Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 9 meses atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108862
    Avatar de Ricardo Marinho JuniorRicardo Marinho Junior
    Participante

      Bom dia Pessoal,

      Estou cursando Sistemas de informação e me identifiquei muito com SQL Oracle. Gostaria muito de me tornar um bom profissional dba. Você podem me dar dicas de como começar na carreira de dba?

      Alguém tem apostila de de Oracle 11g?

      Desde já agradeço!

      Atenciosamente,

      #108865
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Blz , tudo jóia ? Então, os primeiros empregos sempre são os mais difíceis aqui na nossa área de TI, pois qquer que tenha sido o aprendizado acadêmico que vc teve no mundo real a coisa é um tanto diferente E cada vez mais as Empresas vem tendo o Orçamento para treinamentos e o tempo para adaptação mais e mais reduzidos, daí mesmo um júnior a expectativa é que já entre sabendo alguma coisa prática e real, sem que demande custo e tempo pra adaptação e treinamento…
        Nesse cenário, a minha dica é por a mão na massa mesmo, ie, ter uma máquina onde vc possa praticar instalação, backup, disaster recover, gerenciamento de espaço em disco, administração do banco (tipo, aumentar ou diminuir memória, alterar parâmetros, etc) , além de um pouco de tuning – esse é o tipo de coisa que seria cobrado de um DBA (em nível elementar, óbvio, se for um júnior)… Se puder nesse mesmo ambiente desenvolver um aplicativo qualquer só pra estudo numa linguagem qquer que conheça/esteja estudando , conectando/usando esse database Oracle seu de teste, ainda melhor ..

        Afora isso, outro ponto é que a proporção de vagas para DBAs normalmente é muito menor, então uma opção momentânea pra vc começar na área seria como Desenvolvedor , desenvolvenddo algum aplicativo que utilize o RDBMS… Essa experiência (mesmo que breve, se não for essa mesmo a sua praia) penso ser valiosa, pois tendo trabalhado um pouco que seja desenvolvendo um DBA acaba sendo muito melhor/mais efetivo, imho….
        Então vale a pena estudar nesse sentido, também…

        De material, se vc googlar por APOSTILAS ORACLE DATABASE vc acha diversas, nas grandes livrarias (tanto físicas quanto online) vc acha bons livros (
        http://nervinformatica.com.br/blog/index.php/2015/02/03/oracle-tuning-dicas-de-livros/ tem uma lista de alguns dos melhores), e na internet abundam boas fontes de artigos, http://blog.feedspot.com/oracle_blogs/tem uma lista de alguns dos mais conceituados…

        Mas imho tudo isso é pra DEPOIS que vc aprender o básico, e o básico é na documentação Oracle : em http://docs.oracle.com/en/database/vc acha a lista completa de manuais, comece NECESSARIAMENTE pelo manual de Concepts – se vc ler esse manual e entender / reter pelo menos a metade da informação dele vc já tá absolutamente Apto em termos de teoria básica…

        E FINALMENTE : priorizando o estudo na prática que citei no primeiro parágrafo, minha recomendação final é que vc participe de grupos de usuários, grupos de discussão e fóruns na internet sobre o RDBMS Oracle e tente aplicar no seu ambiente de testes pessoal tudo que for vendo ser discutido….

        []s

        Chiappa

      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress