Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 5 meses atrás por Avatar de Fábio PradoFábio Prado.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #106093
    Avatar de marcelo luizmarcelo luiz
    Participante

      Olá Amigos do GPO, boa tarde.

      A dias venho com algumas dúvidas depois de uma aula da faculdade onde o tema abordado foi sobre NoSQL. Peço ajuda de todos que já trabalham com Oracle ou com Outro BD a mais tempo visto que eu sou iniciante na área, e já aproveito para fazer outros questionamentos, quem puder favor me ajude, Vamos lá:

      – Quais as vantagens e desvantagens do NoSQL em relação ao modelo Relacional?
      – Como fica o mercado em relação a isso? já há previsão ou grandes projetos de migração para esta nova plataforma ou você(s) acha(m) que esta “moda” logo passa e que o Relacional acaba sendo insubstituivel?
      – Como a Oracle esta lidando com isso? há um plano de ação em jogo?
      – Os DBA’s hoje no mercado temem estas mudanças? (Pelo que li a manutenção, custo e implementação é menos trabalhosa / aparentemente) que o trabalho diario com o modelo Relacional, o grande lance é gente qualificada nesta nova plataforma, o que talvez torne o projeto/migração inviavel para as empresas)
      – Trabalho com SQLSERVER (versão 2005 e 2008) e sempre ouço clientes reclamando de lentidão nos sistemas (Sei que isso envolve algumas váriaveis, como Redes, Softwares envolvidos como o sistema usado, Maquinas dos usuários, Servidor e claro a modelagem de dados) gostaria de saber se os projetos com Oracle passam por este problema uma vez que para implementa-lo a impressão é que deve-se ter uma “big” instrutura física, e quais as principais vantagens em termos de processamento, disponibilidade e o trabalho em si que o ORACLE tem em relação ao SQLSERVER?

      #106097
      Avatar de Fábio PradoFábio Prado
      Participante

        @Marcelo,

        Seguem abaixo as respostas, conforme meus conhecimentos (que são bem superficiais em relação aos BDs NoSQL):

        1- O NoSQL trabalha com os dados somente em memória. Para não perder os dados vc tem que investir pesado em infraestrutura, ter muitos servidores em cluster e uma boa rede, para que os dados sejam replicados de um servidor para outro no menor tempo possível. Vc precisará garantir que pelo menos 1 servidor sempre esteja online para nunca perder os dados. Uma vez que todos são desligados, vc perde todos os dados. A vantagem é performance. As desvantagens são custo para implementar essa infraestrutura, menor consistência dos dados e risco de perda de dados.
        O Bds relacionais, naõ são tão rápidos qto afirmam o pessoal de NoSQL, mas tem a vantagem de perder poucos dados, pois eles sempre são armazenados fisicamente.

        2- Na minha opinião, há espaço para os 2, tem negócios que precisam de um ou outro, em muitas empresa não há necessidade real de migrar de relacional para nosql e em muitas outras a empresa nem poderá fazer isso!

        3- A Oracle já tem o NoSQL dela: http://www.oracle.com/technetwork/database/nosqldb/downloads/default-495311.html;

        4- Não vejo o que temer. Talvez seja algo a mais para o DBA estudar, pois existirão empresas com os 2 tipos de BDs;

        5- Problemas de performance podem ser encontrados em qq SGBD. Qto a questão da comparação de Oracle com SQL Server, leia o artigo Qual é o melhor Banco de Dados: ORACLE ou SQL SERVER?;

        []s

        Fábio Prado
        http://www.fabioprado.net

        #106100
        Avatar de marcelo luizmarcelo luiz
        Participante

          Obrigado Fábio, me ajudou bastante, principalmente em relação ao NoSQL no que diz respeito a guardar dados.

          Em relação a Performace, quais os principais pontos que são levados em conta
          na hora de analisar quando o sistema que utiliza os dados deste começa a apresentar “lentidão” ?

          Grato.

          #106104
          Avatar de Fábio PradoFábio Prado
          Participante

            Marcelo,

            Nunca fiz comparações deste tipo, mas li um artigo muito bom na SQL Magazine 109 (Comparação de desempenho entre bancos SQL e NoSQL), onde um autor bem conceituado faz uma comparação do tempo de execução entre 2 BDs relacionais (MySQL e PostgreSQL) e 1 BD NoSQL (MongoDB), em um cenário específico. Neste cenário, adivinha qual BD obteve melhor desempenho geral? Para desgosto dos fãs de NoSQL, foi o MySQL! Sugiro que vc adquira a revista e leia este artigo!

            []s

            #106105
            Avatar de Fábio PradoFábio Prado
            Participante

              Marcelo, divulguei a questão no grupo de mensagens oracle_br@yahoogrupos.com.br e veja abaixo a resposta do principal colaborador (Chiappa):

              Opa : então, não estou participando muito do forum do GPO mas vou tentar remediar isso e postar lá mais… Sobre o assunto, cito o post daqui em http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/message/115149 e o link em http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?p=100:11:0::::P11_QUESTION_ID:2664632900346253817 , que basicamente falam o óbvio , ie : o foco do RDBMS Oracle é máxima performance COM máxima integridade de dados : então é ululantemente óbvio que não é difícil vc escrever um software que leia um arquivo mais rápido do que o RDBMS Oracle, mas NO INSTANTE em que se exigir ausência TOTAL de leitura suja, integridade de dados TOTAL, controle de acesso SIMULTÂNEO e MULTIUSUÁRIO, via de regra esses softwares todos caem por terra, QUEBRAM ESPETACULARMENTE, sim e sim ????
              Outro ponto é a PRECISÃO DAS RESPOSTAS do database em questão : se vc quer controlar mensagens de facebook que falem sobre a sua Empresa, digamos, e se por causa de falta de controles de transação E integridade de dados vc receber uma resposta de 1.804.324 mensagens quando na verdade existiam 1.932.654, Problema Nenhum… AGORA, se tiver UM CENTAVO de diferença no valor das vendas, ou das NFs, ou dos depósitos bancários, numa grande Empresa VAI DAR BARULHO, certo ??? Então é isso, o sujeito TEM que saber para que serve cada ferramenta : usar um NOSQL ou um BIGDATA para transações financeiras/comerciais é imho tão ASNINO quanto querer enfiar um RDBMS Oracle para controlar itenzinhos que não representam dinheiro, OU que basicamente só são inseridos (tipo um Google da vida, yep) , maravilha ??? cada um na sua….

              Resumindo, o NoSQL possui uma estrutura mais simples e por ser mais simples, ele abre mão de itens básicos de segurança, que acabam ocasionando menor confiabilidade dos dados. Deste modo, aplicações financeiras, em geral, são muito menos confiáveis em um Bd NoSQL, do que em um SGBD Relacional, ok?

              []s

              #106108
              Avatar de hudsonahudsona
              Participante

                Complementando as excelentes respostas tanto do chiappa quanto do Fabio.

                *Para começar não da para comparar NoSQL com o Oracle, você tem que escolher uma solução NoSQL e seu respectivo tipo, existem varios como orientados a documento,key e etc.

                • Os NoSQL Database podem ser utilizados para cache de informação, e também para armazenamento em disco, geralmente os NoSQL Key/Value como memcached ou redis são mais utilizados para cache e os orientados a documento como MongoDB ou couchdb,raven para armazenamento de dados em disco mesmo.
                • NoSQL agilizam bastante o tempo de desenvolvimento de um projeto e simplificam bastante o trabalho de um desenvolvedor.

                *Sobre a performance é exatamente o comentário do chiappa.

                *As pessoas esquecem que o MyISAM engine do MySQL também é muito performatica quando temos apenas leitura, digo que é melhor que algumas soluções NoSQL, só não pense em transação.

                *Transação, essa é a principal questão quando falamos de NoSQL, poucas soluções suportam transações(ACID) e quando suportam deixam a desejar quando comparadas aos principais SGBDs do Mercado.

                #106109
                Avatar de Fábio PradoFábio Prado
                Participante

                  Hudson,

                  Vc acrescentou informações que eu desconhecia. Eu nem sabia que existiam BDs NoSQL que podiam fazer armazenamento em disco. Tenho alguns colegas que utilizam este tipo de BD somente com cache então achei que fosse AINDA a única solução disponível.

                  []s

                Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                plugins premium WordPress