Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 6 anos, 9 meses atrás por Avatar de Henrique Daniel Ribeiro da SilvaHenrique Daniel Ribeiro da Silva.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108838
    Avatar de Henrique Daniel Ribeiro da SilvaHenrique Daniel Ribeiro da Silva
    Participante

      Pessoal,
      Bom dia.

      Sou novo membro do fórum, e na verdade não sou profissional da área de banco de dados, tenho o básico do básico de conhecimento, sou de Infraestrutura.
      Um cliente solicitou uma forma viável de mudarmos o servidor que hospeda o banco de dados Oracle dele para um servidor “menor”, afim de reaproveitar a máquina que hoje é utilizada pelo banco para outra finalidade. Ele pede isso pois o software que ele utiliza com o banco de dados já não é mais utilizado pela empresa, sendo este utilizado apenas para consulta, ou seja, ele não está preocupado com desempenho diminuir.
      Estamos verificando a viabilidade de virtualizar este servidor, porém como não sou profissional qualificado para migrar o banco de dados, imaginei que poderia ser feito o processo de virtualização do servidor através da ferramenta Disk2vhd da Microsoft, que permite virtualizar um HD no estado em que se encontra, e incluí-lo a uma VM.

      Gostaria de saber se poderei ter, e quais problemas que poderia vir a ter fazendo este processo… Tenho uma noção que há a questão de licenciamento por processador, e imagino que tenham questões relacionadas também a parâmetros do banco referente a recursos em hardware que ele deva utilizar, mas não tenho bom conhecimento para ter a garantia que o processo dará certo.

      Obs: fiz um teste com uma máquina física para homologar se o programa funciona para virtualizar uma máquina com banco de dados oracle, e realmente consegui, mas não quero iniciar um procedimento “em produção” sem ter ao menos as considerações de alguém com conhecimento a este nível.

      Se puderem me auxiliar, agradeço.

      Abraços.
      Henrique.

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.
    plugins premium WordPress