Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 6 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 2 meses atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #114457
    Avatar de airoospairoosp
    Participante

      Boa tarde pessoal,

      Fiz a instalação de uma VM com Oracle Linux 7.5 usando o VirtualBox 5.2.6 já com o extension pack.

      Só que seguindo algumas informações fiz a configuração da pasta compartilhada, mas na VM não aparece.

      É necessário fazer alguma configuração especifica no Oracle Linux, isto é, instalar algum pacote?

      Há alguma outra alternativa para o compartilhamento de pastas?

      Obrigado.

      Airton

      #114707
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Blz ? Que eu me lembre, o requisito PRINCIPAL é vc ter o diretório de compartilhamento indicado na config da máquina , vide https://imgur.com/a/yfHyKUO para exemplo na minha máquina, isso é o principal….
        Como todas as minhas VMs já contém o Adicional de Convidado instalado nas máquinas, não sei dizer se isso é Exigido pra compartilhamento de pastas ou não : minha Sugestão é vc checar se a máquina virtual contém o Adicional de Convidados presente, isso se faz com :

        [root@localhost ~]# lsmod | grep -io vboxguest | xargs modinfo | grep -iw version
        version: 4.3.4
        [root@localhost ~]#

        ==>> SE não estiver, instale a partir da imagem de CD de Convidado….

        Uma vez isso ok, SE vc (como eu mostro na imagem) marcou a pasta de Compartilhamento ** E ** a colocou pra mount automático, automaticamente quando a vm subir um filesystem próprio será montado, veja exemplo nessa minha vm :

        [oracle@localhost mnt]$ df -k
        Filesystem 1K-blocks Used Available Use% Mounted on
        /dev/hda1 10504124 2580504 7381428 26% /
        /dev/hdb1 12184796 8621080 2934776 75% /home
        tmpfs 775608 257892 517716 34% /dev/shm
        Expand 976401404 920154960 56246444 95% /media/sf_Expand
        jlchi_000 976401404 920154960 56246444 95% /media/sf_jlchi_000

        [oracle@localhost mnt]$

        ok ? Tal como eu indiquei na imagem que mostra a config dessa vm, eu tenho uma pasta Expand e uma pasta jlchi_000 compartilhadas… Vou criar um arquivo de teste no Windows numa dessas pastas :

        C:\Expand>dir . > arq_teste.txt

        C:\Expand>

        ==> Olha lá o arquivo disponível no filesystem da vm :

        [oracle@localhost mnt]$ ls -l /media/sf_Expand/arq_teste.txt
        -rwxrwx— 1 root vboxsf 3962 Jan 31 16:39 /media/sf_Expand/arq_teste.txt
        [oracle@localhost mnt]$

        Blz ?? É simples, não tem como ou porque errar….

        []s

        Chiappa

        #114715
        Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
        Moderador

          Apenas respondendo as suas outras perguntas, SIM : há n+1! outros meios de enviar arquivos pra uma VM Linux (tais como instalar um FTP SERVER na vm Linux, startar um serviço de scp, anexar o arquivo pra uma conta de email que vc acessa dentro dessa vm Linux, enfim, inúmeras) mas imho o mais simples e fácil é simplesmente ter uma pasta compartilhada no host Windows, mesmo…

          []s

          Chiappa

          #115135
          Avatar de airoospairoosp
          Participante

            Bom dia Chiappa,

            Tudo beleza?

            Ao executar o comando lsmod | grep -io vboxguest | xargs modinfo | grep -iw version

            retornou erro: modinfo: ERROR: missing module or filename

            executei na VM com Oracle Linux 7.4, logado com root

            Obrigado

            Airton

            #115156
            Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
            Moderador

              Joinha… Então, esse comando mostra DIRETAMENTE que vc Não Tem nessa máquina o Adicional de Convidados instalado …. Como eu disse, eu não tenho certeza se ele é exigido para a opção de pastas compartilhadas, mas eu o tenho em ** todas ** as minhas VMs simplesmente pra ter acesso aos recursos extras do hardware real/host, como por exemplo melhor resolução de tela….
              Sendo assim, a minha Recomendação é que vc o instale, sim : trcocentos sites mostra como fazer isso, https://www.vivaolinux.com.br/dica/VirtualBox-no-Ubuntu-e-derivados-Instalando-os-adicionais-para-convidado é um deles , https://lucaspalhao.wordpress.com/2015/09/29/instalando-os-adicionais-de-convidado-na-maquina-virtual-do-virtualbox-com-ubuntu-14-04-3/ é outro , mas a idéia é simples : uma vez que vc já tem o pacote de extensões no software Virtualbox da sua máquina real Windows (e rebootou depois da instalação do pacote de extensões, Óbvio), vc loga na vm como root e OU instala a partir dum apt-get da vida OU (o que eu recomendo) monte a imagem de CD que contém o Adicional de Convidados nessa VM e execute o autorun.sh …. É isso aí….

              []s

              Chiappa

              OBS :

              há alguns pontos que acho que vale a pena eu destacar aqui :

              1. A comunicação de rede entre a VM e o software Virtualbox que está rodando na máquina física real é normalmente feita por adaptador de rede virtual, o chamado host-only Ethernet adapter : tenha CERTEZA que na opção de Rede do menu de config dessa sua VM vc ** TEM ** esse adaptador ativo…. Eu costumo deixar o adaptador de rede #1 da VM para a conexão de rede externa/internet (em Bridge, normalmente), e o adaptador#2 para host-only

              2. Ainda nas configs da VM, ** repito ** que vc TEM que marcar a pasta compartilhada como automount, tem que dar as permissões que vc quer, E TEM que indicar certinho a pasta real que vc quer compartilhar, veja o printscreen que disponibilizei na resposta anterior… E AVISO, essa pasta TEM que ser uma pasta física, real e existente no local, afaik Não Pode Ser uma pasta de rede nem um share Windows….

              3. Falando de Linux (** não é ** conceito de Virtualbox aqui), normalmente para vc ser capaz de instalar um software no Linux vc TEM que ter um link-editor, um compilador C, o DKMS, o make e o pacote de desenvolvimento do kernel instalados no Linux : VERIFIQUE que vc tem isso….. Não tenho certeza se isso é Obrigatório pra instalar o Adicional de Convidados, mas como é Exigido pra N outros softwares, não machuca em nada vc ter isso nessa VM linux….

              #115535
              Avatar de airoospairoosp
              Participante

                Boa tarde Chiappa,

                Beleza?

                Depois que atualizei a versão do VirtualBox para 6.0.4, consegui fazer o compartilhamento de pastas entre o Windows 7 e o Oracle Linux na VM. Nas versões 5.2.4 e 5.2.6 não funcionou.
                Também consegui fazer usando o WinSCP.

                Abraço,

                Airton

                #115604
                Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
                Moderador

                  Ok que vc conseguiu contornar instalando uma nova versão, mas é Certo que devia ser algum pauzinho/falha na sua instalação : eu tenho TODAS as minhas VMs ainda com o Virtualbox 5.x e (tendo todas as condições/configs que citei presentes (principalmente o adapter host-only E o Adicional de convidados), nunca tive o menor problema em compartilhar pastas locais do host Windows….

                  []s

                  Chiappa

                Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                plugins premium WordPress