Netbook x Oracle XE

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Participante

Olá todos!

Estou prestes a iniciar um novo projeto e gostaria da opinião do pessoal da comunidade, vou explicar a situação.

Atualmente dispomos de um ERP utilizando Oracle 10g em um excelente servidor. A empresa está iniciando mais forte agora na questão de vendedores externos, tipo representantes comerciais, todos estão utilizando-se de netbooks e net 3g acessando um servidor de serviços de terminal localizado na nossa matriz.

A questão principal é que os meios de comunicação nas cidades atendidas pelos representantes são extremamente precárias, na maioria das cidades a cobertura 3g não funciona, ficando em velocidade das nossas antigas internets discadas …

Então estamos pretendendo desenvolver um aplicativo que trabalhe offline nesses netbooks e efetue sincronizações de dados periodicamente para receber novas informações e enviar os pedidos.

Então estou estudando as opções de banco de dados disponíveis para rodas localmente nos netbooks, estou considerando os bancos Firebird, Postgresql e Oracle XE. Estava pensando bastante no Oracle XE devido a possibilidade de se criar um dblink com o servidor da nossa matriz e efetuar a sincronização.

Ai entram os seguintes pontos:

1 – Oracle xe – Seria satisfatória a velocidade de conexão entre os bancos? Tendo em vista que acho o driver oracle bem pesado.
    2 – Os recursos dos netbooks são limitados a 1MB de memória ram, não ficaria lento essa base instalado no netbook?

Gostaria da opnião de vocês, qualquer sujestão será muito bem vinda
    Abraços
    Hugo
    msn hugo.rn@terra.com.br

Participante

[quote=”hugosanto”:3fw0375w]2 – Os recursos dos netbooks são limitados a 1MB de memória ram, não ficaria lento essa base instalado no netbook?[/quote]

Acredito que você quis dizer 1GB de memória máxima do netbook.

Bom, o Oracle XE utiliza no máximo 1GB de memória, sendo recomendado no mínimo 256MB. Então, em questão de memória, dá pra “rodar” com 1GB… Agora, se vai focar praticável é outra história, daí já depende de muito mais coisas, como por exemplo, o que mais vai rodar no netbook, e se o XE consegue suprir todas as necessidades do sistema mesmo com suas limitações…

Participante

Exatamente 1GB, grato pela correção. Estou pensando em fazer esse processo com sinalizadores, tipo triggers nas tabelas controlando inserções e updates, acredito que essa seja a melhor forma de controlar essas sincronizações de dados, o que vc acha?

Participante

Olá,

Em um projeto anterior e antigo (tem pelo menos uns 8 anos) usamos o Firebird e a integração foi feita via aplicação com o Oracle. Com isso a “ponta” fica mais “leve” pois o uso do Oracle XE mesmo em máquinas mais simples acaba prejudicando a performance e multiplicando as bases para gerenciamento (mesmo que simples). Quanto a integração em si, apenas tome cuidado na sincronização. Veja a possibilidade de criação de uma chave entre as bases (não use IDs ou sequences nesse caso e sim a combinação de dados de colunas em uma chave composta) e utilize a mesma para a integridade do sincronismo.

De resto, o trabalho é mesmo “braçal”… Boa sorte.

[]s Ishii

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
plugins premium WordPress