Drive Oracle 12c ODBC Crystal Reports

Home Fóruns Banco Oracle Drive Oracle 12c ODBC Crystal Reports

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108925
    Motta
    Participante

    Prezados , preciso de um drive
    Oracle 12c ODBC para Crystal Reports 2011

    O que estou usando gera um erro ORA-28040
    ora-28040 nenhum protocolo de autenticação correspondente

    Alguém teria alguma dica ?

    #108926

    Blz ? Então, eu não programo com Crystal mas tem alguns pontos que PRECISO te avisar sobre isso :

    a. cfrme http://www.dallasmarks.com/more-fun-with-64-bit-windows-and-odbc/ nos lembra, o Crystal Reports 11 normalmente vinha APENAS na versão 32-bits, então o driver Oracle (** E ** o softwre client Oracle !!! Como savemos, o ODBC é ** INCAPAZ ** de conectar no banco Oracle sozinho, ele TEM que ‘montar’ em cima do software Client Oracle) absolutamente TEM que ser de 32 bits também, MESMO QUE teu Windows seja de 64 bits…. Isso implica em VÁRIAS MEXIDAS que vc tem que fazer em config, por exemplo indicando pro Crystal que o driver que vc quer usar é 32 bits…. E eu já vi situações como http://www.forumtopics.com/busobj/viewtopic.php?p=939241 onde havia isso do SO ser de 64 bits mas o software de desenvolvimento 32 bits onde vc TEM que ter os dois drivers ODBC e os DOIS clients Oracle, de 64 e de 32 bits….

    Enfim, SE vc está nessa, PENSE COM CUIDADO num upgrade do Crystal pra uma versão que rode em 64 bits, EVITANDO a confusão toda, sim sim sim ???

    ====>>> E ISTO É CRÍTICO : vc pode optar pelo software client full (que já vem com o ODBC além de Assistentes de configuração, sqlplus pra testar, OCI, driver JDBCm etc, etc – online em http://www.oracle.com/technetwork/database/enterprise-edition/downloads/database12c-win64-download-2297732.html ) OU vc pode usar o INSTANT CLIENT (online em http://www.oracle.com/technetwork/database/features/instant-client/index-097480.html), que é um pacote de software que vc não instala, vc só descompacta os arqs compactados dele nalguma pasta da sua máquina, e ela já contém as libraries / DLLs que precisa… A desvantagem do INSTANT CLIENT é que ele não vêm com Assistentes de Configuração nem com instalador, vc trabalha com ele manualmente…

    b. eu ** TOTALMENTE DESCONHEÇO ** um driver ODBC Oracle 12c que seja *** ESPECÍFICO *** para Crystal, seja qual versão de Crystal for : que eu saiba vc tem que usar o driver ODBC for Oracle da própria Oracle mesmo…

    c. vc não diz se usa mas é COMUM quem desenvolve em Windows usar o Microsoft Visual Studio : se vc o usa, http://www.oracle.com/technetwork/topics/dotnet/utilsoft-086879.html é a página com os downloads a mais necessários

    c. http://www.oracle.com/technetwork/database/windows/index-098976.html é a home page para ODBC, com MONTES de Documentação, fóruns, guias e etc pra conectar / programar uma tool qquer usando conexões ODBC de modo geral

    Isso posto : uma vez que vc instalou o client Oracle da sua escolha que contemplou as libs ODBC todas (E todas no bitsize que o Crystal precisa!!) , antes de usar ele vc TEM que o configurar : no caso de client FULL vc roda o NETCA (o Assistente de rede) e no caso do Instant Client vc cria manualmente um arquivo TNSNAMES.ORA (ou se vc testar com sqlplus vc pode informar a string de conexão toda em linha de comando, tipo :
    sqlplus ususario/senha@”(DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=nomedoseuhost)(PORT=portadasuarede))(CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME=nomedoseuserviço)))”

    Depois do client Oracle configurado, ALÉM das mexidas no Windows cfrme o primeiro link, vc AINDA pode ter que alterar o Crystal : https://answers.sap.com/questions/237953/where-can-i-download-a-oracle-12c-odbc-drive-to-cr.html relata uma situação onde a versão específica do Crystal que estava em uso tentava acessar com API v8 portanto vc tinha que estabelecer um parâmetro adicional, https://archive.sap.com/discussions/thread/3327714 relata uma situação do Crystal dando incompatibilidade no WIndows 8, https://community.oracle.com/thread/3767874 indica a (comum) necessidade de se REGISTRAR as DLLs, http://www.crystalreportsbook.com/Forum/forum_posts.asp?TID=20043 lista um bug (do Crystal 11 ao que entendi) que exigia vc desabilitar CACHE, e https://apps.support.sap.com/sap/support/knowledge/public/en/2238875 é uma lista das issues mais comuns de acontecerem …

    []s

    Chiappa

    #108931
    Motta
    Participante

    Grato pela resposta.

    #108932

    ok, espero que os Conceitos e os links com tutos e artigos te sejam úteis…. Imagino que depois de tudo isso está Claro que é um pré-req para o acesso ODBC que vc tenha o software CLIENT ORACLE instalado e configurado (principalmente com o arquivo TNSNAMES.ORA correto) E que consiga conectar pelo client Oracle no banco – isso ok, as eventuais configs extras necessárias no Crystal são detalhes, o grosso do teu trabalho será este….
    A minha Recomendação então é que de cara, como dito, vc VERIFIQUE se vc precisa do client Oracle na versão 32 e 64 bits E QUE faça ambos conectarem no banco – até esse ponto eu (que sou especialista em RDBMS Oracle) posso te ajudar se vc precisar… DEPOIS disso ok é que vc vai atacar o necessário por parte de ODBC e de Crystal, certo ?

    []s

    Chiappa

    #108933
    Motta
    Participante

    Algum drive prescinde do Client !?

    Grato

    #108936

    Falando de ODBC , *** NENHUM ** : é conceito Básico que ODBC para conectar num database Oracle necessariamente TEM QUE MONTAR em cima de um client Oracle, seja qual for o driver ODBC em questão…
    Só se estivessemos falando de OUTRAS opções de middleware, como JDBC, ADO ou OLEDB : para essas SIM existem drivers que são capazes de enviar diretamente o pacote de rede no formato exigido direto pra porta em que o LISTENER Oracle está ouvindo…
    Pro caso de JDBC por exemplo googla por ORACLE JDBC THIN DRIVER TYPE 4 que vc encontra diversas refs, a título de informação…

    []s

    Chiappa

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detectado !

Verificamos que está usando alguma extensão para bloquear os anúncios. O GPO (Grupo de Profissionais Oracle) obtém a sua renda através dos anúncios, para assim manter toda a estrutura dedicada a universalização do conhecimento.

Se você gosta de nosso trabalho, pedimos por gentileza que desabilite o ads blocker. Trabalhamos somente com o Google Adsense e tentamos ao máximo exibir apenas o necessário.

Agradecemos de antemão ! :)

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock