Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 6 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 4 meses atrás por Avatar de Fábio PradoFábio Prado.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #106111
    Avatar de Marlon AlvesMarlon Alves
    Participante

      [sub]Pessoal,

      gostaria de pedir a sugestão de vocês quanto a temas para eu fazer minha monografia de banco de dados. Sou formado em analise de sistemas e estou cursando pos de banco de dados Oracle. Me interessei muito por indices, porem ainda nao se nem como começar a busca por temas abrangentes a isso.

      Obrigado![/sub]

      #106122
      Avatar de Bruno ReisBruno Reis
      Participante

        Olá Marlon Alves.

        Bom, o envolvimento de índices em TCCs podem ser exemplificados através de testes de performances e etc. É um tema legal.

        Bom, acredito que se você utilizar Oracle, pode buscar conteúdo dos indexes normais, além do Invisible Index que fora implementado no 11g, além do Virtual (Fake) indexes que fora implementado no 9i e que pode ser encontrado no 11g também. (Não sei se no 12c fora extinto) :whistle: . Só para complementar, este fake index é muito pouco documentado pela Oracle e geralmente é usado para desenvolvedores testar ou melhor “simular” a criação de um índice na base de dados através de análise via Explain Plain. Vale ressaltar também que nem todo index otimiza uma consulta, fato que também pode ser elaborado no seu TCC. Outros fatores também que podem ser abordados, são os diferentes status de index ,além das várias outras utilidades do index como paralelismo e etc.
        Em breve estarei publicando um post de Fake index no meu blog. Estou meio sem tempo, mas assim que der eu publico 😛 . Todavia, é um tema bem legal o uso de índices.

        Espero ter ajudado!!
        Abraços
        Bruno Reis.
        http://www.brunors.com

        #106144
        Avatar de Marlon AlvesMarlon Alves
        Participante

          Bruno,

          muito obrigado pelas dicas. Me ajudaram bastante. 🙂
          Vou pesquisar sobre esses assunto que orbitam os indexes.

          Abraço!!

          #106146
          Avatar de Bruno ReisBruno Reis
          Participante

            Marlon Alves,

            Conforme havia te falado. Segue um dos tipos de index que existem:

            “Virtual Index “Fake Index” no banco de dados Oracle” :cheer:

            https://www.profissionaloracle.com.br/gpo/meu-blog/entry/2013/11/24/virtual-index-fake-index-no-banco-de-dados-oracle

            Espero ter ajudado!!
            Abraços
            Bruno Reis.
            http://www.brunors.com

            #106377
            Avatar de Fábio PradoFábio Prado
            Participante

              Marlon,

              Muitos leitores do meu blog me mandam e-mail fazendo a mesma pergunta. Na minha opinião eu acho que vc tem que fazer um trabalho sobre um assunto que te desperte algum interesse ou que irá te ajudar em sua carreira futuramente. Se fosse eu, por exemplo, hoje, eu faria um trabalho sobre Tuning ou BIG DATA. Eu escolheria tuning pq é um tema que eu sempre gostei ou escolheria BIG DATA pq é um tema do momento, que está tendo muita repercussão, e que é algo que a maior parte das grandes empresas terão que se preocupar!

              Fazer um TCC sobre índices eu acho bem legal também. Se é um tema que te desperta interesse, vá em frente. Tenho alguns artigos em meu blog que talvez te ajudem nesta pesquisa:

              []s

              #107190
              Avatar de RafaelRafael
              Participante

                Olá,

                Certo, o assunto sobre índices parece ser muito bom… porém, por onde devo começar a estudar para poder desenvolver um projeto legal de TCC?

                Em minha faculdade, não basta apenas explicar algo, é necessário provar o funcionamento ou a teoria….

                Como isso poderia ser feito com os índices?

                Andei lendo também alguns tópicos sobre NOSql. Este é um assunto bom também para um projeto?

                Att,

                #107192
                Avatar de Fábio PradoFábio Prado
                Participante

                  Rafael,

                  O livro Expert Indexing in Oracle DAtabase 11G da Editora Apress poderá te ajudar na questão dos índices. Se não tiver experiência e tiver dificuldades, aconselho participar de um treinamento meu de SQL Tuning.

                  NoSQL também é bom e como é algo novo, este assunto desperta bastante interesse. Aqui no fórum do GPO vc encontrará tópico sobre NoSQL, incluindo um em que eu participei nas respostas.

                  []s

                Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                plugins premium WordPress