Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 8 meses atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #146285
    Avatar de MottaMotta
    Participante

      Oracle (12c) x Whatsapp

      Gostaria de um startpup , documentação inicial, dicas etc para uma integração básica Oracle x whatsapp.

      Inicialmente coisas básicas , acompanhamento de CRMs , aviso de débitos etc.

      Desde já grato

      obs  : Se estiver fora do escopo do Fórum favor avisar para remoção.

      #146299
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Blz ? Bom, não sou especialista na questão mas até onde sei, a maneira Oficial de vc mandar e receber mensagens via Whatsapp de modo programado dentro de uma aplicação qualquer é que vc Adquira acesso à API oficial deles, apresentada em https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing/ : isso ok, vc tendo recebido do whatsapp o token de autenticação, belezinha, aí cfrme https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/getting-started/ diz vc pode interagir com a API via SMS ou link / url ….
        Do lado do banco Oracle, SE o servidor Oracle estiver liberado para acessar a Internet (por motivos de Segurança, não é nada Incomum vc ter servidores Oracle que ficam na DMZ e/ou só são acessíveies / só acessam intranet) , vc tem diversas primitivas de comunicação tanto http quanto https ou tcp/ip, com elas vc pode montar por exemplo montar rotinas de acesso à FTPs (vide https://oracle-base.com/articles/misc/ftp-from-plsql), de envio de SMS (vide https://jeffkemponoracle.com/2016/08/send-sms-mms-and-voice-messages-from-oracle-plsql/), de interação com webservices (vide https://oracle-base.com/articles/9i/consuming-web-services-9i), de acesso HTTP (vide https://oracle-base.com/articles/misc/retrieving-html-and-binaries-into-tables-over-http)….
        ENtão ESSA e minha resposta : até onde sei, depois de ter Obtido acesso à API do Whatsapp , vc escreveria algo em PL/SQL para interagir com ela, mais ou menos nos moldes do que é feito nesses links que te dei.. Ok ??

        []s

        Chiappa

        OBS : claro, devido à essas medidas de segurança adicionais que normalmente Existem num servidor Oracle, não é tão comum vc fazer acesso externo á internet e/ou a serviços providos pela internet a partir do banco : SE vc preferir por conta de pontos como esse interagir com a API do whatsapp a partir da sua aplicação diretamente e não a partir do database, trocentos exemplos existem – por exemplo, https://blog.chat-api.com/pt/manuals_and_tutorials/whatsapp_api_send_message_php/ é um para PHP, mas se vc googlar vc acha para as mais diversas linguagens de programação….

        #146300
        Avatar de MottaMotta
        Participante

          É , de fato talvez não seja aqui (Oracle) o melhor local para esta aplicação.

          Vou estudar isto mais.

          []´s

          #146305
          Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Yep, com certeza consumir/acionar serviços de internet não é algo COMUM de se fazer de dentro do banco de dados… Porém, se por qquer motivo vc REALMENTE querer/precisar fazer isso a partir do database Oracle, siga esses links que te dei pra idéias/refs….

            []s

            Chiappa

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress