Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 6 meses atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108484
    Avatar de MathsMaths
    Participante

      Pessoal, boa tarde!

      Vou tentar resumir rsrs.

      Trabalho a uns 6 anos com Oracle já, porem trabalho em uma multinacional em projetos gigantescos que vão de 2/3 anos cada um, ou seja, sou um analista senior que tambem desenvolvo em PL.

      Porem agora está me surgindo uma oportunidade por fora dizendo assim de criar um banco Oracle, ao meu ver até o momento é um banco simples, no máximo umas 20 tabelas e uma média de 1000 cadastros fisicos inciais, mas pode ir até 1 milhão ou mais, será um banco mais voltado para a area de saúde.

      Eu que iria criar as tabelas, fazer os relacionamentos, estrututar e etc. É um trabalho para eu e outra pessoa, só que não sei quanto cobrar por isso, na verdade, não tenho nem noção de quanto custa um trabalho desse tipo.

      Por exemplo, vão me falar o que eles vão armazenar nesse banco, e eu vou criar as tabelas, estruturar, normalizar e etc.. ainda não sei se serei eu que vou ter que instalar o banco, ou se já tem instancia pronta em servidores prontos, ou se vou ser eu que vou ter que correr atrás de servidor e licença Oracle, instalar o banco, ou seja, efetuar tudo do 0.

      De qualquer forma em nenhum dos casos eu não tenho noção de valor de mercado nisso, como é um banco pequeno, eu e mais uma pessoa damos conta mesmo atuando em casa, pois nós já trabalhamos em horario comercial.

      Existe uma média de valores, pois eu queria ser justo e cobrar um valor justo de mercado pelo meu trabalho, só que eu não tenho noção nenhuma disso.

      Poderiam me ajudar?

      Abraços!

      #108485
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Olá, tudo jóia ? Então, a primeira regra é que normalmente se cobra por hora-trabalhada, e o valor da hora-trabalhada varia bastante mas aqui em SP/Capital costuma ser algo por volta de uns R$ 85,00 a R$ 90,00 a hora – isso pode subir um pouco se for um ambiente tremendamente exigente, pode cair se for algo muito simples ou se o profissional quer estabelecer um Relacionamento de longo prazo e assim topar ter um pouco de “prejuízo” nesse primeiro trampo só pra ter um start, um ponto inicial com a Empresa-cliente, mas é algo próximo disso o valor-hora de praxe…. Evidentemente, se vc não estiver em SP, em cidades menores com custos menores é comum um valor-hora um pouco mais baixo, mas não aceite nada muuuuuito abaixo, pois senão vc tá fora do padrão…

        Aí vc vai ter que calcular a qtdade de horas necessária : pelo que vc diz, a maior parte da Análise e da Modelagem Lógica já foi feita, eles Já Sabem quais itens de negócio vão modelar, quais fontes de dados, quais são os relacionamentos lógicos, qual dado é necessário paracada processo de negócio, quais serão os principais processos de negócio, etc … Certo ??
        Sendo isso, SE realmente o software já estiver Licenciado e instalado e o banco/instãncia criados, seu trabalho vai ser primeiro dar uma ajeitada nas configurações desse banco e do hardware/Sistema Operacional (é certo que eles deve estar com os itens/opções de Tuning absolutamente default, o que via de regra não é Ideal), e depois é só criar o modelo físico em cima desse modelo lógico, ie, vc vai criar fisicamente as tabelas, índices, constraints, procedures, views, e tudo o mais que eles já identificaram , sempre criando com as Melhores configurações – principalmente para tabelas de Históricos, tabelas que vão conter textos Longos, tabelas transacionais intensamente alteradas e alguns casos assim EXISTEM diversas configurações/opções de criação que podem ser Criticamente Vitais para boa performance… E ** ALÉM ** disso, vc vai providenciar itens que eles desconhecem/não pensaram mas que de repente a tua análise indique serem necessários, como ìndices especiais (para pesquisa de textos, por exemplo), PARTICIONAMENTOS e COMPACTAÇÕES de dados, Rotinas de BACKUP e ARQUIVAMENTO/Limpeza de DADOS,etc… Sim sim ??

        Para esse tipo de Atuação eu estimaria umas trinta e poucas horas, algo assim, E sendo que esse volume de horas ainda pode cair um pouquinho se alguma(s) dessa(s) tarefa(s) forem tiradas da sua responsabilidade e assumidas pelo DBA do cliente….

        []s

        Chiappa

      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress