› Fóruns › Banco de dados Oracle › ERRO: ORA 12541
- Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 19 anos, 10 meses atrás por
Marcio68Almeida.
-
AutorPosts
-
2 de julho de 2006 às 9:02 am #75933
Anônimo
AMIGOS, ESTOU COM O ERRO ABAIXO E NÃO CONSIGO SOLUCIONAR, ALGUEM DO FORUM PODE ME AJUDAR…
CERTO DA ATENÇÃO AGRADEÇO DESDE JÁ.
.
SDS
MARCO ANTONIO ( KAIPIRA )
.
ERRO: 12541 : TNS: NÃO HÁ OUVINTE
.3 de julho de 2006 às 3:10 pm #75934Marcio68Almeida
Participanteisso quer dizer que o teu LISTENER.ora não está ligado ou não está configurado corretamente. Ou o teu TNSNAMES.ora não está OK.
3 de julho de 2006 às 9:17 pm #75946Anônimo
[quote=”Marcio68Almeida”:3rj91ovz]isso quer dizer que o teu LISTENER.ora não está ligado ou não está configurado corretamente. Ou o teu TNSNAMES.ora não está OK.[/quote]
.
Pois é Márcio, mas não consigo configurar este listener, já reinstalei o oracle 3 vezes e não configura, voce poderia me enviar um paaso-a-passo de como configurar estes arquivos.
.
Aguardo sua ajuda…
.
Marco Antonio3 de julho de 2006 às 9:18 pm #75947Anônimo
Pois é Márcio, mas não consigo configurar este listener, já reinstalei o oracle 3 vezes e não configura, voce poderia me enviar um paaso-a-passo de como configurar estes arquivos.
.
Aguardo sua ajuda…
.
Marco Antonio4 de julho de 2006 às 4:31 pm #75948Marcio68Almeida
ParticipanteOlá,
O listener é o programa que “ouve” as requisições e direciona ao banco de dados.
Quando você instalou o Oracle a instalação terminou com sucesso ? Você criou um banco de dados default ? Você está instalando em qual plataforma ?
Para que o listener funcione corretamente basta configurar as variáveis ORACLE_HOME, ORACLE_BASE e PATH. O comando lsnrctl tem as opções para iniciar e parar além de verificar o status do listener.
Os arquivos de configuração do listener se encontram no diretório ORACLE_HOME/network/admin que são sqlnet.ora, listener.ora e tnsnames.ora
O arquivo listener tem que ser mais ou menos assim :
# LISTENER.ORA Network Configuration File: /oracle/ora9i/network/admin/listener.oraGenerated by Oracle configuration tools.
LISTENER =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = )(PORT = 1521))
(ADDRESS_LIST=(ADDRESS=(PROTOCOL=IPC)(KEY=EXTPROC)))
)SID_LIST_LISTENER =
(SID_LIST =
(SID_DESC =
(GLOBAL_DBNAME = )
(ORACLE_HOME = )
(SID_NAME = )
)
)
O arquivo tnsnames.ora deve ser mais ou menos assim :
# TNSNAMES.ORA Network Configuration File: /oracle/ora9i/network/admin/tnsnames.oraGenerated by Oracle configuration tools.
. =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = )(PORT = 1521))
)
(CONNECT_DATA =
(SERVICE_NAME = )
)
)
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
› Fóruns › Banco de dados Oracle › ERRO: ORA 12541