- Este tópico contém 7 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 3 meses atrás por vjaquino.
-
AutorPosts
-
22 de junho de 2010 às 12:02 am #94709EvlokiParticipante
Boa tarde!
Estou com um problema no restore do BD e não sei como resolver… já tentei de 1001 jeitos e não funcionou 🙁Tenho um backup Incremetal level 0 que tem a
tabela tab1no backup incremetal lvl 1
tenho a tab2 e não tenho a tab1no segundo backup incremental level 1
tenho a tab3 e não tenho a tab1 e nem a tab2.Como eu faço para da o restore e recover do banco para ficar com as tabelas
tab1, tab2 e tab3 ?
(se alguém tive rum passo-a-passo melhor ainda!)OBS.: não estou usando backup cumulative.
ORACLE 10g, windowns.
Obrigado!**
backup incremental level 0
RUN {
ALLOCATE CHANNEL c1 DEVICE TYPE DISK;
backup incremental level 0 as compressed backupset database
TAG 'BKP_INC_LVL_0'
FORMAT 'e:backupRman%d_%I_INC_LEVEL0_%s_%p_%u.rman';
RELEASE CHANNEL c1;
}
**
backup incremental level 1RUN {
ALLOCATE CHANNEL c1 DEVICE TYPE DISK;
backup incremental level 1 as compressed backupset database
TAG 'BKP_INC_LVL_1'
FORMAT 'e:backupRman%d_%I_INC_LEVEL1_%s_%p_%u.rman';
RELEASE CHANNEL c1;}
22 de junho de 2010 às 12:21 am #94711Regis AraujoParticipanteBoa tarde amigo..!
Bom… vamos la..
Primeiro.. Backup via RMAN é exclusivo para RESTORE / RECOVER do BANCO em si, ou seja, de um datafile corrompido, de uma base inteira corrompida.. vc não consegue restaurar apenas 1 tabela via backup RMAN, para isto vc precisa de um backup via EXPDP ou EXP, aconselho a criar um backup via EXPDP que é muito mais vantajoso que o via EXP..
Vamos agora a gambiarra..!!
Para restaurar a TAB1 vc vai precisar de um outro local para fazer um RESTORE do seu backup “Incremetal level 0”, após isto vc vai fazer um EXPDP apenas da tabela e IMPDP na onde vc precisa..
Para restaurar a TAB2 vc vai precisar restaurar o seu backup “incremetal lvl 1 (a)” e fazer o mesmo procedimento anterior… EXPDP e depois IMPDP
E para restaurar a TAB3 vc vai precisar restaurar o backup “incremetal lvl 1 (b)” e novamente.. EXPDP da tabela e IMPDP onde vc precisa..!!
Eu acho que este eh o unico “problema” do RMAN.. fora isto.. ele é PERFEITO..!!
Então.. creio que é isto.. bom.. qualquer coisa.. posta ai..!!
Abraços..!
22 de junho de 2010 às 1:19 am #94715EvlokiParticipanteEntendi!
Acho que isso resolve meu problema sim , vou testar manhã 🙂
Muito obrigado!Mas isso no dia a dia não é muito viável,
então se eu tenho meu backup level 0 e mais dois incrementais level 1 e o banco da pau e eu tenho que voltar o mais recente eu só faria:Restore database;
Recover database until SCN = SCN do meu segundo incremental level 1 ?
(ou um until “to_date(‘…..’)”; acho que da no mesmo nesse caso 😕 )Seria isso ?
Pensando desse modo então um backup cumulativo seria melhor, não é ?
Iria garantir melhor meus dados, apesar de gastar mais espaço em disco.Obrigado.
22 de junho de 2010 às 4:25 pm #94721Regis AraujoParticipanteEntão..
Esta eh uma das vantagens do RMAN..
Pois quando vc da um restore database until SCN ou TIME, o RMAN vai verificar quais os backups que ele precisa para fazer o restore da sua base até o ponto em que vc pediu, e ai o proprio RMAN vai verificar se vc possui todos os backups nivel 0, 1 etc.. e caso tenha, ele vai subir o ultimo backup nivel 0 e depois os demais backups para complementar o ponto de restauração, inclusive os archive logs..
Por este motivo é sempre aconselhavel (impressindivel) que a sua base esteja em modo ARCHIVELOG, assim garantindo um restore completo e quase sem perdas.
Não precisa fazer um backup cumulative, para isto, pois o backup nivel 1 vai gerar apenas o “backup” dos dados alterados após o ultimo backup nivel 0.. e assim sussecivamente..!!
Bom.. o RMAN é quase um mundo separado, existe N coisas que vc pode fazer usando esta ferramenta..
Eh como lhe falei, se vc precisar restaurar apenas 1 tabela, ou apenas algum objeto de um backup, vc vai precisar de um backup realizado via EXPDP, eu sei que este tipo de backup é complicado por ocupar muito espaço, mas existe também a opção COMPRESS que diminui o tamanho do backup considerávelmente, mas este tipo de backup pode lhe salvar a pele, pois encontrar um ambiente para fazer RESTORE de backup RMAN muitas vezes é bem complicado…
Bom, qualquer coisa.. posta ai..!!
Abraços..!
22 de junho de 2010 às 7:07 pm #94740EvlokiParticipanteObrigado Regis!
Então se eu entendi bem quando vou voltar o backup do meu banco que está em archived log eu posso fazer só
restore database;
e recover database ultil time “TO_DATE(‘…’)”;Que ele já vai pegar meu Incremental level 0 de base e vai completando com os incrementais level 1 que eu tenho ?
(Desculpa pergunta de novo mas prefiro ter certeza hehe)Essas informações foram muito úteis!!!
Muito obrigado!22 de junho de 2010 às 8:37 pm #94744Regis AraujoParticipanteOpa..!
Isto mesmo..!!!
Pois imagina vc ter que ficar aplicando backup por backup.. iria ser um baita trabalho…
Quando vc manda ele restaurar até determinado ponto.. o RMAN vai verificar os backups que ele precisa para atender a sua solicitação e ja vai aplicando os backups conforme ele precise..!!
E é sempre bom perguntar, quanto mais perguntas mais vc vai saber..
Abraços..!
22 de junho de 2010 às 8:57 pm #94745PetersonParticipanteLembrando que isso funcionará quando os backup pieces do rman estiverem no local onde foram gerados. Caso falte algum ele vai informar erro dizendo que não encontrou os arquivos necessários para fazer a restauração.
22 de junho de 2010 às 10:54 pm #94752vjaquinoParticipanteOlá amigo,
caso tenha alguma dúvida no processo de recuperação da tabela, consulte meu blog http://valteraquino.blogspot.com/2010/0 … -rman.html
Abs.
Valter Aquino -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.