Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 19 anos atrás por Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Anônimo

Oi pessoal !

Como fa?o para calcular o %pctfree e %pctused de tabelas oracle.

Exemplo: Tenho a seguinte tabela de clientes:

codigo number(5)
      nome varchar2(35)
      endereco varchar2(35)
      cidade varchar2(20)
      estado char(02)

ter? no inicio 1000 clientes crescimento mensal +- 100

Desde j? agrade?o.

Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida
      Participante

primeiro de tudo… voc? tem alguma id?ia do que s?o essas informa??es ???
        para perder tempo calculando essa informa??o s? ? interessante quando se tem grandes bases de dados e um I/O muito grande, caso contr?rio voc? pega o padr?o que vai estar de bom tamanho…
        mas… respondendo a sua pergunta…
        essas informa??es s?o calculadas de acordo com a utiliza??o, independente do tamanho e n?mero de colunas…
        d? uma olhada no metalink que l? tem algumas explica??es adicionais a respeito…

Anônimo

Marcio,

Tenho no??o sim do q seja essas informa??es, na realidade ainda sou novata em adm oracle, mais estou fazendo um curso preparat?rio de certifica??o na IBTA e estudando surgiu essa duvida. Sei q a partir do 9i posso deixar esse gerenciamento autom?tico, mais como uma futura DBA tenho q me preocupar com o gerenciamento manual tb.
          O professor disse que q em media ? 40 % free e 60% used.

Pelo menos no inicio farei muitas perguntas no f?rum, mais com o tempo irei adquir experiencia.

Abra?os
          Izaura

[quote=”Marcio68Almeida”:3aps2zh3]primeiro de tudo… voc? tem alguma id?ia do que s?o essas informa??es ???
          para perder tempo calculando essa informa??o s? ? interessante quando se tem grandes bases de dados e um I/O muito grande, caso contr?rio voc? pega o padr?o que vai estar de bom tamanho…
          mas… respondendo a sua pergunta…
          essas informa??es s?o calculadas de acordo com a utiliza??o, independente do tamanho e n?mero de colunas…
          d? uma olhada no metalink que l? tem algumas explica??es adicionais a respeito…[/quote]

Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida
          Participante

PCTFREE e PCTUSED s?o percentuais relacionados ? utiliza??o dos blocos de dados do Oracle, at? quanto de cada bloco voc? quer que fique alocado para inser??es novas, o que sobrar ser? usado para eventuais updates.
            Se voc? tem uma tabela com todas as colunas NOT NULL, voc? pode deixar o used alto, pois a informa??o tem pouca probabilidade de aumentar.
            Se voc? tem uma tabela onde apnas algumas colunas s?o preenchidas de imediato e as demais preenchidas posteriormente, ent?o p free deve ser grande, para evitar fragmenta??o…
            Aqui n?s usamos o free em 10% e o usad em 40% em algumas aplica??es…

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress