GPO ( Grupo de Profissionais Oracle )
A maior comunidade Oracle do Brasil !

Oracle compra a SUN – A verdade se revela


Essa noite eu li uma mensagem que o Ricardo Portilho me enviou. Nela continha um link para o site Slashdot, mais especificamente para um post anônimo em especial, com o título “Java gets new garbage collector, but Only if you buy a support“. Nele era afirmado que a monetarização do Java já teve início e que uma nova versão do JDK e do JSE estavam disponíveis, com um novo e otimizado Garbage Collector chamado G1. Até aí sem problemas se não fosse um detalhe, a produção de sistemas que rodem com esse GC só são permitidas para aqueles que tiverem um CONTRATO DE SUPORTE. Confira aqui o post.

Geralmente eu não dou muita atenção a informações postadas de maneira anônima, mas essa veio embasada por informações que constam no próprio site da SUN, e que você pode conferir aqui.

Era só uma questão de tempo para que isso acontecesse. A tendência é de que novas features e APIs sejam distribuídas dessa maneira. Alguém vê alguma semelhança com a Red Hat ? Atualização só pagando suporte !

Está claro que todo projeto Open Source bem sucedido acaba virando fonte de renda de suas empresas manetedoras. E a Oracle é a empresa comercial detentatora do maior número desses projetos que são viáveis economicamente. Isso pode se tornar um problema e mudar completamente o comportamento das comunidades em volta desses projetos e também a adoção deles por empresas e organizações.

Será como eu afirmei no primeiro post sobre este assunto. Essa fusão mudará a maneira como serão investidos os recursos em TI dos próximos anos.

Referências:

Slashdot
Sun

Share

You may also like...

1 Response

  1. Marcio disse:

    Não é que eles querem realmente conquistar o mundo ???
    Como nós estamos acostumados a ver muita gente fazendo muito trabalho na ilegalidade, eles estão trabalhando muito fortemente no ataque à essa ilegalidade.
    Em parte somos culpados por isso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.