Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 2 meses atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108522
    Avatar de airoospairoosp
    Participante

      Boa tarde pessoal,

      Em uma estação de trabalho, temos o Oracle 11g XE, o Windows é o XP. O detalhe é que o status da instance muda para “blocked” conforme a informação do listener. Pesquisando sobre o problema, vi que a solução é limpar o log de eventos do Windows, reiniciar o serviço OracleXE que o banco volta a funcionar.
      Fiz o procedimento e realmente o banco voltou a funcionar, porquê que isso ocorre apenas nesta máquina? Há outras máquinas Windows, com o banco XE e este tipo de problema não ocorre.

      Se alguém tiver alguma dica e/ou informação, agradeço.

      Obrigado.

      Airton

      #108523
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Então : o log de eventos do Windows é usado para registrar mensagens vindas do Windows Service e/ou do executável que atende a uma aplicação qualquer , não apenas só o RDBMS Oracle – se ele tá enchendo , pode ser que :

        a) por algum bug do XE e/ou algum erro/excepcionalidade do banco o serviço Windows que atende o RDBMS tá enviando mensagens/eventos em excesso, e por isso tá lotando o event log file

        ou

        b) algum outro componente do Windows XP (ou algum programinha instalado nesse XP) esteja mandando mensagens / registrando eventos em excesso

        Não tem como a gente saber qual das opções é a sua – Então o que eu recomendaria é vc ir monitorando o log de eventos desse windows aí para descobrir Quem (ou QUAIS) e/são os culpados…. E enquanto a investigação tá rolando, pode valer a pena AUMENTAR o tamanho do event log file, para ele “aguentar” um pouco mais sem encher, veja http://www.howtogeek.com/howto/windows/fixing-the-event-log-is-full-error-on-windows-xp/ para dicas a respeito…

        []s

        Chiappa

        #108536
        Avatar de airoospairoosp
        Participante

          Chiappa,

          O problema continua, pesquisando mais sobre as mensagens que aparecem no alert, uma alternativa foi modificar a configuração do event viewer para sobrepor quando o arquivo encher, fiz isso, agora vou ver se resolve.

          Outra coisa que falaram para verificar o parâmetro AUDIT_TRAIL, se o mesmo esta habilitado, neste caso não, o parâmetro esta configurado com NONE.

          Obrigado.

          Airton

          #108541
          Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Então, “pesquisas” á parte, vc ** SEGUIU ** as sugestões que te passei, ie :

            • como work-around aumentar o tamanho do log de eventos cfrme consta no link que passei

            E

            • ir acompanhyando dia a dia QUAL programa / serviço está criando eventos em excesso e enchendo teu log – entre outros métodos, vc pode ordenar os eventos pela coluna ‘Fonte’ ou similares

            ??? ENQUANTo vc não fizer essa Análise, vc Não resolverá nada….

            []s

            Chiappa

            OBS : eu Não recomendo vc setar o Windows para sobrescrever o log de eventos SEM descobrir quem é o culpado por ele encher – com esse setting ativo vc Corre o risco de perder logs Importantes do sistema….

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress