Pular para o conteúdo
Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Autor
    Participante

Caros Amigos,
      Criei uma view e gostaria de colocar uma variavel para que deseja digitada a data (Mes/Ano)… fiz algumas pesquisas e pelo que vi isso nao é possível, a nao ser que seja criada uma procedure e nela essa tal variavel…
      Sendo assim fiz a procedure, que é bem simples, mas nao estou conseguindo identificar o erro

create or replace PROCEDURE “P_VERBAS_PROF” (v_data IN CHAR) AS
      BEGIN
      Select rd_filial, rd_mat, rd_pd, RV_DESC, rd_datarq, rd_horas, rd_valor
      from srd010 srd, srv010 srv
      where rd_pd in (‘A17′,’A18′,’A19′,’003’)
      and rd_pd = rv_cod
      and srd.D_E_L_E_T_ <> ‘*’
      and rd_datarq = v_data
      order by rd_filial, rd_mat
      ;
      END;

Error(4,3): PLS-00428: an INTO clause is expected in this SELECT statement

Participante

[quote=”mpvargas”:18w3uu7h]Caros Amigos,
        Criei uma view e gostaria de colocar uma variavel para que deseja digitada a data (Mes/Ano)… fiz algumas pesquisas e pelo que vi isso nao é possível, a nao ser que seja criada uma procedure e nela essa tal variavel…
        Sendo assim fiz a procedure, que é bem simples, mas nao estou conseguindo identificar o erro

BEGIN
        and rd_pd = rv_cod
        and srd.D_E_L_E_T_ ‘*’
        and rd_datarq = v_data
        ;
        END;

Error(4,3): PLS-00428: an INTO clause is expected in this SELECT statement[/quote]

Mpvargas boa tarde

Seguinte, pra trazer dados de dentro de uma procedure você precisa inserir esses valores dentro de uma váriavel e depois mostrar as variáveis.

Um exemplo:

SELECT campo1, campo2, campo3 INTO var1, var2, var3 FROM TABELA;
        dbms_output.put_line (var1 || var2 || var3);

E outra, se o sistema vai retornar mais de um registro aconselho usar um cursor.

Depois das alterações se ainda tiver algum problema poste o código que verificamos =)

Atenciosamente,
        Felipe.

Participante

Sempre que você coloca uma consulta direto dentro de um bloco PL/SQL (sem usar cursores nem FOR LOOPs) você deve usar a cláusula INTO pra receber o retorno do SELECT, desta forma:

DECLARE
          l_teste CHAR(1);
          BEGIN
          SELECT dummy INTO l_teste FROM DUAL;
          ...
          ...
          ...
          END;
          /

Mas me parece que isso não vai te atender… O que você realmente está precisando? Pode explicar um pouco melhor??

Participante

[quote=”mpvargas”:3s7t1sth]Caros Amigos,

BEGIN
            and rd_pd = rv_cod
            and srd.D_E_L_E_T_ ‘*’
            and rd_datarq = v_data
            ;
            END;

Error(4,3): PLS-00428: an INTO clause is expected in this SELECT statement[/quote]

Desculpe pelo comentario OFF…

Esse SELECT me lembra Microsiga Protheus… 😆

Nome das tabelas tudo codificado, nada humanamente legivel, e coluna D_E_L_E_T_ com * para marcar registro deletado…

Não tenho saudades disso não… 😀

Participante

Valeu Amigos … obrigado pela ajuda de todos
              Respondendo:

felipeg => estou tentando usar algo sem cursor (não sei se é possível) para ver se fica mais rápido

burga => o que eu preciso é bem simples, quero que ao ser executada a procedure seja colocada uma data (mes/ano) e atraves desse valor será exibido o resultado do select… como essa tabela é muito grande, gostaria de pegar os valores de uma view

rman => isso é microsiga protheus (hehehe) feliz de você que já se livrou disso…

Participante

[quote=”mpvargas”:3jqz74h4]burga => o que eu preciso é bem simples, quero que ao ser executada a procedure seja colocada uma data (mes/ano) e atraves desse valor será exibido o resultado do select… como essa tabela é muito grande, gostaria de pegar os valores de uma view[/quote]

Entendi, mas neste caso, se é só pra melhorar o desempenho, essa solução não vai ser diferente de fazer sua consulta direta pela aplicação ou através de uma VIEW. Só se fosse uma view materializada que ia adiantar alguma coisa… E mais, isso se essa procedure for rodada apenas uma vez e todos acessarem os usuários mesmos dados com a mesma data de uma vez. Se a data diferir a todo momento acaba não adiantando nada também…

Se todos os usuários acessarem com a mesma data, e esta só mudar a cada determinado período, aí o que pode ajudar é você criar uma tabela pra ser populada periodicamente pelo select com a data correta, aí sim ia adiantar alguma coisa no desempenho, sem ter que ficar recriando uma view materializada.

Participante

Entendi burga
                  Obrigado pela dica
                  Vou tentar uma outra estratégia.

Participante

Uma dúvida

Nessa tabela eu tenho um campo DATA (ano,mes)
                    Se eu criar uma VIEW e nessa view eu definir que a data é maior do que Janeiro de 2010 (201001) por exemplo…
                    Aí, ao invés da pessoa acessar a tabela toda, acessa a VIEW e coloca o mês/ano desejado, tipo

SELECT * FROM VIEW
                    WHERE DATA = ‘201105’

Isso é válido? Porque nesse caso a View tem somente uns 30% do total da tabela… ou nao adiantaria muita coisa?

Participante

Se a view não é materializada não adianta muita coisa… Isso porque sempre o Oracle vai executar a consulta que monta a view quando você consultá-la. Por exemplo (bem tosco mas que dá pra ilustrar um pouco):

Se a sua view é da seguinte forma:

CREATE VIEW teste AS
                      SELECT dummy FROM dual

E você faz um select:
                      SELECT dummy FROM teste WHERE dummy = 'X';

Por traz, o oracle está fazendo algo do tipo:
                      SELECT teste.dummy
                      FROM (SELECT dummy FROM dual) teste
                      WHERE teste.dummy = 'X';

Ou seja, a sua VIEW vai servir somente pra simplificar algumas coisas… É claro que uma view não serve só praa isso, mas nesse caso, o que eu quero dizer é que você não vai ter o resultado que deseja tanto.

Mas, por outro lado, se você criar uma view materializada já é outra história. E ainda você pode indexar a coluna de data na mview pra melhorar ainda mais a performance das suas consultas…

Participante

[quote=”burga”:1jexprv6]Se a view não é materializada não adianta muita coisa… Isso porque sempre o Oracle vai executar a consulta que monta a view quando você consultá-la. Por exemplo (bem tosco mas que dá pra ilustrar um pouco):

Se a sua view é da seguinte forma:

CREATE VIEW teste AS
                        SELECT dummy FROM dual

E você faz um select:
                        SELECT dummy FROM teste WHERE dummy = 'X';

Por traz, o oracle está fazendo algo do tipo:
                        SELECT teste.dummy
                        FROM (SELECT dummy FROM dual) teste
                        WHERE teste.dummy = 'X';

Ou seja, a sua VIEW vai servir somente pra simplificar algumas coisas… É claro que uma view não serve só praa isso, mas nesse caso, o que eu quero dizer é que você não vai ter o resultado que deseja tanto.

Mas, por outro lado, se você criar uma view materializada já é outra história. E ainda você pode indexar a coluna de data na mview pra melhorar ainda mais a performance das suas consultas…[/quote]

Burga, o raciocínio do nosso amigo não está correto ? O ganho é muito pouco que nem compensa ?

Por que seria assim:

SELECT *
                        FROM (
                        SELECT *
                        FROM TABELA
                        WHERE DATA >= '201001'
                        ) T
                        WHERE T.DATA = '201105'

Como ele disse a condição DATA >= ‘201001’ retornaria 30% da tabela…

Participante

Caros amigos,

… fiquei na dúvida, compensa ou não?

Burga, já li algumas coisas sobre “view materializada” mas ainda não implementei… vc poderia me passar um exemplo de como eu poderia fazer?
                          Obrigado

Participante

[quote=”rman”:8yd26m3r]Burga, o raciocínio do nosso amigo não está correto ? O ganho é muito pouco que nem compensa ?

Por que seria assim:

SELECT *
                            FROM (
                            SELECT *
                            FROM TABELA
                            WHERE DATA >= '201001'
                            ) T
                            WHERE T.DATA = '201105'

Como ele disse a condição DATA >= ‘201001’ retornaria 30% da tabela…[/quote]

É que uma view não materializada não armazena fisicamente os dados de retorno. Então ela sempre vai executar a consulta que a “monta” quando ela for acessada. Isso dá uma falsa impressão de que você só está acessando os 30% dos dados da tabela original, mas antes disso, a consulta que monta a view está sendo executada na tabela original pra poder extrair estes 30%.

Burga, já li algumas coisas sobre “view materializada” mas ainda não implementei… vc poderia me passar um exemplo de como eu poderia fazer?

http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/server.102/b14200/statements_6002.htm

CREATE MATERIALIZED VIEW sua_mview
                            PCTFREE 5 PCTUSED 60
                            TABLESPACE example
                            STORAGE (INITIAL 50K NEXT 50K)
                            USING INDEX STORAGE (INITIAL 25K NEXT 25K)
                            REFRESH START WITH ROUND(SYSDATE + 1) + 11/24
                            NEXT NEXT_DAY(TRUNC(SYSDATE), 'MONDAY') + 15/24
                            AS
                            where rd_pd in ('A17','A18','A19','003')
                            and rd_pd = rv_cod
                            and srd.D_E_L_E_T_ '*'
                            and rd_datarq > 201001
                            ;

A parte de cima copiei do link, mas são só parametros de storage e refresh da mview…

Participante

[quote=”burga”:2xsanbq4][quote=”rman”:2xsanbq4]Burga, o raciocínio do nosso amigo não está correto ? O ganho é muito pouco que nem compensa ?

Por que seria assim:

SELECT *
                              FROM (
                              SELECT *
                              FROM TABELA
                              WHERE DATA >= '201001'
                              ) T
                              WHERE T.DATA = '201105'

Como ele disse a condição DATA >= ‘201001’ retornaria 30% da tabela…[/quote]

É que uma view não materializada não armazena fisicamente os dados de retorno. Então ela sempre vai executar a consulta que a “monta” quando ela for acessada. Isso dá uma falsa impressão de que você só está acessando os 30% dos dados da tabela original, mas antes disso, a consulta que monta a view está sendo executada na tabela original pra poder extrair estes 30%.
                              [/quote]

É verdade, pra chegar nos 30%, teve o custo do 100% do mesmo jeito…

Pode se utilizar particionamento de tabela para melhorar o desempenho ? Ou neste caso, realmente VIEW MATERIALIZADA é a melhor solução ?

Participante

Burga
                                Obrigado pela ajuda

rman
                                essa tabela já é particionada, no caso por ANO, mas mesmo assim ainda fica com muitos registros

Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
                              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                              plugins premium WordPress