Pular para o conteúdo
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #105751
    Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS
    Participante

      Boa tarde Amigos ,

      Estou com uma duvida a respeito de performance ao trabalhar com bi , vou tentar explicar , ainda não estou com problemas de performance mas esto querendo evitar problemas futuros.

      Como eu teria uma melhor performance para executar consultas permanentes para serem usadas em ETL ….

      1) Criando uma view que ira dar o select , criar a view e depois mostrar na tela a partir da consulta na view
      ou
      2) Criando uma tabela e inserindo na tabela apartir do select e depois mostrar na tela a partir da busca na tabela

      ????

      #105753
      Avatar de rmanrman
      Participante

        @DBA_LUCAS

        Não ficou claro, você está pensando em desempenho na carga ou na consulta do BI?

        #105754
        Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS
        Participante

          Na consulta …. se eu tenho um melhor desempenho criando uma view para consultar os dados e apos o encerramento da sessão ele iria sumir ou criando uma tabela carregar ela com os dados e depois consulta-la para mostrar os dados , ai toda vez que minha procedure executar para inserir os dados na tabela teria um trucante primeiro para sempre limpar a tabela …

          #105755
          Avatar de rmanrman
          Participante

            @DBA_LUCAS

            Vamos tentar alinhar os pensamentos. Eu nunca montei um BI de fato, tenho apenas conhecimento teórico, mas pelo pouco que sei funciona da seguinte forma. Existe um ou vários bancos de dados de produção que são as fontes de dados e um banco de BI. É feito o processo de ETL, extraindo, tranformando e carregando os dados no BI. A modelagem de um banco BI é diferente de um banco de produção, e é sempre considerado o tempo para fazer a analise dos dados. Depois que o BI possuir os dados carregados é feito a consultas e com base nos resultados é montado uma analise.

            O seu conceito de BI é o mesmo que o meu?

            #105757
            Avatar de DBA_LUCASDBA_LUCAS
            Participante

              Isso , ai a minha duvida , é melhor eu carregar os dados para uma view para consulta-los ou para uma tabela fisica ? Aonde eu teria uma melhor performance nas buscas ?

              #105758
              Avatar de rmanrman
              Participante

                @DBA_LUCAS

                Bom eu faria da seguinte forma, criaria um ambiente de BI separado do ambiente de produção, ou seja, utilizando uma segunda máquina, instalaria o sistema operacional e o Oracle. Claro que isso depende de recurso, se não tiver, utilizaria a mesma máquina, e separaria por instancia, se não puder, separaria por schema.

                Com o ambiente de BI de certa forma separado, criaria as tabelas. A carga das tabelas eu faria por Sql Loader, logo terá que gerar o arquivo de carga no formato do Sql loader lendo do banco de dados de produção.

                Um detalhe, as tabelas do BI só acumulam dados, não será feito nenhum truncate. Quanto mais histórico de dados melhor, assim dá pra analisar os dados conforme o tempo.

              Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
              plugins premium WordPress