Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 5 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 5 meses atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #147145
    Avatar de guissguiss
    Participante

      Alguém aqui já conectou o Oracle Autonomous DB no Azure Data Factory?

      Estamos tentando implementar alguns data copies do SQL Server para o Oracle, mas não estou conseguindo acessar o Oracle Autonomous Database, usando host, porta, service name e credenciais padrão. Talvez alguma camada de segurança relacionada ao Wallet da Oracle esteja faltando? Não encontro nenhum documento explicando.

      O erro ao tentar conectar é:

      ERROR [08S01] [Microsoft][ODBC Oracle Wire Protocol driver]Socket closed.

      ERROR [08001] [Microsoft][ODBC Oracle Wire Protocol driver][Oracle]Connection Dead.

      Obrigado!

      Guilherme

      #147146
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Blz ? Eu nunca precisei, mas tem SIM docs a respeito de uma vm no Azure acessar um banco Oracle no OCI, https://docs.cloud.oracle.com/en-us/iaas/Content/Network/Concepts/azure.htm é uma delas : ESTUDE esse documento em profundidade, ele fala bastante sobre as questões de VNET (que é a rede virtual que o Azure usa) conectando na rede OCI VCN ….

        Abraços,

        Chiappa

        #147147
        Avatar de guissguiss
        Participante

          Ola Chiappa, muito obrigado pela indicação desse doc! Vou dar uma lida sim.

          Pra ser bem honesto, não tenho tanto conhecimento sobre a infra de ambas clouds (Oracle e Azure), por isso patino tanto.

          Mas a minha questão acho que seria bem menos ampla, focada no Azure Data Factory, conectando no banco de dados autonomo (Oracle Autonomous Transacion Processing).

          Encontrei documentos tanto da Microsoft como da Oracle, dizendo da parceria Oracle-Microsoft pra conectar as clouds, etc. Mas não encontro instruções de passo a passo, ou algo com known-issues e workarounds sobre como fazer a conexão no Azure Data Factory (quero apenas fazer um ETL entre SQL Server e Oracle).

          #147148
          Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Blz ? Então, até onde eu saiba é o que eu falei, o banco SQL SERVER que está no Azure roda na rede virtual do Azure e o banco Oracle que está no cloud Oracle roda na rede virtual Oracle : para que a um banco se comunique com o outro DIRETAMENTE vc Teria que configurar ambas as redes virtuais para que se reconheçam entre si, como mostrado no documento indicado… https://www.dbadutra.com.br/2019/06/interconnect-oracle-cloud-and-microsoft-azure/ é outro que diz A Mesma Coisa, não tem como escapar, até por uma questão de SEGURANÇA : se a Oracle e a Microsoft deixar tudo aberto e fácil/disponível, no microsegundo posterior já tem hackers querendo abusar, é a sina dos serviços online…

            É claro, uma OUTRA possibilidade sempre existe : ambas as redes virtuais PODEM ser acessadas a partir de uma máquina física sua (ou de um ponto de acesso seu) onde vc baixou a WALLET necessária, então existem MUITOS programas de terceiros que abrem duas conexões (num banco A e num banco B) , fazem uma solicitação de dados pro banco A e inserem esses dados no banco B, são os chamados data integrators, da Oracle mesmo tem o ODI e de outras empresas há outras Alternativas, a Microsoft tem o Azure Data Factory, e outros são Cleo Integration Cloud, Pentaho, Talend… Veja aí essa Possibilidade….

            Uma VARIAÇÃO disso é vc ter as Wallets necessárias tanto da Oracle quanto da Microsoft numa máquina sua E escrever um programa seu que conecte num, busque os dados e insira no outro…

            Abraços,

             

            Chiappa

            #147313
            Avatar de guissguiss
            Participante

              Ola Chiappa e grupo,

              Somente um heads up – depois de tentar algo com a Oracle e Microsoft, a resposta foi que não existe ainda a conexão do Azure Data Factory com o Oracle Autonomous Database (devido a necessidade do uso do Wallet).

              Estou tentando logar enhancement na Microsoft para que eles adaptem o Azure Data Factory ao Oracle Autonomous. Mas sem ideia de quanto isso possa demorar haha

              Enquanto isso estou buscando outras soluções de integração fáceis e baratas por aqui.

              Obrigado pelo tempo dedicado pra responder esse post!

              Abs,

              Guilherme

               

              #147330
              Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
              Moderador

                Blz ? Bom, primeiro imagino que o caminho contrário (ie, o Autonomous se conectar no Azure) não rola porque vc não tem acesso à config de servidor/de network no Autonomous – no OCI claro que tem mas no Autonomous, onde vc não tem acesso de admin completo, aí não, né ?
                Sendo isso, aí imho a Alternativa vai ser aquela que indiquei, ie : numa máquina física aí sua, que tenha acesso aos DOIS Clouds, vc tem algum tipo de software de integração de dados, que conecte no banco A via internet, traga as informações necessárias (prum arquivo em disco, que seja) e depois conecte no banco B via INTERNET e insira em B as informações gravadas nesse “arquivo” local vindas do banco A…. Veja esses que indiquei, são alguns dos mais conhecidos no mercado, certamente devem haver versões recentes deles que possam conectar tanto em Azure quanto num banco Autonomous (que logicamente vai estar no Oracle Cloud) – vc VAI ter o trabalho de instalar e configurar o software de escolha, mas em tese isso feito vc não mexe mais…..

                []s

                Chiappa

              Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
              plugins premium WordPress