- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 4 meses atrás por
Ishii.
-
AutorPosts
-
julho 25, 2010 às 5:18 am #95213
hugosanto
ParticipanteOlá todos!
Estou prestes a iniciar um novo projeto e gostaria da opinião do pessoal da comunidade, vou explicar a situação.
Atualmente dispomos de um ERP utilizando Oracle 10g em um excelente servidor. A empresa está iniciando mais forte agora na questão de vendedores externos, tipo representantes comerciais, todos estão utilizando-se de netbooks e net 3g acessando um servidor de serviços de terminal localizado na nossa matriz.
A questão principal é que os meios de comunicação nas cidades atendidas pelos representantes são extremamente precárias, na maioria das cidades a cobertura 3g não funciona, ficando em velocidade das nossas antigas internets discadas …
Então estamos pretendendo desenvolver um aplicativo que trabalhe offline nesses netbooks e efetue sincronizações de dados periodicamente para receber novas informações e enviar os pedidos.
Então estou estudando as opções de banco de dados disponíveis para rodas localmente nos netbooks, estou considerando os bancos Firebird, Postgresql e Oracle XE. Estava pensando bastante no Oracle XE devido a possibilidade de se criar um dblink com o servidor da nossa matriz e efetuar a sincronização.
Ai entram os seguintes pontos:
1 – Oracle xe – Seria satisfatória a velocidade de conexão entre os bancos? Tendo em vista que acho o driver oracle bem pesado.
2 – Os recursos dos netbooks são limitados a 1MB de memória ram, não ficaria lento essa base instalado no netbook?Gostaria da opnião de vocês, qualquer sujestão será muito bem vinda
Abraços
Hugo
msn hugo.rn@terra.com.brjulho 26, 2010 às 5:39 am #95215burga
Participante[quote=”hugosanto”:3fw0375w]2 – Os recursos dos netbooks são limitados a 1MB de memória ram, não ficaria lento essa base instalado no netbook?[/quote]
Acredito que você quis dizer 1GB de memória máxima do netbook.
Bom, o Oracle XE utiliza no máximo 1GB de memória, sendo recomendado no mínimo 256MB. Então, em questão de memória, dá pra “rodar” com 1GB… Agora, se vai focar praticável é outra história, daí já depende de muito mais coisas, como por exemplo, o que mais vai rodar no netbook, e se o XE consegue suprir todas as necessidades do sistema mesmo com suas limitações…
julho 26, 2010 às 3:43 pm #95216hugosanto
ParticipanteExatamente 1GB, grato pela correção. Estou pensando em fazer esse processo com sinalizadores, tipo triggers nas tabelas controlando inserções e updates, acredito que essa seja a melhor forma de controlar essas sincronizações de dados, o que vc acha?
julho 26, 2010 às 5:24 pm #95222Ishii
ParticipanteOlá,
Em um projeto anterior e antigo (tem pelo menos uns 8 anos) usamos o Firebird e a integração foi feita via aplicação com o Oracle. Com isso a “ponta” fica mais “leve” pois o uso do Oracle XE mesmo em máquinas mais simples acaba prejudicando a performance e multiplicando as bases para gerenciamento (mesmo que simples). Quanto a integração em si, apenas tome cuidado na sincronização. Veja a possibilidade de criação de uma chave entre as bases (não use IDs ou sequences nesse caso e sim a combinação de dados de colunas em uma chave composta) e utilize a mesma para a integridade do sincronismo.
De resto, o trabalho é mesmo “braçal”… Boa sorte.
[]s Ishii
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Compartilhe ! Além de ajudar, é legal ! :)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)