Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #142080
    Avatar de airoospairoosp
    Participante

      Boa tarde pessoal,

      Criei uma VM no notebook para instalar o ASM, na VM o SO é Windows Server 2012 e o GRID 12c.
      Depois de passar pelo processo de verificação, a instalação iniciou, estava executando e apareceu um erro:

      ” falied to add NT Authority\System user or group to ora_asmdba ”

      O setup.exe para instalação do GRID executei como Administrador, que foi o login feito nessa máquina Windows.

      Alguém já vi este tipo de erro?

      Obrigado,

      Airton

      #142081
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Eu não vi ainda : antes de comentar a respeito, ALÉM de o usuário Windows com o qual vc logou ser um Administrador, vc EXECUTOU o setup.exe com a opção de Run as Administrador/Executar como Administrador ?? Esse usuário é um usuário LOCAL (usuário DE REDE não serve!!) ? SEGUIU os ditames referentes à Windows no manual de Instalação do GRID ??
        SE SIM, provavelmente vc está caindo nalgum BUG nessa versão especifica (de Windows ou de GRID), OU talvez tenha alguma misconfig de rede aí, em especial se essa máquina é um DOMAIN SERVER… Eu pessoalmente prefiro SEMPRE usar a opção do instalador Oracle que cria um NOVO USUÁRIO LOCAL, simples, no servidor Windows onde vc está instalando o software Oracle – se vc não achar outra fonte de erro, tenta isso como Work-around….

        Eu, particularmente, nas minhas instalações de softwares Oracle (RDBMS ou GRID), sempre prefiro mesmo usar essa opção de criar um usuário Windows especificamente pra ser o owner do software…

        []s

        Chiappa

        #142101
        Avatar de airoospairoosp
        Participante

          Boa tarde Chiappa,

          Então, a instalação que estava fazendo foi com o usuário administrador da máquina local, e também criei um usuário com perfil de administrador só para fazer a instalação, executando com “run as administrator” mas o erro continuou.
          No MOS tem os arquivos para download da versão 12.1.0.2 sendo 8 arquivos com data de 2014 e 10 arquivos com data de 2015.
          Fiz o download destes 2 períodos e o erro foi o mesmo.
          Vou fazer um teste com a versão 11.2.0.4 que contém 7 arquivos lá no MOS e ver o que acontece.
          Depois posto aqui o resultado.

          Obrigado.

          Airton

          #142144
          Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Blz ? Então, PRIMEIRO não é no MOS/My Oracle Support que vc baixar a versão mais recentes dos softwares-base Oracle : lá vc baixa os PATCHES, sim sim ?? A versão mais recente do GRID INFRASTRUCTURE 12c é a 12.2.0.1 , online em https://www.oracle.com/technetwork/database/enterprise-edition/downloads/oracle12c-windows-3633015.html , se vc baixou 12.1.0.2 vc está usando uma versão DEFASADA, tenta com a versão mais atual, PREFERENCIALMENTE instalando em cima dessas binários mais atuais o PATCH mais recente pra essa versão base do GI 12.2.0.1…
            SEGUNDO, quando vc diz “criei um usuário com perfil de administrador só para fazer a instalação, executando com “run as administrator”, não ficou CLARO pra mim se vc Não Entendeu o ponto principal : eu *** NÃO *** estou falando do usuário com o qual vc loga e roda o setup.exe , na verdade estou falando do ponto mais á frente no instalador, onde ele pergunta qual vai ser o “WINDOWS ACCOUNT ORACLE HOME USER” , ie, a CONTA DE USUÁRIO do Windows no qual o software Oracle vai rodar : esse usuário pode ser um “Windows Built-in Account (LocalService)” OU um “Windows User Account” ….
            BUILT-IN são os usuários internos já existentes no Sistema, como o Administrador por exemplo, enquanto Windows User Account podem ser um usuário LOCAL criado especificamente nessa máquina Windows, OU um Windows Domain User, Ou um Windows Managed Services Account (MSA), OU um Group Managed Services Account (gMSA)…. Veja o slide “Oracle Database Server Install” em http://www.oracle.com/technetwork/topics/dotnet/tech-info/oow2016-whatsnew-db-windows-3628748.pdf, apesar dele estar falando de instalação do RDBMS o Conceito afaik é similar quando vc instalar GRID, vc escolhe qual tipo de Windows Account vai internamente rodar o software Oracle…. E SIM, isso é um “Novidade” no 12c, em versões anteriores o instalador criava os softwares e serviços internos Oracle no mesmo accont que roda o instalador : SE seu teste com 11g for bem-sucedido (Imagino que seja) tá COMPROVADÍSSIMO que é ESSE o seu “problema”…

            => A minha Recomendação foi que na hora que o Instalador pergunta, vc NÂO ESCOLHA usar um Built-In, e informe (OU deixe o instalador criar) um usuário LOCAL DESSA MÁQUINA, absolutamente Não Informe NEM um usuário de rede NEM nada assim… A RAZÃO pela qual eu digo isso é que esse “NT Authority\System” que apareceu na sua msg de erro normalmente indica que vc está se referindo OU a um built-in OU a um usuário de rede/domain administrator, e ambos PODEM exigir permissões de rede EXTRAS… Isso é uma questão DE WINDOWS e de Administração de Rede Windows, não é de Oracle per se…

            Claro, nem de longe nós aqui de LONGe e de FORA do seu ambiente podemos GARANTIR seja o que for, MAS isso que eu disse acima são coisas Comuns, com Boa Probabilidade de estarem acontecendo aí no seu ambiente…

            []s

            Chiappa

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress