Pular para o conteúdo
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #105697
    Avatar de jgomezjgomez
    Participante

      Pessoal, boa noite!

      É o seguinte um cliente que eu presto consultoria, precisa migrar o Oracle XE para o Oracle 11g (sugestão da empresa do Software), só que eles enfiaram a faca e torceram o cabo.

      Então o Gerente da empresa me pediu auxilio para comprar o Oracle por fora, entrei no site da Oracle e fiquei confuso com os dados da imagem abaixo, vocês poderiam me ajudar ?.

      Pelo que eu entendi a Licença Standard para 1 Processador com um ano de suporte custa o valor da imagem correto ?.

      O lance perpetual (sem vencimento) seria para a licença ou para o suporte ?, é isso que me deixou confuso. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

      Abraços!

      #105699
      Avatar de rmanrman
      Participante

        @jgomez

        Realmente está confuso, mas a opção perpetual com certeza é a licença, não existe suporte perpetual, o suporte deve ser renovado todo ano.

        Antes de pensar em comprar a licença, você deve saber exatamente em qual máquina você irá rodar. Isso porque dependendo da máquina você vai precisar de mais ou menos licenças.

        O calculo da licença para Oracle Standard é assim:

        número de socket * fator = número de licença.

        O fator depende da arquitetura da máquina.

        #105700
        Avatar de jgomezjgomez
        Participante

          rman, obrigado pela resposta.

          Eu não manjo quase nada de Oracle, só faço o básico mesmo, pretendo fazer uma certificação.

          Então sobre o licenciamento, eu solicitei algumas cotações, porem cada revenda fala uma coisa 😯 😯 , por isso vim parar aqui.

          A máquina que será o BD é uma VM Windows 2008 R2 64 Bits, 4Gb de Ram, o Host dela só tem um processador físico (o hardware tem dois sockets, porém ele está apenas com um processador).

          Neste caso considero apenas um socket correto ?, já o esquema de 1 a 5 anos e perpetua, como funciona ?, se eu comprar a licença por um ano ela vai expirar após este prazo ?. (para de funcionar)

          Ou após o prazo eu apenas não terei direito a atualizações ?.

          Abraços!

          #105701
          Avatar de rmanrman
          Participante

            @jgomez

            O licenciamento para ambiente virtualizado é diferente, é melhor citar isso ao fazer a cotação. O que vai ser utilizado? Vmware? O Vmware não é suportado pela Oracle, ou seja, caso você abra um chamado na Oracle, talvez eles vão te empurar para o suporte da Vmware.

            Apenas os ambientes virtuais da própria Oracle que são suportados, que é o VM Virtualbox Server e o Solaris zones.

            Está na cara que isso é jogada comercial.

            Licenciamento sobre virtualização realmente cada um fala uma coisa, já ouvi falar que o que vale é o fisico, e já ouvi falar que só precisa licenciar o que for usado.

            Sobre para de funcionar, isso não vai acontecer, a Oracle não bloqueia nada, não existe nem key. Aqui foi comprado o perpetual, realmente não sei como funciona os de 1 a 5 anos.

            Sobre o suporte, realmente se parar não renovar, vai perder acesso ao site do suporte, e não terá mais atualizações.

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress