Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 2 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 7 meses atrás por Avatar de Harlei Liguori MarcelinoHarlei Liguori Marcelino.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108417
    Avatar de Harlei Liguori MarcelinoHarlei Liguori Marcelino
    Participante

      Olá pessoal, primeiramente boa noite (se estiver lendo isso de dia, bom dia ou boa tarde). Como vão vocês?

      Antes de mais nada gostaria de me apresentar e contar um pouquinho da minha história: Me chamo Harlei, sou de uma cidade do interior do Rio de Janeiro chamada Barra do Piraí e vivo em SP há 13 anos, sou formado em projeto e gestão de redes de dados pela UniFOA em Volta Redonda – RJ e desde então atuo na área aqui em SP. Trabalhei por mais de 10 anos como administrador de redes (ou analista de infraestrutura, que dá quase no mesmo). Há uns 2 anos resolvi tentar um projeto pessoal que era a abertura de uma empresa (fora do ramo de TI, estava bastante insatisfeito com a área – administração de redes – que está prostituída, com “profissionais”, entre aspas mesmo, se sujeitando a salários “de fome” e abaixando cada vez mais a média salarial da classe – isso se dá pela falta de um órgão regulador e/ou certificatório para que separem os profissionais dos fuçadores, mas isso é outra história) e passei apenas a fazer projetos pontuais freelance para me manter (reduzi drasticamente meus gastos) e fui vendo onde o projeto daria. Tive diversos problemas que não cabe explicar aqui mas o projeto deu água e terei que voltar a trabalhar em alguma empresa pois manter os gastos bem enxutos é bastante trabalhoso e nessa época está bastante difícil aparecer projetos pontuais (até ando olhando vagas mas não estão com a quantidade que existiam há um ou dois anos). Como estou bastante insatisfeito com a área de administração de redes / infraestrutura como um todo decidi tentar algo que fosse um diferencial e que “precisasse” de certificação (já que órgão regulador, nós de TI não temos mesmo) e logo pensei na carreira de DBA Oracle (por ter um mercado forte, pagar relativamente bem e teoricamente precisar de certificação, além de experiência, para o mercado). A princípio gostaria de estudar do básico (já que não entendo muito de banco de dados) e utilizar como diferencial na área de administração de redes (que é um tipo de severino em várias empresas, tem que fazer de tudo um pouco, vi uma vaga essa semana que pedia conhecimento em elétrica e manutenção de ar condicionado, juro) e ir me aprofundando até ter conhecimento suficiente para, se tiver oportunidade e vontade, mudar de área para DBA.

      Bom, desculpem o “textão” mas achei que alguns se interessariam. Agora vem o motivo deste post. Procurei o forum para entender por onde começar a estudar. Gostaria de estudar sozinho primeiro até entender alguma coisa para só depois, se for o caso, procurar um curso para realmente aperfeiçoar. Pegar um curso agora completamente crú, acredito ser perda de tempo e de dinheiro. Antes que me xinguem, ví alguns posts parecidos mas com datas de muitos anos atrás e preferi, se não for atrapalhar ninguém, abrir um novo post “atualizado” já que tecnologia se atualiza sempre e as informações de x tempo atrás podem não ser mais “verdadeiras” no mundo de hoje.

      Se puderem me ajudar me indicando por onde começar esse caminho do conhecimento do SGBD Oracle, ficarei infinitamente grato.

      Muito obrigado pela atenção e por ler meu post, podendo você me ajudar ou não.

      Tenham um excelente final de semana.

      #108426
      Avatar de Paulo WerneckPaulo Werneck
      Participante

        Boa noite,

        Cara não vou entrar no mérito das questões da profissão, mercado e talz.

        Mas quanto a iniciar na profissão é o seguinte, eu particularmente sou a favor da seguinte trilha …

        1º – Modelagem de dados
        2º – Linguagem SQL (Ansi e Oracle)
        3º – Linux (pelo menos o básico de shell)
        4º – Arquitetura Oracle

        Depois que vc conhece e entende a arquitetura Oracle o restante fica fácil.
        Em paralelo a essa trilha eu acho interessante a certificação, uma vez que é um diferencial para uma entrevista

        #108427
        Avatar de Harlei Liguori MarcelinoHarlei Liguori Marcelino
        Participante

          Opa, muito obrigado pela resposta Paulo.

          Vou ver se encontro material sobre estes passos que você aconselhou e talvez cursos/treinamentos aqui em São Paulo. Penso em fazer o curso da Impacta, talvez, mas queria entrar com uma base de conhecimento intermediária pra aproveitar melhor o curso.

          Sobre Linux é a parte mais simples já que sou analista de redes e trabalhei com linux muito tempo. Atualmente estou vendo de voltar ao mercado e ir entrando na área de banco de dados aos poucos com estudo e treinamentos.

          Mas os outros 3 itens realmente sou bem crú, sei o básicão de SQL e nada de modelagem e arquitetura Oracle.

          Se tiver algum material online/impresso/livro/vídeo para me indicar sobre esses 3 tópicos fico grato. Alguém que já está na área saberia me indicar o que é realmente bom para estudo.

          Muito obrigado pela resposta, novamente… Tenha uma excelente sexta feira e um final de semana maravilhoso! 🙂

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress