Pular para o conteúdo
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #75229
    Anônimo

      BOA TARDE AMIGOS

      GOSTARIA DE SABER COMO FA?O PRA EM PL/SQL (ATRVES DO SQLPLUS) COLOCAR SUAS INSTRU?OES JUNTAS…

      TIPO

      INSERT INTO TABLE VALUES (A)
      INSERT INTO TABLE1 VALUES (B)

      EU COLOQUEI ; AO FINAL DAS DUAS INSTRU?OES MAS D? ERRO DE SINTAXE… EU PRECISO FAZER ESSE INSERT JUNTO, NAO POSSO SEPAR?LOS EM DUAS QUERIES INDEPENDENTES….

      ABRA?OS

      #75230
      Avatar de ebertfmebertfm
      Participante

        Porque precisa de fazer os dois juntos?

        O que vc quer dizer com isso ?

        Se vc fizer os dois comandos no sqlplus(separadamente), ? uma transa??o que vai ser efetivada no banco de forma simult?nea quando vc fizer alguma tarefa que fa?a um commit, ou executar o comando commit:

        Exemplo:

        insert into tabela a;
        insert into tabela b;
        — at? aqui o insert s? vale para a sess?o que o fez. Mais ningu?m no banco v? este insert at? vc efetivar (“comitar”) a transa??o:
        commit; — Efetiva a transa??o e agora todo mundo v? as linhas que vc inseriu.

        Vc pode considerar que os dois foram inseridos para o resto do banco simultaneamente.

        Mas respondendo o que vc perguntou:

        Fazer os dois inserts no sqlplus com pl/sql como um ?nico comando:
        N?o tem como. A sintaxe n?o deixa. Vc tem que fazer os dois separados mesmo:

        SQL> begin
        insert into tabela a values (1);
        insert into tabela b values (2);
        commit;
        end;

        Talvez eu n?o tenha entendido bem sua pergunta. Se for o caso tente reformul?-la por favor.
        Existem outras sintaxes o insert inclusive utilizando a cl?usula SELECT. Talvez possa te ajdar tamb?m. No Oracle 9i, tem comandos como o MERGE que fazer a fun??o de juntar dados de mais de uma fonte em um destino. Mas teria que saber exatamente o que vc precisa para dar exemplos.

        Tente ler sobre o conceito de transa??o no Oracle como funciona. Talvez isso tire algumas d?vidas. Se precisar tenho um material sobre isso.

        Espero ter ajudado.

        Abra?os

        #75232
        Anônimo

          SIM, AJUDOU….

          O MEU PROBLEMA ERA SINTAXE, E VC RESPONDEU QUANDO DISSE

          begin
          insert into tabela a values (1);
          insert into tabela b values (2);
          commit;
          end;

          OBRIGADA!

          #75233
          Avatar de ebertfmebertfm
          Participante

            Estamos a? pr? isso!
            Abra?os.

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress