Pular para o conteúdo
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #106645
    Avatar de Vilso VaccaroVilso Vaccaro
    Participante

      Olá Pessoal,

      Eu gostaria de saber de vocês se usam alguma ferramenta para fazer o refresh o ambiente não-Prod a partir de Prod.

      Temos o ERP JD Edwards Release XE (7333), trabalha com três ambientes:
      – DV: Desenvolvimento
      – PY: Testes (QA)
      – PD: Produção

      O tamanho da base de dados de Prod é +- 1,50 TB e o espaço disponível para armazenar as bases de DV e PY é +- 350 GB.

      No ambiente de Prod utilizamos Oracle Rac Enterprise Edition e no ambiente Non-Prod Oracle Rac Standard Edition.

      Estabelecemos as seguintes regras para agrupar as tabelas:
      – Tabelas Cadastrais (+- 600): cópia Full;
      – Tabelas de Movimento (+- 200): cópiar somente os últimos 90 dias;
      – Tabelas Preservadas (+- 10): não podem sofrer refresh em DV e PY;
      – Tabelas Temporárias (+- 550): limpar em DV e PY;
      – Tabelas não Utilizadas (+- 1700): nenhuma ação;

      Com base nas regras acima, estima-se que +- 10% dos dados referente a movimentação fique sem integridade referencial.

      A execução deste processo consome muitas horas de DBA, eu utilizo scripts Shell para efetuar a extração via EXPDP e EXP e cópia dos arquivos DUMP para o servidor de destino, agendados na Cron do AIX.

      Há tabelas que somando o espaço dos dados + indices passa dos 100 GB.

      Já analizei as seguintes ferramentas:

      – Golden Gate da Oracle, custo elevado de licenciamento, replica as transações de Prod para Non-Prod online, necessário
      fazer um conjunto de scripts para eliminar os dados com + de 90 dias nas tabelas de movimento;

      – DataPeers, pronto para trabalhar com o MS SQL-Server e para o Oracle requer ajustes, pouco provável que o fornecedor
      venha a implementar;

      Qualquer opinião será bem vinda.

      Abs,

      Vilso

      #106646
      Avatar de rmanrman
      Participante

        @Vilso Vaccaro

        Provavelmente o que eu vou dizer você já sabe. Você está tentando resolver um problema de falta de infraestrutura através de mão obra (DBA) e licenciamento de ferramenta.

        A solução é simples, adquira novos discos. Bom essa a solução definitiva.

        Vamos ao workaround: uma possibilidade seria utilizar o parâmetro SAMPLE do EXPDP. Nunca utilizei, mas esse parâmetro especifica o percentual de dados que será exportado. Não sei se essa solução é válida devido a regra que vocês aplicam em relação ao agrupamento de tabelas.

        #106650
        Avatar de Vilso VaccaroVilso Vaccaro
        Participante

          Perdoem a falha, estamos com Oracle 10g R2 (10.2.0.5) devido ao Foundation do ERP.

          #106652
          Avatar de Vilso VaccaroVilso Vaccaro
          Participante

            @RMAN,

            Efetuei um teste com uso do SAMPLE no ExpDp em uma tabela de 917.713 registros com sample=10%, foram extraidos 91752 registros, importei esta tabela em outro Schema, fiz uma contagem dos registros por ano usando a data de emissão, foram extraidos entre 10 e 12 mil registros por ano. Então, eu necessito os dados dos últimos 90 dias, esta opção do EXPDP não atende a necessidade.
            Seria muito bom se pudesse replicar o PROD para o Non-Prod sem restrição.
            Agradeço pela sua atenção.
            Abs,
            Vilso

            #106653
            Avatar de rmanrman
            Participante

              @Vilso Vaccaro

              Tente o parâmetro QUERY do EXPDP. É possível você filtrar pela data e pela tabela. O caso dos 90 dias está resolvido.

              Mas isso vai dar um bom trabalho até você acertas todos os filtros e de todas as tabelas.

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress