Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 7 meses atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108997
    Avatar de Samuel KennedySamuel Kennedy
    Participante

      Bom dia!

      Gostaria de algumas dicas de vocês. Sou profissional da area de TI a mais de 8 anos, trabalhei durante toda minha vida na area de Suporte, Infraestrutura, passei 7 anos em uma empresa onde fazia de tudo um pouco, durante essa experiencia fiz um curso de Oracle 11G para ajudar na empresa com a administração de nosso pequeno banco e dados, nele realizava tarefas de Backup, Tunning, criação de scripts etc, porém continuava na area de Suporte.

      Hoje tenho 29 anos, moro no Canada em processo de pedido da Residencia permanente e gostaria de uma ajuda de vocês aqui do Forum. Estou quase chegando aos 30 anos e ainda continuo na area de suporte, infelizmente não tive a oportunidade de trabalhar somente como DBA, tenho um conhecimento Basico em Oracle 11G e tenho sempre me atualizado, sou técnico de informatica em uma pequena empresa. Já pensei em mudar de area para programação ou entao investir de vez na area de Banco de dados Oracle e tirar minha certificação porém tenho medo de investir e mais no furuto essa area deixar de existir (ou algo do tipo).

      Me considero um pouco perdido pois passei 1 ano sem trabalhar (devido meu projeto de imigração), durante esse ano fiz um curso de suporte para que fosse aceito ao processo de imigração.

      Outra questão é que sempre trabalhei com windows, queria muito investir em Linux e me tornar um DBA nessa arquitetura, tenho muitas oportunidades aqui pois o mercado está super aquecido, cursos bem baratos e já falo ingles e frances (pois moro em Montreal).

      Então gostaria muito da ajuda de voces, devo seguir estudando e de uma vez por todas tirar minha certificação, mudar de area.

      Talvez não tenha sido muito claro, é que nos ultimos dias isso está me tirando do sério pois sinto que estou perdendo tempo…

      Obs. Desculpem pela falta de acento no texto, o teclado aqui em Frances e ainda estou me habituando.

      #108998
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Blz ? Então, antes de mais nada em minha opinião é de Capital importância vc se auto-analisar e confirmar que vc Gosta da área de Administração de databases : de nada adianta vc investir em atualização e iniciar uma carreira na área só para logo mais descobrir que não é bem isso que vc gosta de fazer…. Isso tem a ver inclusive com questões de temperamento e personalidade – por exemplo, em tese um Programador a cada mês está resolvendo um problema diferente, já um DBA nem sempre recebe tarefas tão largamente diferentes entre si… Não que seja ROTINEIRO, que seja algo maçante (longe disso) mas muito das tarefas comuns envolvem sim um certo potencial para repetição… Igualmente, as expectativas de retorno são diferentes : um programador depois de alguns meses normalmente tem umas telas de um Aplicativo a mostrar, pra dizer “esse é o resultado do meu trabalho”, enquanto um DBA não tem a mesma satisfação direta…. Afinal, enquanto o Programador estava efetivamente criando alguma coisa ‘visível’ para os usuários, o DBA estava LÁ NO BACKGROUND garantindo as Condições, a Segurança e a Integridade dos dados da Empresa que serão manipulados pela tal Aplicação… Se vc quiser se aprofundar um pouco mais nas tarefas típicas de um DBA, dá um look em https://www.profissionaisti.com.br/2011/04/tarefas-de-um-dba-o-que-faz-um-dba/

        *** SE *** vc chegar à conclusão que ser DBA é a sua praia , prossigo : não, pode Desconsiderar em Absoluto a idéia de que no curto prazo a área vai ‘sumir’, que os bancos vão passar a se auto-gerenciar sozinhos ou que as Empresas podem abrir mão da tecnologia de SGBDs… Entre outros levantamentos vc pode ler em http://www.dba-oracle.com/t_top_ten_jobs_dba.htm que justamente DBA é uma das 10 posições com crescimento Positivo mesmo na economia atual (vide http://www.toptenreviews.com/software/education/best-computer-careers/database-administrator-review/), E se quiser comprovar na prática, vai nos grandes sites e portais de vagas / trabalho em TI e pesquisa – com certeza não é mais a demanda absurda da época da bolha dos anos 2000 mas é uma necessidade sempre presente…
        Para mais pontos de vista (inclusive com dados Históricos), leia https://www.pythian.com/blog/dba-career-dead/ , https://www.linkedin.com/pulse/death-dba-from-oracle-perspective-martin-cassidy ….

        Repito então : ninguém tem uma bola de cristal pra Advinhar, mas julgando pela História que nos trouxe até aqui , pelas características da tarefa, pelas Responsabilidades grandes (e cada vez mais crescentes) atribuídas a um DBA, EM MINHA OPINIÃO não é em breve que veremos o fim da colocação dos DBAs… Logicamente, algumas das tarefas mais repetitivas dele podem ser (e aos poucos estão sendo) automatizadas, mas Muito ainda não o é e nem pode ser automatizada …
        Um exemplo típico é a Segurança, por mais que a Empresa tenha n softwares de Auditoria e Controle de dados, NENHUM sozinho te garante nada, NENHUM enforça uma política de segurança adequada sozinho, não tem jeito…

        []s

        Chiappa

      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress