- Este tópico contém 13 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 7 meses atrás por JamirJr.
-
AutorPosts
-
12 de dezembro de 2006 às 6:54 am #77690Anônimo
Olá, amigos! Como posso fazer para deixar um backup feito via RMAN agendado para determinados períodos? É necessário criar um job? Possui algum exemplo? Desde já agradeço a ajuda!!
12 de dezembro de 2006 às 2:40 pm #77691chduarteParticipanteTudo depende do sistema operacional que voce esta utilizando. Se voce esta com o banco 10g voce pode usar o schedule do proprio banco para realizar o backup.
Se voce estiver utilizando versoes anteriores ao 10g o metodo menos trabalhoso é criar um script no seu sistema operacional.
Uma das otimas features do rman a partir do 9i é que voce pode deixar tudo configurado com o comando “configure”. Para ver suas configuracoes entre no rman. Vou utizar abaixo a sintaxe do UNIX. Se for windows, mude os comandos de sistema operacional:
export ORACLE_SID=db01
rman nocatalog target /O comando “show all” ira mostrar todas as suas configuracoes. Elas ficam no controlfile.
RMAN> show all
Configure onde irá ficar o seu backup:
RMAN> CONFIGURE SNAPSHOT CONTROLFILE NAME TO ‘/diretorio_de_backup’;
RMAN> configure channel device type disk format ‘c:backup’;So isso!!!
Agora é so fazer o backup do seu banco.
RMAN> backup database;
RMAN> backup archivelog all delete input;
RMAN> backup current controlfile;
RMAN> delete noprompt;Este é um simples backup. Existe a politica de retenção que pode ser alterada e outros parametros como paralelismo e backups incrementais.
RMAN é uma ferramenta muito boa. Vale a pena estuda-la um pouco.
Grande []
13 de dezembro de 2006 às 6:06 am #77705AnônimoSe eu configurar um script pelo sistema operacional, arquivo.bat, eu consigo conectar ao rman, porém na sequência não consigo passar o comando BACKUP DATABASE.
c:rman target userpassword
backup database;
Outra coisa que ocorreu foi que quando estava tentando programar um backup pelo enterprise manager, é solicitado as credenciais de host. É informado que é necessario ter credenciais de login no SO. Tentei me logar com usuários do ORACLE e usuários do SO e nenhum deu certo. Se puder me ajudar nestes dois casos, ficaria muito grato.
13 de dezembro de 2006 às 3:49 pm #77714chduarteParticipanteEu nao aconselho voce utilizar o Enterprise Manager para este tipo de operacao.
Voce pode fazer o seguinte para gerar um script .bat
Crie um arquivo no sistema operacional e coloque todos os comandos de backup do RMAN la dentro. Nao esqueca da ultima linha colocar um “exit”
No seu .bat coloque o seguinte:
rman nocatalog target / cmdfile c:backup_scriptdailybackup.txt log c:backup_scriptdailybackup.log appendEle ira executar o seu backup do banco, dos archives, excluir os archives ja backupeados, remover o backup mais antigo e gravar um log historico.
Grande []
15 de dezembro de 2006 às 6:19 am #77728AnônimoOlá, amigos!
Muito obrigado pelas dicas, funcionou tudo perfeitamente. Obrigado mesmo!! A única dúvida que fiquei foi a seguinte: quando utilizo o rman, criando um .bat, da forma que foi mostrada na mensagem anterior a esta, com qual usuário eu estou conectando no RMAN? É necessário ter uma conta de administrador no SO?
15 de dezembro de 2006 às 2:14 pm #77732chduarteParticipanteO ideal é voce criar no banco uma conta no banco chamada RMAN. Este usuario deve ter privilegios de DBA.
Grande []
Carlos Henrique Duarte
DBA Oracle 11i22 de dezembro de 2006 às 4:50 pm #77878gabrielherdtParticipantePessoal, eu não achei olink para baixar o RMAN 😳
alguem poderia me passar?
(já tenhu a acc no oracle.com)22 de dezembro de 2006 às 5:06 pm #77880passanhaParticipanteoi.. o RMAN vc nao baixa, ele vem com o DB oracle.
22 de dezembro de 2006 às 6:20 pm #77887chduarteParticipanteEle ja é instalado por padrao e deve estar no seu PATH na seguinte pasta:
$ORACLE_HOME/bin/rman
Grande []
22 de dezembro de 2006 às 7:17 pm #77895gabrielherdtParticipanteValeu eu achei o .EXE
Abriu o DOS, RMAN>agora só tenhu que achar os comandos para ele exportar para uma pasta x? ele exporta a DDL e os Dados?
22 de dezembro de 2006 às 8:07 pm #77902chduarteParticipanteRMAN é uma ferramenta que somente executa backup frio ou quente. Para export e import utilize o exp ou imp.
Grande []
14 de junho de 2007 às 12:48 am #79696JamirJrParticipanteEncontrei nesta pasta $ORACLE_HOME/bin/ porém não tá funcionando, o que pode ser?(justamente na maquina que uso para testar)
em outras maquinas funciona normalmente, ou seja, abre o prompt do rman.
Muito obrigado
14 de junho de 2007 às 2:53 pm #79704Marcio68AlmeidaParticipanteNão está funcionando é bastante vago…
Qual o erro que está ocorrendo ???15 de junho de 2007 às 10:13 pm #79729JamirJrParticipanteCaro Marcio,
o mau funcionamento se refere a não retornar nada!
nas outras maquinas digito rman(minusculo) e retorna o prompt (RMAN>) nesta maquina não retorna nada, não mostra nada, até eu cancelar e liberar o prompt !
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.