Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 3 meses atrás por Avatar de Fábio PradoFábio Prado.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #106477
    Avatar de C-S-RC-S-R
    Participante

      Boas galera,

      Pessoal estou tentando dar resize na tablespace, porém a HWM não esta deixando.

      Pra baixar a HWM, pode ser feito por um export/import, shrink ou move.
      Bom exp e imp não gostaria de fazer, os outros não estou conseguindo fazer funcionar.

      Estou executando o shrink em todas as tabelas e nao ta mudando nada.
      ‘ALTER TABLE TELLUS_HAWK.’||X.TALE_NAME||’ ENABLE ROW MOVEMENT’;
      ‘ALTER TABLE TELLUS_HAWK.’||X.TABLE_NAME||’ SHRINK SPACE COMPACT’;
      ‘ALTER TABLE TELLUS_HAWK.’||X.TABLE_NAME||’ SHRINK SPACE CASCADE’;

      Move tb não ta rolando.

      O que funcionou é verificar qual o ultimo objeto na extents, fazer o move e resize na tablespace.

      Porém manualmente isso é loucura.

      Tentei fazer um pl pra automatizar, mas vai demorar mais ou menos uns 2 anos. rsrs.
      Toda vez que faço um move eu preciso dar resize na tablespace e verificar novamente qual o ultimo objeto.
      Pq o Oracle da colocando o objeto quase nos mesmos blocos.

      Alguém poderia me falar onde estou errando?

      vlw galera

      #106478
      Avatar de rmanrman
      Participante

        @C-S-R

        É gerado algum erro nesses métodos?

        Você disse que executou o shrink em todas as tabelas, mas creio que esqueceu dos índices…

        Reduzir datafile realmente é complicado, é realmente necessário?

        #106482
        Avatar de C-S-RC-S-R
        Participante

          @rman,

          Então não esta ocorrendo erro, so não baixa a HWM.
          O Shrink cascade não faz os indexes tb?
          Mas depois desses comando executei somente do index e tb não teve resultado.

          Realmente necessário não é mas… rsrs.
          Estou tendo problemas de espaço, são vários schemas e varias tablespaces com muito espaço alocado e pouco utilizado, por causa de carga de dados e expurgo.

          Li vários artigos falando de como realocar o espaço, pensei ser uma tarefa simples.
          Mas não funciona tão bem como nos artigos. rsrsrs

          #106484
          Avatar de rmanrman
          Participante

            @C-S-R

            Realmente, pesquiando vi que o CASCADE faz os índices também, disso eu não sabia.

            #106492
            Avatar de Fábio PradoFábio Prado
            Participante

              @C-S-R,

              Ao utilizar a opção COMPACT no comando SHRINK vc deixa de movimentar a HWM. Não utilize COMPACT se vc precisa baixar a HWM, ok? Para mais detalhes leia o artigo http://www.devmedia.com.br/compactando-tabelas-com-o-shrink-em-bancos-de-dados-oracle/25928.

              O SHRINK é bom pq pode ser usado sem causar indisponibilidade dos dados, mas infelizmente ele não é tão eficiente quanto mover os objetos para um tablespace temporário e depois trazê-los de volta. Se vc não conseguir liberar muito espaço com o SHRINK, apele para a 2a. opção, que infelizmente, tem que ser usada qdo ninguém estiver utilizando o sistema.

              []s

              Fábio Prado
              http://www.fabioprado.net

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress