Pular para o conteúdo

Oracle Open World – Encerramento

demo ground
oraugecoug

Boa noite pessoal,
como prometido eu fui ao último dia do Oracle Open World, e posso afirmar que esse foi o melhor dia para colher informações e para trazer boas notícias e novidades a nossa comunidade.

Cheguei cedo e me deparei com um evento relativamente vazio. Mesmo com o passar do dia, não houve uma aumento expressivo de público.

Um fato que percebi e até comentei com o Rodrigo Almeida, é a baixa participação de pessoal técnico. Talvez pela falta de um stand da Oracle Press e pelo fato de que a maioria esmagante das convenções serem pouco técnicas.  Já os parceiros comemoravam o bom desempenho do evento e alardeando sobre boas oportunidades de negócio.

Voltando ao relato, fui visitar novamente o demo ground. Dessa vez eu vi uma apresentação do APEX (Application Express) que vem instalado junto com o Oracle 11g.

Developers de plantão, aqui vos digo que ele é definitivamente é o sucessor do Oracle Forms/Reports. É possível criar aplicações inteiras de uma maneira assustadoramente simples. Mas o mais surpreendente é o fato de que ele converte as aplicações do forms a partir da versão 9i !!!! Para isso, basta converter a aplicação para XML e depois importar a aplicação para o APEX. MMB, PLL, RDF, Procedures, Triggers, tudo trazido de maneira simples para o novo ambiente.

Após a apresentação, fui ao stand da Oracle Education Center conversar me informar sobre as politícas futuras da Oracle para incentivo a capacitação. E foi aí que surgiu a grande surpresa do dia !

A assessoria de imprensa da Oracle me conseguiu uma exclusiva com Adjalmo Grando, OU Country Manager da Oracle. Ele é o responsável por toda a área de educação da Oracle (Oracle University, Academy, Think Quest e capacitação massiva).

Enquanto almoçávamos no Hotel Transamérica, Adjalmo me contava sobre os planos da Oracle para incentivar a capacitação de profissionais no Brasil, e me informou sobre o WDP (Workforce Development Program), que é um programa de subsídios a treinamentos oficiais Oracle. Esses treinamentos tem uma duração maior (não na carga horária, mas em tempo absoluto, pois geralmente são em 1 ou 2 vezes por semana) e são exclusivos para pessoa física.

countrymanagerEle me informou que o objetivo era dar oportunidade para capacitação a iniciantes e estudantes menos favorecidos, e profissionais que queiram se especializar. Inclusive ele conta como curso oficial para certificação OCP.

Mas antes que você diga “Aêêêêê !!! Vou fazer um curso oficial por R$ 400 !”, saiba que não é bem assim. O subsídio não é tão alto e a maior vantagem é a possibilidade de financiamento a longo prazo.

Outro porém, é o fato de que nem todos os OECs (Oracle Education Center) fornecem treinamentos desse programa. Eles ficaram de me passar uma relação por região dos OECs que disponibilizam o WDP.

Ainda está longe do ideal, mas o WDP é um grande passo que a Oracle dá para incentivo a capacitação. Isso somado as parcerias do Oracle Academy, ajudarão a diminuir a carência de profissionais, principalmente em Applications. Fiquem ligados pessoal, assim que eu tiver maiores informações sobre o WDP, as divulgarei.

O meu próximo passo foi visitar o stand dos Oracle User Groups (quem sabe um dia não estaremos lá ?) e fui bater um papo com o pessoal da ORAUG-BR. Lá eu conheci o Francisco, presidente do COUG (Chilean Oracle Users Group), gente finíssima !

Ele me convidou para o evento que farão no Chile nos dias 13 e 14 de Abril. Eles contarão com Tim Hall como palestrante !!!! Se não fosse perto da minha cirurgia, com certeza eu já compraria a minha passagem para o Chile !

O Francisco é o 3º da esquerda para a direita.

Depois da visita, assisti a uma das convenções, na qual o tema era o Timesten. Sinceramente nunca tinha ouvido falar sobre este produto, mas fiquei impressionado em saber que ele é um banco de dados que fica em memória. Ele funciona como cache do banco de dados físico, o que aumenta incrivelmente a velocidade de acesso a informação. O produto é fantástico e você poderá saber mais informações sobre ele aqui.

podcastApós isso, montei todo o aparato para a gravação do programa Café com o GPO. O tema é a própria OOW e uma conversa com Alexandre Felipe Capitani da Capitani IT Solutions sobre Applications e relatos de Rodrigo Almeida (alphamek) e Lilian Barroso (lilian).

Já o meu acaba aqui, e assim se vai mais um Oracle Open World. Quem quiser saber mais, ouça o Café com o GPO ! 🙂

Ah, antes que eu me esqueça….para compensar a minha ausência ontem e a perda da apresentação oficial do Oracle Exadata, deixo aqui uma foto deste maravilhoso hardware e a promessa da Oracle de agendar uma entrevista com um especialista.


Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

4 comentários em “Oracle Open World – Encerramento”

  1. Avatar de alphamek

    Particularmente,

    Eu pensava que o Francisco era um Brasileiro que foi morar no Chile, e após ele dizer para nós que é chileno e trabalhou no Brasil eu não acreditei. Ele fala um português sem sotaques. Muito gente boa.

    Logo Logo vou postar a minha cobertura de forma completa.

    Abraços,
    Rodrigo Almeida

  2. Avatar de Hudson Santos

    Willians eu to produzindo um material sobre o Apex, já que quase não existe material na web voltado para essa tecnologia, gostaria de saber se posso disponibilizar esse material no seu blog e se você pode me ajudar a divulga-lo.
    Att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress