- Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 3 meses atrás por felipeg.
-
AutorPosts
-
5 de julho de 2011 às 4:00 am #99892rmanParticipante
A pergunta é, pra que serve o sqlnet.ora ?
Seguinte, instalei o Oracle 11g R2 em uma VM do Centos 5.6, fiz a instalação apenas do software, sem criar o banco inicialmente, em seguida criei o banco via DBCA, no meio da criação do banco é solicitado que seja criado um Listener, então abortei a criação do banco, e via NETCA criei o Listener, voltei pra a criação do banco, e o banco foi criado com sucesso! Editei o oratab para poder utilizar o dbstart e dbshut.
Acessei o banco via sqlplus de um cliente Windows 7 normalmente… E até então não existe nenhum sqlnet.ora.
O sqlnet.ora é opcional ? O que eu perco se não configurar o sqlnet.ora ?
Até então percebi que apenas o listener.ora é obrigatorio para o funcionamento do banco.
Em que momento vou precisar ter o sqlnet.ora ?
8 de julho de 2011 às 6:21 pm #99946felipegParticipante[quote=”rman”:uyg53rj7]A pergunta é, pra que serve o sqlnet.ora ?
Seguinte, instalei o Oracle 11g R2 em uma VM do Centos 5.6, fiz a instalação apenas do software, sem criar o banco inicialmente, em seguida criei o banco via DBCA, no meio da criação do banco é solicitado que seja criado um Listener, então abortei a criação do banco, e via NETCA criei o Listener, voltei pra a criação do banco, e o banco foi criado com sucesso! Editei o oratab para poder utilizar o dbstart e dbshut.
Acessei o banco via sqlplus de um cliente Windows 7 normalmente… E até então não existe nenhum sqlnet.ora.
O sqlnet.ora é opcional ? O que eu perco se não configurar o sqlnet.ora ?
Até então percebi que apenas o listener.ora é obrigatorio para o funcionamento do banco.
Em que momento vou precisar ter o sqlnet.ora ?[/quote]
Rman, bom dia!
O SQLNET.ora é o arquivo responsável pela parametrização relacionada ao SQL*NET.
Alguns exemplos de parametrização, habilita a ordem de busca dos serviços por exemplo (TNSNAMES, EZCONNECT, HOSTNAME, etc), habilita ou desabilita a geração de traces e logs, define um dominio padrão para as conexões, etc.
Eu aqui, utilizo por exemplo para definir a ordem de busca de conexão (sempre usar o TNSNAMES primeiro).
O arquivo pode ser configurado em qualquer estação onde será efetuada uma conexão com a base de dados, a mesma se encontra, geralmente, nos diretórios $ORACLE_HOMEnetworkadmin em UnixLinux e %ORACLE_HOME%/network/admin em Windows.
Caso queira definir um arquivo para todos os clients, você pdoe utilizar a variável de ambiente TNS_ADMIN (mas cuidado que ela busca também o TNSNAMES.ora neste mesmo diretório).
O arquivo tem um número razoável de parâmetros e opções, segue a documentação da Oracle sobre o mesmo.
http://download.oracle.com/docs/cd/B193 … sqlnet.htm
PS: Segue a explicação sobre o que é o SQL*NET:
http://www.orafaq.com/wiki/SQL%2ANetAtenciosamente,
Felipe.8 de julho de 2011 às 6:30 pm #99947rmanParticipanteEm que momento vou precisar ter o sqlnet.ora ?
Até o momento, ter ou não ter o sqlnet.ora da na mesma…
É isso que eu estou encucado…
Se não tiver o sqlnet.ora vai funcionar tudo corretamente ? o sqlnet.ora só é usado caso eu queira definir, caso contrario ele usa opções padrões ?
8 de julho de 2011 às 6:38 pm #99948felipegParticipante[quote=”rman”:n5qne68z]Em que momento vou precisar ter o sqlnet.ora ?
Até o momento, ter ou não ter o sqlnet.ora da na mesma…
É isso que eu estou encucado…
Se não tiver o sqlnet.ora vai funcionar tudo corretamente ? o sqlnet.ora só é usado caso eu queira definir, caso contrario ele usa opções padrões ?[/quote]
Exato,
As suas atividades funcionam bem pois tudo o que você precisa já vem definido por default.
Logo, você só precisará dos arquivos (incluo ai o tnsnames) se efetivamente tiver de alterar algum parâmetro relacionado a conexão.
Segue um FAQ sobre SQLNET.
http://www.orafaq.com/wiki/SQLNet_FAQ# … L.2ANet.3FAtenciosamente,
Felipe. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.