Como descobrir outras bases de dados na mesma maquina?

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Participante

Galera, to acessando um banco oracle com a instancia chamada DFL, é o nome desse banco, dentro dela tem mtaaa tabela, recebi uma tarefa aqui para eu verificar se alem desse DFL existe outros dentro da propria maquina, se sim é para eu entrar e criar uma tabela e fazer uns testes, se nao tiver para eu criar uma base nova.. e inserir a tabela dentro dela..

Agora o problema, entro no PL/SQL DEVELOPER e aparece lá database, 4 diferentes nomes alem do DFL q eu estava usando, isso significa que tem outros?? Nao vou ser necessario criar?? Agora eu coloquei um outro qualquer porem precisa de pass e user né, tem como eu descobrir quais são? Obrigado!

Participante

Você pode tanto ver na pasta do seu SO:

$ORACLE_HOME/admin/$ORACLE_SID

Onde $ORACLE_SID são pastas com os nomes das instâncias existentes no seu servidor e $ORACLE_HOME é a pasta de instalação do teu banco. Isso na instalação padrão seguindo a OFA.

Ou ainda, como você está no windows (pelo que já foi dito em outro tópico), você pode dar uma olhada nos serviços do windows. Vão ter alguns nomes de serviços mais ou menos assim:

Oracle[INSTANCIA]Service

Participante

Segui esse caminho.

C:oracleproduct10.2.0admin

Dentro dela tem DFL E DFL_2.. Ou seja, são apenas estes dois bancos?? o DFL e o DFL2?? Obrigado!

EDIT:

Aproveitando gostaria de perguntar, acho que nao vou conseguir acessar esse outro sem ser o DFL, como eu crio uma base nova? Preciso de algum programa? Só tenho oracle, sql plus e o pl developer, mais nada, o que eu tenho q fazer para criar uma nova base?

Participante

Se for linux pode ver as bases no AR.
    com o comando

ps -ef | grep pmon

De qualquer maneira o pl-sqldeveloper só ira te ajudar
    se vc souber o nome da instance.

Participante

Pelo windows é melhor você ver nos serviços mesmo, mais garantido.

Complementando o post do vieri, no linux, você ainda pode dar uma olhada no arquivo /etc/oratab.

Pra criar outra instancia do Oracle, é só executar o próprio wizzard de instalação do banco que ele vai te direcionar certinho sobre o que fazer, bem “user friendly”…

Anônimo
    Convidado

Logue com o user system e execute esta consulta:
    select username, profile, account_status
    from dba_users
    order by username;

vai mostrar todos os “usuários” = BD’s que tiver na mesma instance.

Participante

ôpa…. fraldinha, acho que houve um pequeno engano.
    um banco pode ter vários usuários, que pode ter vários objetos.
    Mas, usuário é diferente de banco.
    Uma instância pode ter apenas 1 banco de dados, logo a consulta que você sugeriu não vai retornar todos os bancos que tem na instance… mas alguns detalhes de todos os usuários do banco!

Veja um pouco mais sobre a view dba_users na documentação oficial:
    http://download.oracle.com/docs/cd/B193 … sthref1938

A melhor maneira de saber quantos bancos de dados tem em um servidor é através do Sistema Operacional, como os colegas citaram anteriormente.

Até mais,
    Lílian

Participante

para acessar qualquer instância nessa máquina use o SQLPLUS. entre no prompt de comando (no caso do windows) e execute:
    set ORACLE_SID=
    sqlplus “/as sysdba”

pronto! Você estará conectado ao banco.

Detalhe, para fazer isso, você precisará estar usando um usuário que faça parte do grupo ora_dba.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
plugins premium WordPress