_METADATA para extrair o SOURCE dos seus objetos, veja :

set long 9000000
          set pagesize 0
          SET LONGCHUNK 1000000

accep tp_obj prompt "Tipo do Objeto...:"
          accep nm_obj prompt "Nome do Objeto...:"
          accep schm prompt "Proprietario.....:"

spool &nm_obj._bkp.sql
          select dbms_metadata.get_ddl('&tp_obj','&nm_obj','&schm') from dual;
          spool off;

Crie um script com esse corpo acima que passei, e na hora de executar informe as definições pedidas, TIPO,NOME e Proprietario (Owner) do seu objeto.

Abcs.

David

auzenph
          Participante

Ishii

desse jeito só retorna o corpo do pacote e nao de uma função especifica q foi definida dentro do pacote.

Drbs

o banco que uso é 10g.
            valeu pela dica..mas nao funciona

o ORACLE nao trata funções DEFINIDAS DENTRO DE UM PACKAGE como funções STANDALONE…isso signiica que se vc tem:

uma função teste() dentro de um package chamado PKG_TESTE
            ele não considera teste() como uma função…pois nao aparece me user_sources, user_objects em canto nenhum.

usando o nome teste também nao se encontra a DDL…causando erro de NOT FOUND:
            “*Cause: The specified object was not found in the database.”
            usando parametros: “FUNCTION”, “TESTE”, “USUARIO”

e agora?

Ishii
            Participante

Olá,

Entendi, na verdade a Package é um único objeto do Oracle mesmo… ele apenas encapsula várias procedures e functions dentro de um único objeto… as declarações de cada procedure ou function ficam no corpo da package mesmo….

Se você precisa apenas de uma procedure/function sugiro o uso de uma ferramenta como o TOAD ou o PL/SQL Developer para isso…

[]s Ishii

auzenph
              Participante

mas é isso que estou preocupado, pq minha ferramenta que estou desenvolvendo é “concorrente” dessas outras. Estou fazendo em java e preciso de uma consulta ou de uma lógica de consultas/processamentos que capturem o corpo de uma função interna a um package.

pelo visto vou ter q pegar o codigo e fazer buscas internas mesmo ne?

abraço

David Siqueira
                Participante

Cara sua dúvida não está clara, porque se sua ferramenta é ou será concorrente dessas aqui citadas, acredito que qq uma das opções que demos lhe atende, porque o TOAD até certa versão extrai o DDL dos objetos fazendo querys via DBA_SOURCES e o SQLDeveloper também, já a ferramenta da propria Oracle usa a DBMS_METADATA a partir de bases 9i para extrair os DDL’s dos objetos, não sei o que tu precisa mais fica ai a dica, e a DBMS_METADATA funciona no meu database 9i e 10g perfeitamente.

Abcs.

David

auzenph
                  Participante

Oi Davi

então quer dizer que o METADATA retorna o codigo de funções que são declaradas e definidas DENTRO de PACKAGES?

se sim, vc poderia me exemplificar a parametrização para eu coletar tal dado?

pelo script que vc me enviou, eu não consegui.

Veja o seguinte exemplo:

Eu tenho o seguinte package:

create or replace
                    package body PKG_MATRICULA is

function myTest(testParam varchar2) return integer as
                    begin
                    return -1;
                    end;
                    begin
                    null;
                    end;

auzenph
                    Participante

desculpe…esse troço enviou a msg antes deu terminar..

IMAGINE o seguinte package:

create or replace
                      package body PKG_TESTE is

function myTest(testParam varchar2) return integer as
                      begin
                      return -1;
                      end;
                      begin
                      null;
                      end;

no usuario USUARIO_MARCELO.

qual seria a parametrização do seu script??

param1 “FUNCTIO”
                      param2 “MYTEST”
                      param3 “USUARIO_MARCELO” ??

se for…NAO funcionou no meu banco oracle.

ele NASO reconhece myTEST como uma função , logo nao acha ela no metadados.

se eu procurar pelo PAcKAGE (PKG_TESTE) eu encontrarei ele…mas nao a função…eu quero SOMENTE o CORPO da função.

fico no aguardo

David Siqueira
                      Participante

Agora eu entendi..rss..essa função existe apenas no corpo do package, pensei que a função existisse na base de dados mesmo e fosse mais um objeto do user Marcelo, mais na verdade ela compõe o package, isso realmente eu nunca fiz mesmo.

Abcs.

David

auzenph
                        Participante

Eh, realmente ngm nunca viu isso auhauha ja procurei na internet toda…

muito dificil fazer isso..mas ja consegui fazer um programa JAVA q extrai isso.
                          Usando String mesmo…na tora.

Muito complicado..pq o oracle nao mantem essas funções/procedimentos em separado…
                          elas sao simplesmente codigos …eu realmente nao imagino como o parser do oracle resolve uma chamada do tipo PKG_TESTE.myTest();

pq ele deveria saber exatamente aonde inicia o codigo da função, entao eu presumo que o oracle mantem algum controle…mas nao encontro em canto algum..nem em site nenhum…nem tutorial nem nada =/

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
                        • Você deve fazer login para responder a este tópico.