Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos atrás por Avatar de felipegfelipeg.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #99892
    Avatar de rmanrman
    Participante

      A pergunta é, pra que serve o sqlnet.ora ?

      Seguinte, instalei o Oracle 11g R2 em uma VM do Centos 5.6, fiz a instalação apenas do software, sem criar o banco inicialmente, em seguida criei o banco via DBCA, no meio da criação do banco é solicitado que seja criado um Listener, então abortei a criação do banco, e via NETCA criei o Listener, voltei pra a criação do banco, e o banco foi criado com sucesso! Editei o oratab para poder utilizar o dbstart e dbshut.

      Acessei o banco via sqlplus de um cliente Windows 7 normalmente… E até então não existe nenhum sqlnet.ora.

      O sqlnet.ora é opcional ? O que eu perco se não configurar o sqlnet.ora ?

      Até então percebi que apenas o listener.ora é obrigatorio para o funcionamento do banco.

      Em que momento vou precisar ter o sqlnet.ora ?

      #99946
      Avatar de felipegfelipeg
      Participante

        [quote=”rman”:uyg53rj7]A pergunta é, pra que serve o sqlnet.ora ?

        Seguinte, instalei o Oracle 11g R2 em uma VM do Centos 5.6, fiz a instalação apenas do software, sem criar o banco inicialmente, em seguida criei o banco via DBCA, no meio da criação do banco é solicitado que seja criado um Listener, então abortei a criação do banco, e via NETCA criei o Listener, voltei pra a criação do banco, e o banco foi criado com sucesso! Editei o oratab para poder utilizar o dbstart e dbshut.

        Acessei o banco via sqlplus de um cliente Windows 7 normalmente… E até então não existe nenhum sqlnet.ora.

        O sqlnet.ora é opcional ? O que eu perco se não configurar o sqlnet.ora ?

        Até então percebi que apenas o listener.ora é obrigatorio para o funcionamento do banco.

        Em que momento vou precisar ter o sqlnet.ora ?[/quote]

        Rman, bom dia!

        O SQLNET.ora é o arquivo responsável pela parametrização relacionada ao SQL*NET.

        Alguns exemplos de parametrização, habilita a ordem de busca dos serviços por exemplo (TNSNAMES, EZCONNECT, HOSTNAME, etc), habilita ou desabilita a geração de traces e logs, define um dominio padrão para as conexões, etc.

        Eu aqui, utilizo por exemplo para definir a ordem de busca de conexão (sempre usar o TNSNAMES primeiro).

        O arquivo pode ser configurado em qualquer estação onde será efetuada uma conexão com a base de dados, a mesma se encontra, geralmente, nos diretórios $ORACLE_HOMEnetworkadmin em UnixLinux e %ORACLE_HOME%/network/admin em Windows.

        Caso queira definir um arquivo para todos os clients, você pdoe utilizar a variável de ambiente TNS_ADMIN (mas cuidado que ela busca também o TNSNAMES.ora neste mesmo diretório).

        O arquivo tem um número razoável de parâmetros e opções, segue a documentação da Oracle sobre o mesmo.

        http://download.oracle.com/docs/cd/B193 … sqlnet.htm

        PS: Segue a explicação sobre o que é o SQL*NET:
        http://www.orafaq.com/wiki/SQL%2ANet

        Atenciosamente,
        Felipe.

        #99947
        Avatar de rmanrman
        Participante

          Em que momento vou precisar ter o sqlnet.ora ?

          Até o momento, ter ou não ter o sqlnet.ora da na mesma…

          É isso que eu estou encucado…

          Se não tiver o sqlnet.ora vai funcionar tudo corretamente ? o sqlnet.ora só é usado caso eu queira definir, caso contrario ele usa opções padrões ?

          #99948
          Avatar de felipegfelipeg
          Participante

            [quote=”rman”:n5qne68z]Em que momento vou precisar ter o sqlnet.ora ?

            Até o momento, ter ou não ter o sqlnet.ora da na mesma…

            É isso que eu estou encucado…

            Se não tiver o sqlnet.ora vai funcionar tudo corretamente ? o sqlnet.ora só é usado caso eu queira definir, caso contrario ele usa opções padrões ?[/quote]

            Exato,

            As suas atividades funcionam bem pois tudo o que você precisa já vem definido por default.

            Logo, você só precisará dos arquivos (incluo ai o tnsnames) se efetivamente tiver de alterar algum parâmetro relacionado a conexão.

            Segue um FAQ sobre SQLNET.
            http://www.orafaq.com/wiki/SQL
            Net_FAQ# … L.2ANet.3F

            Atenciosamente,
            Felipe.

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress