Pular para o conteúdo
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • #91776
    Avatar de FrangoFrango
    Participante

      Bom dia amigos,

      Estou estudando Oracle (DBA) um tempinho, quero tentar tirar certificação OCA para concorrer a uma vaga de trainee, ou Dba junior, pois não tenho nenhuma experiência com Oracle.
      Minha dúvida é a seguinte: OCA 10g ou OCA 11g?

      Uns falam que é melhor para quem está começando o 11g, ae eu penso que a maioria das bases são 10g.
      Gostaria da Opinião de vocês, por serem mais experientes, e por já estarem inseridos no mercado.

      Abraços!
      Feliz Ano novo para todos!

      #91778
      Avatar de jspauloncijspaulonci
      Participante

        Oi Frango, sei muito bem o que é isso, em 2004 eu vivi bem isso.

        Bom, sinceramente, o curso que eu fiz em Araraquara , através de um parceiro Oracle foi melhor que os cursos da En sof que eu fiz posteriormente, o IBTA eu não conheço mas dizem que é bom, parece que lá a área de banco é muito boa.
        Eu consegui entrar como Jr sem ter certificação, mas c você puder tirar é bom, lembre-se, certificação não garante cargo, o que manda mesmo é a experiência, mas não se desespere, tem espaço para todos no mercado, para os que estão começando e para os experientes.
        Eu fiz um cursinho de 9i e estudava muito, depois fiz os cursos da En Sof (10g em 2006) para tirar a certificação OCP , hoje pretendo fazer o new features 11g, e upgrade para OCP.
        Quanto a qual curso fazer, vc mencionou que existe muitas bases 10g, eu digo mais, a maioria dos DBAs que conheço, e principalmente das grandes empresas (empresas que tem bases de 4 Tb pra mais) ainda não sairão nem da versão 9, entaum isso é relativo, mas, eu se estivesse começando , faria sem pensar curso para o 11g.

        Espero ter ajudado em alguma coisa.
        Abraços

        #91782
        Avatar de FrangoFrango
        Participante

          Oi jspaulonci, obrigado pela resposta cara.
          Estou ainda nesse dilema, mas a sua resposta já me ajudou muito.
          Fico com medo de foca no 11g, pois as versões mais atualizadas dos softwares tendem a automatizar as coisas.
          MAs como pretendo tirar minha certificação em 2010, talvez o 11g seja mais o caso..

          Mais alguma sugestão ?

          abraços

          #91783
          Avatar de FrangoFrango
          Participante

            Oi jspaulonci, esqueci de perguntar, Porque você disse que se estivesse começando faria o curso de 11g sem pensar ??

            Abraço..

            #91784
            Avatar de PetersonPeterson
            Participante

              Frango,
              Há muitas automatizações no 11G que são muito úteis, mas o estudo de versões anteriores te dá a oportunidade de conhecer como o Oracle trabalha. Acho isso muito importante. Trabalhar usando as automações disponíveis e conhecer como elas são feitas e como trabalhar sem elas é o ideal.
              Eu estudaria o 11G, mas não deixando de estudar mais profundamente como e porque o sistema trabalha com estas automações.

              abraço!

              #91793
              Avatar de FrangoFrango
              Participante

                Oi Peterson, Obrigado pela resposta.
                Concordo, o meu medo maior é não aprender como o Oracle trabalha.
                Ainda acho que devo fazer a certificação Oracle 10g..rs

                Mais alguém sugeri algo ??

                #91794
                Avatar de fsitjafsitja
                Participante

                  Estudando pela documentação nada é deixado de lado, pois os textos são muito abrangentes. Eu não tenho certificação para DBA, mas estou mirando nela como um próximo objetivo pessoal, e com certeza o 11g é mais negócio. Pense o seguinte: quem tem 10g hoje ainda vai usar o 11g, ou uma versão mais nova no futuro, que ainda não existe hoje mas contenha todos esses recursos que hoje são novidades. Logo o seu certificado terá uma vida útil maior e mostra dinamismo e vontade de aprender coisas novas.

                  #91799
                  Avatar de FrangoFrango
                  Participante

                    Bom dia,
                    fsitja obrigado pela resposta cara.
                    Pensando como vc disse no futuro.. acho que você está certo.
                    Pois devo tentar entrar no mercado só em 2011 sendo assim a 11g pode ser mais o caso mesmo.

                    Abraço!!

                  Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                  plugins premium WordPress