Pular para o conteúdo
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    Posts
  • #84402
    Avatar de Manoel872Manoel872
    Participante

      Bom dia!!!!

      Ae pessoal gostaria de uma ajuda de vocês eu tenho um BD Oracle 9i no Windows 2003 server e estou com um problema todos os meus objetos, tabelas e SP estão no System, alguns DBA’s falam que isso e ruim que perde performace do BD e pode gerar problemas, portando preciso retirar isso do system, gostaria de saber se alguem tem algum tutorial para que eu faça isso de forma seguro e também com suas experiência nesse tipo de problema o que eu devo ficar atento para que não crie um problema maior do que já tenho atualmente… e também se alguem souber me falar a respeito da ativação o archive log estamos querendo ativar esse serviço do oracle porém não sei o que pode ocorrer ao ativá-lo, desde já agradeço ajuda de todos!

      Obrigado

      Att,

      Manoel Júnior

      Feliz Natal a todos!

      #84404
      Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida
      Participante

        Bom…

        Para o problema das tabelas e índices na tablespace SYSTEM, a solução é razoavelmente simples…
        Use o comando MOVE do ORACLE “Alter table … MOVE …” (veja a sintaxe correta no nosso amigo google) para as tabelas.
        [color=red]Depois de movida a tabela, dê rebuild nos índices relacionados.
        Após o rebuild, verifique os objetos inválidos e recompile-os.[/color]

        Para o archivelog, existem diversos tutoriais na internet…
        http://esquinaoracle.wordpress.com/2008 … archivelog

        #84405
        Avatar de Manoel872Manoel872
        Participante

          [quote=”Marcio68Almeida”:20eyu7gg]Bom…

          Para o problema das tabelas e índices na tablespace SYSTEM, a solução é razoavelmente simples…
          Use o comando MOVE do ORACLE “Alter table … MOVE …” (veja a sintaxe correta no nosso amigo google) para as tabelas.
          [color=red]Depois de movida a tabela, dê rebuild nos índices relacionados.
          Após o rebuild, verifique os objetos inválidos e recompile-os.[/color]

          Para o archivelog, existem diversos tutoriais na internet…
          http://esquinaoracle.wordpress.com/2008 … archivelog[/quote]

          Quando eu der o move em todas as tabelas vamos supor eu vou criar um query para fazer isso em massa Select * from all_tables e monto ela para fazer isso, o tablespace do system vai diminuir automatico ou terei que fazer algo mais?

          #84406
          Avatar de souzasouza
          Participante

            Manoel ,

            Acredito que vc deve proceder da seguinte maneira:

            Realize um export do teu schema
            Crie uma nova tablespace , crie um usuário referenciando essa nova tablespace e na hora de importar no touser coloque o usuário que referencia a tua nova tablespace.

            Sugiro que tu faça isso num ambiente de testes primeiro

            Sobre Archive

            Por padrão vem desativado , mas confira digitando o seguinte comando

            archive log list ;

            Para colocar em modo archive faça da seguinte maneira:

            create pfile from spfile ;

            Abra o pfile e coloque

            log_archive_start = true
            log_archive_dest = ‘/backup/bd/archive’

            Para o banco

            Renomeio o spfile para spfileantigo por exemplo e faça um startup mount

            Após faça

            alter database archivelog;

            e depois

            alter database open;

            Se tudo ocorrer bem faça

            create spfile from pfile;

            Pare a instância , renomei o pfile para outro nome e inicie novamente com startup

            Também sugiro que faça isso num ambiente de testes. Existem maneiras mais simples de realizar o procedimento acima. Porém eu fazia assim nas primeiras vezes , para não ter perigo de setar parametro errado no spfile (arquivo binário que não pode ser alterado na mão) , então eu criava sempre o pfile (texto) que pode ser modificado caso a tua instância não abra.

            #84407
            Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida
            Participante

              [quote=”Manoel872″:1o0ke9u4]Quando eu der o move em todas as tabelas vamos supor eu vou criar um query para fazer isso em massa Select * from all_tables e monto ela para fazer isso, o tablespace do system vai diminuir automatico ou terei que fazer algo mais?[/quote]

              Quando você mover as tabelas e índices a ocupação vai diminuir, mas não o tamanho da tablespace.
              Eu não acho que seja uma boa idéia você fazer um script para transferência das tabelas, é melhor fazer manualmente e um a um, acompanhando, pois pode haver diversos problemas durante esse processo.
              Quando você move uma tabela, imediatamente seus respectivos índices ficam inválidos e todos os demais objetos que a referenciam tambem ficam inválidos.
              Não é necessário um export/import, mas é uma possibilidade que você deve avaliar.

              #84408
              Avatar de IshiiIshii
              Participante

                Olá,

                As tabelas estão com a tablespace SYSTEM ou estão com OWNER System? Se for o último da um pouco mais de trabalho mas é possível mover…

                []s Ishii

                #84409
                Avatar de Manoel872Manoel872
                Participante

                  [quote=”Ishii”:qz5xgcyn]Olá,

                  As tabelas estão com a tablespace SYSTEM ou estão com OWNER System? Se for o último da um pouco mais de trabalho mas é possível mover…

                  []s Ishii[/quote]

                  Todas as tabelas estão no owner System e estão em duas tablespace na system e uma outra chamada dados, vou utilizar uma maquina para fazer teste como dito neste topico… acho q o melhor seria como dito fazer export e import vou testa-lo antes de fazer tudo…

                  #84412
                  Avatar de dbacesardbacesar
                  Participante

                    Olá,

                    Se forem poucas tabelas, sugiro mover as tabelas e realizar rebuild de indices, mas se forem muitas, sugiro fazer o export / import , recriar o owner com um tablespace default diferente do system em ambiente de testes e posteriormente aplicar em producão.
                    para verificar as tableas presente no tablespace, só fazer um select na
                    dba_segments.

                    Att

                    César

                    #84415
                    Avatar de Manoel872Manoel872
                    Participante

                      [quote=”dbacesar”:lgm4puji]Olá,

                      Se forem poucas tabelas, sugiro mover as tabelas e realizar rebuild de indices, mas se forem muitas, sugiro fazer o export / import , recriar o owner com um tablespace default diferente do system em ambiente de testes e posteriormente aplicar em producão.
                      para verificar as tableas presente no tablespace, só fazer um select na
                      dba_segments.

                      Att

                      César[/quote]

                      SYSTEM DADOS 898
                      SYSTEM SYSTEM 1913

                      Numero de objetos por owner / tablespace o melhor mesmo vai ser export e import

                      #84418
                      Avatar de dbacesardbacesar
                      Participante

                        Com certeza o melhor sera export / import
                        só lembre-se de criar um outro owner diferente do system para fazer o import das tabelas e realizar o rebuild dos indices, vc pode utlizar o tablespace dados como default para o novo owner.

                        Att

                        César

                      Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
                      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                      plugins premium WordPress