Oracle Open World

“Your.  Open. World.”

Este foi o lema de mais um Oracle Open World,  que aconteceu no Transamérica Expo Center nesta semana.

Se o mundo é seu, ou se é aberto, não sei… mas, posso afirmar com certeza que ele é cada vez mais Oracle.

Para frustração de muitos, este evento deixou um pouco a parte o database para focar nos aplicativos (se você é mais um dos que pensam que a Oracle é database, apenas, esqueça! ); também foi um evento bem menos técnico e muito comercial: a maior parte das palestras foi direcionada para promoção dos produtos Oracle, como o Application Express e o TimesTen.

A política agressiva da Oracle nos últimos anos está fazendo com que o mundo seja cada vez mais Oracle, especialmente por desenvolver (e adquirir) novas tecnologias, abrangendo desde a locadora do bairro até grandes multinacionais.  Ficou claro que, em pouco tempo, o cliente procurará a Oracle para adquirir soluções completas.

O mundo pode ser seu? É claro que sim!

Com o crescimento da área de atuação da Oracle, necessita-se cada vez mais de profissionais que conheçam sua tecnologia, seja database, business intelligence ou application; o que fica claro (e vale como dica) é que este ano é o ano dos aplicativos! O profissional que se especializar em Siebel (CRM), E-Business Suite ou mesmo em JD Edwards será “o dono do mundo”  (rsrs) !

Pense bem: Segundo Alexandre Felipe Capitani, durante bate-papo no Café com o GPO,  a Oracle teve um crescimento de 60% no último quarter: Se em meio a toda esta crise houve tão extraordinário crescimento, é lógico que os profissionais envolvidos com seus produtos tentem a crescer junto!

Destaques

Pena que pude estar presente apenas no último dia, tendo tempo de vizitar poucos estandes e demonstrações. Mas, posso citar dois destaques positivos:

  • Oracle Application Express (Apex) – Ferramenta de desenvolvimento, gratuita, voltada para desenvolvimento de aplicações sob plataforma web. Simples de utilizar,  com o mouse é possível criar bases de dados a partir de tabelas do Excel ou bases do Access.  Também trabalha com Forms Reports, sendo que a migração é simples e transparente.

  • Oracle TimesTen – Banco de dados relacional que trabalha com dados em cache, ou seja, na memória RAM. Como não há a limitação física dos “velhos” discos rígidos, este produto provê alta performance para aplicações real time. Segundo o palestrante Wellington Pinto, foram realizados testes comparativos entre um banco de dados comum e um banco de dados TimesTen: Enquanto o primeiro conseguiu trabalhar com 2.000 transações simultâneas,  o TimesTen alcançou a marca das 15.000 transações.

Como destaque negativo, tenho que citar o despreparo de alguns demonstradores… ficou claro que algumas das pessoas que estavam demonstrando os produtos Oracle tinham decorado o script, sem ter nenhum conhecimento prévio do assunto. O exemplo mais extraordinário disso foi uma moça que estava apresentando as ferramentas de tuning do Oracle Enterprise Manager: entre outras “bolas foras”,  ela apresentou um plano de execução comfull table scan, e disse-me que o problema da consulta era que a tablespace estava estourada… sem comentários.

Mine. Open. World.

Sim, este evento valeu a pena e vai ficar na memória. Com ele, foi possível abranger minha visão sobre as possibilidades de mercado com os produtos Oracle.

Agora, o mais bacana: Apesar de ter me inscrito como visitante, entrei como Congressista! Sem pagar nada por isso! Valeu os R$22,00 do estacionamento e os R$24,00 da pizza !!!

Um abraço a todos

Links:

Café Com o GPO

Oracle Application Express – Apex

Oracle TimesTen

1 comentário em “Oracle Open World”

Deixe um comentário

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detectado !

Verificamos que está usando alguma extensão para bloquear os anúncios. O GPO (Grupo de Profissionais Oracle) obtém a sua renda através dos anúncios, para assim manter toda a estrutura dedicada a universalização do conhecimento.

Se você gosta de nosso trabalho, pedimos por gentileza que desabilite o ads blocker. Trabalhamos somente com o Google Adsense e tentamos ao máximo exibir apenas o necessário.

Agradecemos de antemão ! :)

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock