Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 11 meses atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #142534
    Avatar de CLAUDENIL DIAS PRADOCLAUDENIL DIAS PRADO
    Participante

      Ola!

      Pessoal Meu Oracle 12c esta em um servidor Windows Server 2008 R2, o servidor estava com 16 GB de memoria desses 16 foi deixado 8 para Banco, depois de muita luta consegui que meu financeiro investisse em mais 16 para o servidor totalizando 32 GB, duvida quero agora expandir tbm para o Banco, ou seja de 8 aumentar para 16, duvida como devo proceder?

      Obrigadoooo

      #142535
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Blz ? Então, a primeira coisa que vc TEM que saber é que no RDBMS Oracle 12c vc TANTO pode ter o gerenciamento de memória automático, onde vc só dá pro RDBMS o quanto de memória que vc quer que ele use e ele se vira, QUANTO vc pode usar a opção antiga, de controle manual, onde vc indica quanto que CADA COMPONENTE DO BANCO vai ser permitido usar…. Fosse um ambiente de produção profissionalmente gerenciado e altamente crítico, onde cada fiapo de performance conta, eu SEM DÚVIDA RECOMENDARIA vc usar o controle manual (em especial no Windows, onde nós sabemos que muitas vezes o SO tem uns lags e umas issues conhecidas pra fazer movimentação e alocação de memória, EM ESPECIAL quando falamos de dezenas e dezenas de GBs), mas eu ENTENDO que não é o caso, certo ??
        Sendo assim, vamos de gerenciamento de memória automático, que tem a vantagem de ser mais simples : o mínimo pra isso é vc setar o parâmetro MEMORY_MAX_TARGET pro tamanho que vc quiser (em megabytes), e é isso, cabou… Okdoc ?? Pra fazer isso, se vc estiver usando um arquivo de parâmetros binário/controlado pelo database (o chamado SPFILE), que é o default, basta vc conectar como DBA e fazer um :

        ALTER SYSTEM SET MEMORY_MAX_TARGET = 16384M SCOPE = SPFILE;

        restarta o banco e boa… Caso vc uso um arquivo de parâmetros em modo texto (o chamado PFILE) , aí vc edita o arquivo num editor de texto qquer (notepad, que seja), restarta o banco e boa….

        Okdoc ???

        Abraços,

        Chiappa

        OBS : é claro, isso é o MÍNIMO – logicamente, além de indicar pro RDBMS Oracle o máximo de memória que ele vai poder usar, vc TAMBÉM tem a chance de dar DICAS pra ele, tipo : ah, dentro desse máximo por favor tente reservar preferencialmente X megabytes para os caches de dados (SGA), Y megabytes para as variáveis/arrays/área de trabalho dos meus programas (PGA), etc…. Não é Obrigatório de se fazer (repito, é uma OPÇÃO) mas veja lá se interessa : se sim, dá um look no manual apropriado se isso for relevante pro seu ambiente, o manual tá online em https://docs.oracle.com/database/121/ADMQS/GUID-E6784230-0A0C-443D-8537-36FFA08A7E75.htm#ADMQS12039 ….

      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress