Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 2 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 11 meses atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #142069
    Avatar de airoospairoosp
    Participante

      Boa tarde pessoal,

      Meu gerente pediu para fazer um estudo para migrar o ambiente Oracle 11g R2 – STD com 300GB (em Windows) para um banco que não seja necessário pagar licença.
      Pensei no MySQL ou PostgreSQL, mas vi que é necessário pagar licença do MySQL caso este não seja o Community Edition?

      Alguém já fez este tipo de migração, se sim, poderia dizer como foi o processo?

      Obrigado.

      Airton

      #142078
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Blz ? Eu mesmo não o fiz mas já conheci colegas que fizeram, vou repassar o que sei, vamos ver se te ajuda…Por partes aí :

        1. migração : não se esqueça que, ** ALÉM ** de converter os dados, vc VAI TER SIM que :

          a) fazer DIVERSAS adaptações nos dados E mesmo no modelo, pois (ululantemente Óbvio) diferentes SGBDs possuem DIFERENTES datatypes, com DIFERENTES limites máximos…

          b) fazer DIVERSAS alterações nas procedures/Triggers/packages em PL/SQL que tua Aplicação usa hoje : óbvio#2, MySQL usa uma ** OUTRA ** linguagem interna de programação que não é PL/SQL… Igualmente, as FUNÇÕES e PROCEDURES INTERNAS do database são radicalmente Diferentes em MySQL e em Oracle, isso é OUTRA fonte de alterações necessárias

          c) fazer (potencialmente) MUITAS alterações na Aplicação e/ou em atividades de Administração/DBA por causa de FUNCIONAMENTO DIFERENTE do SGBD : coisas como FLASHBACK DATABASE, funções Analiticas avançadas, triggers de vários tipos (e com opção de BEFORE ou AFTER) e várias outras Simplesmente Não Existem no MySQL…

          ==> aí vem a pergunta : vc VAI ter que fazer tudo isso manualmente ?? A resposta é NÃO, até existem no mercado algumas ferramentas que ajudam (principalmente na conversão dos DADOS entre Oracle x MySQL), mas até onde sei as ADAPTAÇÕES (do aplicativo, do modelo, etc) na maioria vão ter que ser manuais, afaik…

        2. licença do MySQL : dessa parte não manjo muito (porque além de não usar, os meus colegas e conhecidos que usam são DBAs e programadores, normalmente não lidam com questões comerciais) mas até onde sei, a versão básica do MySQL é open-souce, e como TODO software open-source Não Demanda Licença de uso : as Empresas que fornecem software open source lucram com a venda de Suporte e serviços, não de Licença…. No caso do MySQL atpe onde sei a Oracle mantém a versão open source MAS também usou o software num produto comercial para Cluster, esse sim é Licenciado : tanto é assim que na lista de preços Oficial em https://www.oracle.com/assets/mysql-pricelist-183985.pdf só há valor de Licença para o CLUSTER de Mysql, para as outras versões AFAIK os valores são para Suporte apenas…. Confirma BEM em https://www.mysql.com/ mas até onde sei é isso… E INCLUSIVE, até onde sei também, não há grandes diferenças TÉCNICAS entre o software que vc baixa nesse site com o rótulo de “Community” versus o “Enterprise”, a diff maior é que um pode ser elegível para Suporte Técnico e outro não….

        3. MySQL ou PostgreSQL : sim, além do mariaDB (que vou comentar no item abaixo) realemnte são esses dois os databases Relacionais gratuitos/open-source mais conhecidos, sim… Alguns colegas que usam bastante o PostgreSQL recomendam ele muito mais do que os outros em casos de substituição do Oracle, pois (de acordo com eles) a linguagem Transacional é mais parecida com o PL/SQL, os datatypes possuem limites mais próximos dos do Oracle, os recusros de banco (como tipos de trigger, funções/procedures nativas, etc) são mais parecidos com O Oracle… NÃO DEIXE de avaliar ele, sim….

        4. mariaDB : vc não citou (provavelmente porque não sabia, acredito) mas há um fork muito popular do MySQL chamado mariaDB : esse projeto foi criado quando a Oracle adquiriu a empresa que produzia o MySQL e é uma “recompilação com algumas adaptações” do código fonte open source do MySQL, criado com o objetivo de ser uma alternativa completamente open source e gratuita, com a garantia de não ser usado nunca como parte de produto comerciais por parte do fornecedor… SE vc tiver dúvidas quanto às questões comerciais do MySQL e preferir uma alternativa mais segura no sentido de ser (hoje e amanhã) completamente gratuita não importa o que, Avalie o mariaDB….

          []s

          Chiappa

        #142079
        Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
        Moderador

          Ah, detalhe IMPORTANTE : essa minha resposta se baseou na hipótese que vc PRECISA trocar o RDBMS ORACLE por um outro RDBMS, ie, um OUTRO SGBD RELACIONAL – essas indicações que dei (ie, mariaDB, MySQL e PostgreSQL) são os melhores/mais conhecidos RDBMSs free…
          Nem preciso dizer que se a tua Aplicação Não Exige a Consistência permanente, aIntegridade Transacional, a Segurança forte de dados e a Auditoria/Controle que um RDBMS fornece, há ** TROCENTAS ** opções de SGBDs não-relacionais grátis : MongoDB, Dynamo, Cassandra, Firebird, ** inumeros ** mais….

          []s

          Chiappa

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress