Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 11 meses atrás por Avatar de Ricardo LimaRicardo Lima.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #106659
    Avatar de Ricardo LimaRicardo Lima
    Participante

      Olá,

      Peço desculpas primeiramente por talvez está levantando um tópico que parece que já existe coisas semelhantes, mas vi que também são bem antigos mais de um ano, mas queria ter uma ideia das coisas no momento atual.

      Bem, hoje eu sou estagiário de desenvolvimento em php, no inicio pensei que era uma carreira legal e tal, mas vejo que é um pouco desvalorizada e paga menos e para ganhar muito tem que ralar muito, nada contra a trabalhar para ganhar grana, mas deixar de viver é outra coisa, mas também porque tenho um pouco de dificuldade em lógica infelizmente.

      Trabalhei uma vez como operador em um datacenter onde pude perceber que tinha diversas áreas legais além da de programação e uma delas que achei legal foi a de administrador de banco de dados e em especifico claro dba Oracle. Particularmente eu curti o sr. Oracle e como ainda não estava atuando na área de desenvolvimento resolvi mudar o foco e ir para setor de banco, mas infelizmente não me dediquei ainda por completo. Comprei no tempo até o Livro para tirar a OCA 11g que está na poeira ainda, mas atualmente o desejo de ser dba voltou e eu sei que a remuneração de uma dba oracle inicialmente é melhor do que a de uma programmer, mas acho que é mais difícil também conseguir um trabalho quando não se tem nada de experiência, mas acho que eu teria um network onde me ajudaria a começar na carreira desde que pelo menos eu tivesse a OCA.

      Pois então, eu conheço um pouco do SQL e tenho que dizer que modelar banco, normalizar dados são partes chatas desse assunto, já li sim artigos do GPO sobre como é um dba e realmente gostei. Mas no que eu realmente deveria focar para me dar bem nas provas da OCA, já que são duas sendo a primeira mais simples, eu realmente tenho que pegar pesado no estudo, comer os livros é tão complexa assim a prova e o que esperar?

      Busco mentores para esse caminho, obrigado.

      #106660
      Avatar de rmanrman
      Participante

        @Ricardo Lima

        Pelo depoimento, você super animado e empolgado. Mas vamos com calma, minha opinião, como você nunca atuou como DBA, eu acho muito cedo tirar uma certificação. Uma pós graduação em Banco de dados é um caminho que você pode seguir para conhecer melhor a área, se conseguir um estágio na área é melhor ainda. Digo isso para você poder conhecer o dia a dia de um DBA, talvez nem tudo que você imagina é. Depois se realmente você ver que isso que você quer, ai sim tire a certificação. Eu atuo como DBA a 3 anos, e ainda não tirei a OCA, tenho uma certificação de DB2 pela IBM, antes eu era desenvolvedor.

        #106661
        Avatar de Ricardo LimaRicardo Lima
        Participante

          Olá rman,

          Valeu a dica, sim a pós em banco é uma opção já planejado por mim ainda ainda tenho que me formar primeiro, (meio do ano que vem). No meu estágio de desenvolvimento acho que não da para buscar aprender muito sobre banco de dados exatamente, mas ainda estou vendo isso.

          Também estava pensando em começar pelo SQL Server, a final a certificação é mais acessível para mim (R$90+ou-) por ser estudante, começar jornada com esse banco pode ser uma opção?

          #106662
          Avatar de rmanrman
          Participante

            @Ricardo Lima

            Sobre qual SGBD você vai começar. Escolha o que te der mais oportunidade.

            #106663
            Avatar de Ricardo LimaRicardo Lima
            Participante

              Acho que as oportunidades maiores seriam em Oracle mesmo. :}

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress