Pular para o conteúdo
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #90619
    Anônimo

      Boa tarde pessoal,

      Tenho uma pequena dúvida um pouco que burocrática. Na empresa que trabalho tem o sistema de gestão que é tercerizado de uma software house, a base de dados é Oracle. Aconteçe que esta empresa alega que eles não são responsáveis pelo banco de dados, a resposabilidade do funcionamento, administração e manutenção do banco é tudo minha.

      A minha dúvida é, é um direito meu (da empresa que trabalho) solicitar à software house toda a documentação do banco? como nome das tabelas, procedures, functions, relacionamentos, etc. Eles tem por obrigação me passar estas informações? Já que eles alegam que se eu sou o responsável então eu não deveria ter essa documentação em mãos?

      []’s
      Erik

      #90627
      Avatar de hudsonahudsona
      Participante

        Olá

        A Sua Resposta vai depender muito de como, foi a negociação.
        Se no contrato ficou estipulado que vocês teriam que ter acesso ao modelo de dados e toda sua documentação, obviamente você tem direito a essas informações, caso contrário a empresa não é obrigada a passar informação sobre o modelo de dados. São serviços diferentes a modelagem dos dados e o produto em sí, são negociações diferentes, e geralmente algumas empresas negociam o acesso ao modelo separadamente do produto.
        Tem que ter uma conversa entre a empresa fornecedora do produto e a sua empresa no caso o cliente.

        Att

        #90628
        Avatar de Ricardo Portilho ProniRicardo Portilho Proni
        Participante

          Oi.

          Na minha experiência, a maioria das softwares houses não têm essa documentação atualizada.
          Sabe como é desenvolvimento, em geral.
          Já que você é o responsável pelo banco de dados, deve ter acesso de DBA, então você já tem as informações que quer (nomes de tabelas, relacionamentos, funções, etc.) na sua mão. Com uma ferramenta como DBDesigner, pode facer facilmente a sua própria documentação.

          Abraço !

          #90630
          Avatar de hudsonahudsona
          Participante

            Engenharia Reversa !!!!!!!!!!

            #90643
            Avatar de vierivieri
            Participante

              dba_tables
              dba_constraints
              dba_tab_columns
              dba_views
              dba_references
              dba_source

              E por ai vai…..

              #90695
              Avatar de sosasosa
              Participante

                Acho que a pergunta não foi essa… Quando a empresa informou que você é responsável pela administração do banco, ela quis dizer que você é responsável pelo bom funcionamento da instância de banco, da garantia operacional da mesma, que os backups serão realizados corretamente, que se estourar uma tablespace, VOCÊ, será o responsável por aumentá-la, enfim, que será responsável pela ADMINISTRAÇÃO do banco e não pelos upgrades dos objetos do banco de dados, ou seja, um novo modelo de uma nova versão do produto que demande alterações em banco deverá ser devidamente empacotada e enviada à você juntamente com o procedimento correto para a instalação do mesmo. Isto é muito comum em diversos produtos, por exemplo, existem sistemas de ERP, CRM, etc. que trabalham desta forma.

              Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
              plugins premium WordPress