Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 13 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 1 mês atrás por Avatar de JamirJrJamirJr.
Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Autor
    Posts
  • #77690
    Anônimo

      Olá, amigos! Como posso fazer para deixar um backup feito via RMAN agendado para determinados períodos? É necessário criar um job? Possui algum exemplo? Desde já agradeço a ajuda!!

      #77691
      Avatar de chduartechduarte
      Participante

        Tudo depende do sistema operacional que voce esta utilizando. Se voce esta com o banco 10g voce pode usar o schedule do proprio banco para realizar o backup.

        Se voce estiver utilizando versoes anteriores ao 10g o metodo menos trabalhoso é criar um script no seu sistema operacional.

        Uma das otimas features do rman a partir do 9i é que voce pode deixar tudo configurado com o comando “configure”. Para ver suas configuracoes entre no rman. Vou utizar abaixo a sintaxe do UNIX. Se for windows, mude os comandos de sistema operacional:

        export ORACLE_SID=db01
        rman nocatalog target /

        O comando “show all” ira mostrar todas as suas configuracoes. Elas ficam no controlfile.

        RMAN> show all

        Configure onde irá ficar o seu backup:

        RMAN> CONFIGURE SNAPSHOT CONTROLFILE NAME TO ‘/diretorio_de_backup’;
        RMAN> configure channel device type disk format ‘c:backup’;

        So isso!!!

        Agora é so fazer o backup do seu banco.

        RMAN> backup database;
        RMAN> backup archivelog all delete input;
        RMAN> backup current controlfile;
        RMAN> delete noprompt;

        Este é um simples backup. Existe a politica de retenção que pode ser alterada e outros parametros como paralelismo e backups incrementais.

        RMAN é uma ferramenta muito boa. Vale a pena estuda-la um pouco.

        Grande []

        #77705
        Anônimo

          Se eu configurar um script pelo sistema operacional, arquivo.bat, eu consigo conectar ao rman, porém na sequência não consigo passar o comando BACKUP DATABASE.

          c:rman target userpassword

          backup database;

          Outra coisa que ocorreu foi que quando estava tentando programar um backup pelo enterprise manager, é solicitado as credenciais de host. É informado que é necessario ter credenciais de login no SO. Tentei me logar com usuários do ORACLE e usuários do SO e nenhum deu certo. Se puder me ajudar nestes dois casos, ficaria muito grato.

          #77714
          Avatar de chduartechduarte
          Participante

            Eu nao aconselho voce utilizar o Enterprise Manager para este tipo de operacao.

            Voce pode fazer o seguinte para gerar um script .bat

            Crie um arquivo no sistema operacional e coloque todos os comandos de backup do RMAN la dentro. Nao esqueca da ultima linha colocar um “exit”

            No seu .bat coloque o seguinte:
            rman nocatalog target / cmdfile c:backup_scriptdailybackup.txt log c:backup_scriptdailybackup.log append

            Ele ira executar o seu backup do banco, dos archives, excluir os archives ja backupeados, remover o backup mais antigo e gravar um log historico.

            Grande []

            #77728
            Anônimo

              Olá, amigos!

              Muito obrigado pelas dicas, funcionou tudo perfeitamente. Obrigado mesmo!! A única dúvida que fiquei foi a seguinte: quando utilizo o rman, criando um .bat, da forma que foi mostrada na mensagem anterior a esta, com qual usuário eu estou conectando no RMAN? É necessário ter uma conta de administrador no SO?

              #77732
              Avatar de chduartechduarte
              Participante

                O ideal é voce criar no banco uma conta no banco chamada RMAN. Este usuario deve ter privilegios de DBA.

                Grande []

                Carlos Henrique Duarte
                DBA Oracle 11i

                #77878
                Avatar de gabrielherdtgabrielherdt
                Participante

                  Pessoal, eu não achei olink para baixar o RMAN 😳
                  alguem poderia me passar?
                  (já tenhu a acc no oracle.com)

                  #77880
                  Avatar de passanhapassanha
                  Participante

                    oi.. o RMAN vc nao baixa, ele vem com o DB oracle.

                    #77887
                    Avatar de chduartechduarte
                    Participante

                      Ele ja é instalado por padrao e deve estar no seu PATH na seguinte pasta:

                      $ORACLE_HOME/bin/rman

                      Grande []

                      #77895
                      Avatar de gabrielherdtgabrielherdt
                      Participante

                        Valeu eu achei o .EXE
                        Abriu o DOS, RMAN>

                        agora só tenhu que achar os comandos para ele exportar para uma pasta x? ele exporta a DDL e os Dados?

                        #77902
                        Avatar de chduartechduarte
                        Participante

                          RMAN é uma ferramenta que somente executa backup frio ou quente. Para export e import utilize o exp ou imp.

                          Grande []

                          #79696
                          Avatar de JamirJrJamirJr
                          Participante

                            Encontrei nesta pasta $ORACLE_HOME/bin/ porém não tá funcionando, o que pode ser?(justamente na maquina que uso para testar)

                            em outras maquinas funciona normalmente, ou seja, abre o prompt do rman.

                            Muito obrigado

                            #79704
                            Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida
                            Participante

                              Não está funcionando é bastante vago…
                              Qual o erro que está ocorrendo ???

                              #79729
                              Avatar de JamirJrJamirJr
                              Participante

                                Caro Marcio,

                                o mau funcionamento se refere a não retornar nada!

                                nas outras maquinas digito rman(minusculo) e retorna o prompt (RMAN>) nesta maquina não retorna nada, não mostra nada, até eu cancelar e liberar o prompt !

                              Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
                              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                              plugins premium WordPress