Pular para o conteúdo
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #99838
    Avatar de brazabraza
    Participante

      Boa tarde,

      Tenho uma tabela com 250 milhões de registros. Particionei esta tabela por faixa de mês e ano.

      Quando faço um select nesta tabela e que forneço essa chave de partição, os resultados retornam numa velocidade excelente, quase que instantâneo. Porém, quando aplico alguma função agregada (count ou sum, por exemplo) o resultado demora cerca de 5 horas.

      Analisei alguns parâmetros de inicialização, mas estou em dúvida se eles realmente poderiam melhorar esse quadro.

      Verifiquei os seguintes:

      # db_file_multiblock_read_count = 8
      # db_block_size = 8192
      # sga_target = 740mb
      # sga_max_size = 740mb (ESTÁ CONFIGURADO PARA GERENCIAMENTO AUTOMÁTICO DA SGA)
      # buffer cache = 608mb (GERENCIADO AUTOMATICAMENTE)
      # cpu_count = 2
      # optimizer_mode = all_rows
      # sort_area_size = 65536 (deferred)

      Como eu poderia melhorar essa consulta ???

      OBS.:

      Estou trabalhando no modo servidor compartlhado com 2 dispatchers e no máximo 10 shared servers.

      Oracle Database 10g Enterprise Edition Release 10.2.0.5.0

      Obrigado.

      #99839
      Avatar de rmanrman
      Participante

        Antes do particionamento, as consultas com função agregada também demorava cerca de 5 horas ?

        Eu tenho tabelas deste tamanho também, e já pensei em propor fazer o particionamento… mas fico com receio de acabar piorando o desempenho…

        #99840
        Avatar de brazabraza
        Participante

          [quote=”rman”:1khplgpm]Antes do particionamento, as consultas com função agregada também demorava cerca de 5 horas ?

          Eu tenho tabelas deste tamanho também, e já pensei em propor fazer o particionamento… mas fico com receio de acabar piorando o desempenho…[/quote]

          Era mais de 5 horas.

          Acredito que o problema possa estar ná área de ordenação. Basta tirar a função agregada que o resultado vem na hora. Diferente de quando a tabela não estava particionada.

          Acabei de ler uma dica em: http://download.oracle.com/docs/cd/B283 … ams232.htm

          Que diz que o parâmetro sort_area_size não deve ser usado a menos que se esteja usando uma configuração de servidor compartilhado.

          Vou fazer esse teste.

          flw!!!

          #99854
          Avatar de vierivieri
          Participante

            coloca o plano de execução ai… sem isso é chutometro…

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress