- Este tópico contém 11 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 4 meses atrás por
Ishii.
-
AutorPosts
-
julho 27, 2010 às 9:16 pm #95255
Anônimo
ConvidadoE ae pessoal, preciso tirar uma dúvida, se eu alterar essa parâmetro dessa forma essa alteração vai ser salva no spfile certo, mas depois que o baixo for baixado esse parametro vai continuar com esse valor ou vai ficar o valor antigo que estava.
ALTER SYSTEM SET open_files = 1500 SCOPE = SPFILE;
julho 27, 2010 às 9:26 pm #95256Ishii
ParticipanteOlá,
Esse parâmetro somente seria mudado na CRIAÇÃO do Banco. Se for necessário alterar, será necessário recriar a Base Oracle novamente…
[]s Ishii
ps: ou seja, mesmo que mude no spfile, você somente conseguiria utilizar o valor de criação….
julho 28, 2010 às 1:57 am #95258Anônimo
ConvidadoDesculpe a minha falha mas o parametro no init que preciso altera é o DB_FILES
ALTER SYSTEM SET db_files = 400 SCOPE = SPFILE;
julho 28, 2010 às 2:20 am #95260Ishii
ParticipanteOlá,
Infelizmente para o db_files também deve ser definido na criação, pois mesmo depois não é mais possível alterar…
[]s Ishii
julho 28, 2010 às 4:03 am #95263Leonardo Faria Ferreira
ParticipanteOlá,
o parametro “DB_FILES” especifica o máximo de Datafiles que podem ser criados num banco de dados.
Ele pode ser modificado sem problemas, porém, é necessário um restart da base.Você não especifica a versão da base, mas mando-lhe um Link do Oracle 11G que fala sobre isso:
http://download.oracle.com/docs/cd/E118 … ADMIN11416
[]’s
julho 28, 2010 às 3:34 pm #95270Peterson
Participantecom relação a definição de parâmetros. Quando você dá um alter system e seta o parâmetro com scope = SPFILE, você está dizendo que a alteração é persistente e será escrita no arquivo de parâmetros, mas que ela só entrará em vigor quando a instância for reiniciada.
Se você omite a cláusula scope, o parâmetro é aplicado imediatamente, mas a alteração dele não é permanente, ou seja, não é escrita no spfile e não permanecerá após a instância ser reiniciada.
Quando você define o parâmetro com scope=both você diz que a alteração é escrita no spfile e é aplicada nesse momento à instância. Mas isso só é possível se o parâmetro for dinâmico. Há parâmetros que não é possível alterar com a instância em execução.julho 28, 2010 às 4:29 pm #95274Anônimo
ConvidadoBlz, e quais são o parâmetros dinâmicos que podem ser alterados e quais não parâmetros que não são dinâmicos e não podem ser alterados. A propósito tenho bancos 10g e 11g.
julho 28, 2010 às 11:56 pm #95286Anônimo
ConvidadoQuais dos parâmetros abaixo são dinâmicos?
*.audit_file_dest=
*.background_dump_dest=
*.compatible=
*.control_files=
*.core_dump_dest=
*.cursor_space_for_time=
*.db_block_size=
*.db_domain=
*.db_file_multiblock_read_count=
*.dispatchers=
*.fast_start_mttr_target=
*.job_queue_processes=
*.log_buffer=
*.max_dispatchers=
*.max_shared_servers=
*.open_cursors=
*.OPTIMIZER_DYNAMIC_SAMPLING=
*.OPTIMIZER_MODE=
*.pga_aggregate_target=
*.processes=
*.recyclebin=
*.remote_login_passwordfile=
*.resource_manager_plan=
*.service_names=
*.sessions=
*.sga_max_size=
*.sga_target=
*.shared_servers=
*.SQLTUNE_CATEGORY=
*.undo_management=
*.undo_tablespace=
*.user_dump_dest=agosto 7, 2010 às 8:44 am #95429juliano_sf
ParticipanteOlha,
Que eu saiba o DB_FILES não é um parâmetro de sistema, e sim do arquivo de controle. Assim, uma maneira de alterá-lo seria recriar o arquivo de controle. Não sei no 11g, pq eles mudaram as localizações dos arquivos de trace, mas eu costumava fazer assim para recriar o contro file:
1) BACKUP FISICO <– vc vai mexer no control file!!!!
2) alter database backup controlfile to trace;
3) SHUTDOWN IMMEDIATE
4)startup nomount
5) edita o trace, muda o db_files e executa para ele re-criar o controlfile
6) ALTER DATABASE OPEN RESETLOGS;Bom, o caminho é esse.
Abraços,
Juliano
agosto 10, 2010 às 2:56 pm #95461jspaulonci
ParticipanteIshii , o ora-leo tem razão, esse parametro pode ser facilmente alterado por um simples alter system scope=spfile.
agosto 10, 2010 às 3:11 pm #95462jspaulonci
ParticipanteJuliano, em relação aos alerts no 11G procure pelo assunto ADRCI.
agosto 10, 2010 às 3:23 pm #95463Ishii
Participante#epicfail
Ainda sou do tempo que esses parâmetros eram definidos e nunca mais alterados. Acho que fazia isso para forçar uma decisão….
[]s Ishii
😳 -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Compartilhe ! Além de ajudar, é legal ! :)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)