GPO ( Grupo de Profissionais Oracle )
A maior comunidade Oracle do Brasil !

Para que serve um DBA ???

Me foi questionado por que temos tantos DBAs na empresa se a não muito tempo atrás era apenas um, e júnior, e dava conta do serviço.
Primeiro de tudo veio aquele desejo de chutar o pau da barraca e falar para recontratar o júnior e mandar todos nós embora, como tenho contas a pagar, resolvi ser um pouco mais diplomático e fui aos números, já que sou matemático, é a melhor forma de eu me expressar…
A dois anos atrás, quando eu cheguei à empresa, realmente só havia um DBA, júnior, que logo foi mandado embora e comecei as minhas contratações.
Tinhamos dois bancos em RAC com dois nós em produção e quatro servidores de banco de dados simples. Hoje temos seis bancos em RAC, sendo um na versão 10g e os demais em 9i, sendo que apenas dois estão com dois nós, os demais estão com três, temos também mais doze servidores de bancos Oracle, isso sem contar os bancos SQL Server.
Estamos implementando a administração 24×5, ms isso não basta, quer 24×7, mesmo não havendo demanda justificável nos fins de semana e eu e os outros DBAs morando a apenas 20 minutos da empresa.
Achar que colocar monitores do tipo spotlight podem resolver todos os problemas de administração é, no mínimo, ingenuidade. O DBA tem que estar sempre atento aos processos que estão sendo executados neste instante, manutenção preventiva é a alma da boa administração.
Aplicar novas soluções para melhorias de performance necessitam estudos e muita dedicação, não vem pronto, se fosse assim a Oracle não cobraria tão caro por seus consultorers.
Compra de novos equipamentos e espaço em disco é sinal de crescimento e necessidade básica para a área de bancos de dados. Negar isso implica em possível problemas irreversíveis como perda de contratos.
Para que nós servimos ???
Para manter a empresa andando sempre para frente, de forma constante e consistente.
Precisa de tantos DBAs ???
Depende da qualidade dos serviços que o empreendedor quer…

Share

You may also like...

3 Responses

  1. Vieri disse:

    Eu na sua posição…
    nem faria questão de responder um ignorante de tamanha idiotice de pergunta , provavelmente foi feita por um programador que não fez faculdade e fez meia dúzia de cursinho na infnet e se julga analista de sistemas.
    Ve se algum dia vc receberá uma pergunta desse nível de um gerente de TI, um certificado ITIL, um gerente de projetos, um presidente da empresa.
    A resposta é simples: O DBA presta suporte a todos os infelizes que trabalham nessa empresa !Inclusive vc!

    E daria um livrinho do RMAN,RAC,TUNNIG para ele entender um pouco
    e ter mais respeito.

    isso que ele fez é igual um pião de obra perguntar para que serve um clinico orto-molecular, se não tem cacife para enteder estude um pouquinho análise, para não fazer pergunta idiotas dentro de uma coporação.

    Uma coisa é qdo sua namorada, amigo que é professor de ed.fisica pergunta sobre isso, agora colega de aréa, tenha paciência.

    []s

  2. Regis Araujo disse:

    Caraca, esta é uma daquelas horas em que temos que respirar fundo, contar até 100 pq até 10 não adianta.. respirar fundo novamente e utilizar o que temos de melhor, os números, pois quando se fala que mudando algo, perde-se $$$, ninguem mais fala para mudar ou o PQ disto.. ehehehe..!!

    É isto ai Marcio, exemplo de como devemos agir em situações como esta e outras que podem e irão acontecer…

    Abraços..!!

  3. Ishii disse:

    Marcio, há quase 7 anos tenho ouvido isso dos mais diferentes níveis hierárquicos e nas mais diferentes empresas, notei então que isso era uma política agressiva de venda da Microsoft para o SQLServer 7.0 e 2000 onde os marketeiros de m..rda, ops, de opinião, comentavam que o Oracle era uma Banco que sempre precisa de um DBA (caro, é claro) e outros marketeiros (agora de parceiros Oracle mesmo….) rebatiam dizendo que dependendo da Base um DBA Junior resolveria…
    Isso na verdade é que nem explicar que o Sistema de Back-up não é uma despesa e sim um investimento….
    O que tem me assustado muito no momento é a quantidade de certificados Oracle (OCP ou OCA) sem experiência nenhuma ou com pouca experiência, acho que isso assusta mais e prejudica a visão externa do Profissional DBA mesmo. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *