GPO ( Grupo de Profissionais Oracle )
A maior comunidade Oracle do Brasil !

Crescendo profissionalmente no mundo Oracle

Conheça o poder que as comunidades Oracle podem lhe oferecer para o seu crescimento profissional.Olá,

Gostaria de discutir um assunto que vem me chamando muito a atenção nesses últimos tempos, a força que as comunidades Oracle podem oferecer aos profissionais iniciantes e até mesmo aos mais experientes. E quando estamos falando de comunidades, estamos diretamente se referindo aos grupos de usuários, sites e fóruns na internet. E o mais importante, eles podem lhe ajudar no seu crescimento profissional e técnico na área de tecnologia Oracle.

As comunidades Oracle, ultimamente, com o apoio da própria Oracle, vem crescendo e se amadurecendo com a experiência de seus próprios usuários, esse crescimento podemos notar pelos eventos, contéudos técnicos, blogs e o enriquecimento dos seus respectivos fóruns. Eu mesmo sou um fã de carteirinha de diversos sites Oracle brasileiros pelos serviços e eventos que oferecem.

Mas, O que a comunidade pode me ajudar no meu crescimento profissional?

A resposta é simples, nada melhor que você compartilhar a sua experiência técnica e profissional com outros profissionais que realizam a mesma função que você. Pela simples troca de experiência em problemas de outras pessoas a partir de fóruns ou lista de discussões, você consegue estudar mais sobre o assunto, o outro profissional conhece novas técnicas, outros usuários que estão participando do assunto conhecem mais sobre o problema e quando você vivenciar o problema discutido na empresa ou cliente que trabalha, já irá saber quais os passos e tarefas necessárias para chegar a sua solução.

E o que dizer sobre recomendações de livros, eventos, white papers e até mesmo ambiente de trabalho. Nada melhor você discutir isso com profissionais que estão no mercado, que fazem o que você faz todos os dias. Simplesmente não dá para chegar em casa e tentar conversar com a sua esposa(o) sobre um erro ORA-600 que aconteceu contigo nesta manhã. No meu caso, minha esposa é administradora, se comento sobre erros ORA-600 ela pensa que é placa de carro, código de guerra ou qualquer coisa de outro mundo. E desse jeito, não temos muito assunto!

Por isso, que as comunidades estão se tornando mais fortes no Brasil conforme o crescimento da tecnologia Oracle, Fóruns e sites são as nossas casas virtuais, sempre recorremos à elas quando precisamos ou queremos saber algo sobre um determinado assunto. Alias, dentro de fóruns conhecemos usuários e ganhamos amigos, aumentando nossa network. E talves, conheceremos os amigos virtuais em eventos criados pela própria Comunidade.

Outro ponto importante, é que todo iniciante tem três dúvidas básicas, tais como:

  1. Como iniciar na carreira;
  2. Quais os melhores livros para comprar;
  3. Qual o melhor centro de treinamento;
  4. E o básico de fóruns, ME AJUDE NO TRABALHO DE FACULDADE. (Opcional)

Algumas coisas podem ser respondidas pelo Google, mas, com certeza nos diversos fóruns de Oracle que temos aqui no Brasil, sabendo usar o SEARCH/PROCURAR do fórum, com certeza já temos tópicos com títulos bem parecidos com os que estão acima, com dicas e sugestões de diversos profissionais, com diversos pontos de vista e recomendações do que deve ou não ser feito. Isso é a centralização, disciminação, orientação e agilidade que uma comunidade pode lhe oferecer.

Para os mais experientes, que já sabem o poder da comunidade, além da troca de experiência, contéudo técnico e network, algo que chama atenção, VAGAS DE EMPREGO. Sim, o mercado de DBA é muito restrito e nada mais normal que nesse pequeno círculo de profissionais, vagas que se abrem em outros empresas se compartilhadas por eles mesmo. Um exemplo disso, é a chamada RECOMENDAÇÃO. Muitas vezes você não conhece o profissional fisicamente, porém, acompanha seus trabalhos, posts em blogs ou fóruns e sabe que a tal pessoa domina sobre a tecnologia. Então, desde você deixar que o departamento de RH escolha um profissional para a vaga, que pode ser um problema. Você passa a indicação ao gerente e/ou diretor de TI, conforme os requisitos da vaga. E deste modo, pode ter certeza que a contratação será muito mais valiosa e agregadora à empresa, pois geralmente RH de empresa, não sabe mensurar um profissional para o tipo de problema ou requisito que a empresa está necessitando.

Para concluir, é válido saber que comunidades Oracle, principalmente as brasileiras, estão cheios de pessoas que colaboram e dedicam o seu tempo livre para ajudar e compartilhar sua experiência com os mais novos, desde a criação e organização de eventos, artigos técnicos, blogs, fóruns, lista de discossões por e-mail, chats e etc. Elevando o nível de conhecimento, enriquecendo a internet e compartilhando a informação. Seguindo o velho ditado:

O importante é sempre compartilhar para multiplicar.

Para conhecerem mais sobre as nossas comunidades Oracle, preparei uma página aqui no Blog sobre comunidades, grupos de usuários, fóruns e sites em geral que podem lhe ajudar nessa caminhada.

Saiba mais sobre as Comunidades Oracle.

Abraços

Share

You may also like...

5 Responses

  1. Flávio Soares disse:

    Ótimo post Rodrigo, mas eu acho que ainda tem muito o que mudar. Aqui no interior de SP acontecem muito pouco eventos, congressos, etc … esse ano por exemplo, aconteceu um ou dois eventos da Oracle … fica difícil as vezes se locomover para grandes cidades para prestigiar o evento … Sinto faltas de webcasts, a Microsoft por exemplo semanalmente disponibiliza webcasts de seus produtos … isso a Oracle não tem, ou eu ainda não consegui encontrar …

    Com relação a fóruns e blogs … realmente não tenho o que reclamar, a galera ajuda no é preciso, são de grande ajuda para quem está começando, eu que sou iniciante na área, lendo e “fuçando” pelos blogs, aprendi muuuuitoo, pude tirar diversas dúvidas que tive sobre o Oracle.

  2. David Ricardo disse:

    Bem, primeiramente vamos qualificar o Post, “Excelente”, adjetivo escrito entre aspas porque para alguns nem é novidade em saber que compartilho dessas mesmas idéias nele contido.

    Crescer profissionalmente é o que todos de um modo geral querem, uns almejam caminhos diferenciados, mais todos buscam o crescimento, os que não buscam isso com certeza tem suas metas e outras prioridades que julga ser importante para si no momento.

    Eu posso dizer que este ano de 2009 foi , e esta sendo depois do ano de 2005, meu melhor ano profissional, porque digo isso? Bem porque aprendi inumeras coisas novas sobre Oracle, sobre minha profissão e sobre como não fazer e nem agir de determinadas maneiras para com as pessoas, não importante sua categoria ou grau de interdependencia com meu trabalho. Aprendi também muito sobre aspectos da profissão de DBA que muitas vezes passa despercebidos, e são coisas extremamente importantes, como por exemplo manter um BLOG, pra muitos é algo simples, mais para quem está lendo e buscando um auxilio é de suma importancia e muitas vezes salvará seu emprego, seja você iniciante ou não.

    Outra coisa importante são as networks que são feitas no decorrer dos seus anos de experiencia, aquele ditado que diz “QUEM NÃO É VISTO NÃO È LEMBRADO” é muito verdadeiro, por isso mande email, mantenha sua rede de relacionamentos, faça novos contatos, pegue carona nessa coisa de ajudarmos uns aos outros, sem aquela velha mania de achar que alguem vai tomar seu lugar ou qq bobagem do tipo, porque se vc ajuda hoje alguem esse alguem te ajudará mais a frente.

    “GRANDES HOMENS SEMPRE SERÃO AJUDADOS POR OUTROS GRANDES HOMENS.”

    Abraço á todos!!!!

  3. Braga disse:

    Oi Rodrigo,

    Como sempre um assunto novo e ótima oportunidade de discutirmos um pouco mais sobre o mundo dos DBA’s.

    Mercado restrito e com poucas oportunidades para os iniciantes (que empresa vai arriscar o (precioso) banco de dados de produção com um DBA Júnior? — onde, diga-se de passagem, não tem muita experiência). Eu mesmo comecei no mundo DBA por sorte, com ajuda de alguns amigos de trabalho, várias listas, fóruns, muitas discussões e…, uma rara oportunidade de administrar o banco de dados de uma grande empresa sem experiência prática (somente teórica); mas o gerente viu o potencial e resolveu dar a oportunidade (claro que para mim seria a última, caso falhasse, mas tudo correu bem).

    Observo muito nos fóruns uma pergunta trivial: — Como conseguir um emprego de DBA Júnior? Pense em uma resposta parecida com esta: geralmente um DBA Júnior não teve uma experiência prática com banco de dados, então as empresas que contratam tal profissional são as que querem agregar mais uma pessoa ao grupo de DBA’s existente (onde vai aprender absurdamente), ou as empresas que querem pagar pouco, pois um DBA Júnior pode ser uma revelação, preenchendo todos os quesitos que uma empresa precisa, e sem cobrar mais por isso. E por último, as indicações que são preciosas para grandes oportunidades. Minha dica para quem está iniciando é que continuem procurando, pois uma hora consegue, e uma vez dentro, é difícil deixar.

    Observo no fórum vários profissionais dedicados em compartilhar conhecimento e experiência, e sem isso, não seria eu o profissional que sou hoje. Por isso gosto de compartilhar sempre que posso, minhas experiências e conhecimentos. Não tanto quanto gostaria, mas sempre que posso compartilho.

    Salve as listas e fóruns.

    []s
    Braga

  4. Regis Araujo disse:

    Salve Rodrigão..!

    Excelente Post.. Concordo com vc..
    Mas ja vi muitos profissionais não compartilharem suas experiências.. medo de perderem sua posição na empresa.. coisa de profissional q não se dedica.. mas acontece..
    Mas a melhor maneira de crescer e aprender mais é compartilhando.. pois alem de vc passar conhecimento, vc tbm adquiri, pois terá q aprender mais para poder passar mais..!
    E falando sobre Network.. muitas coisas q eu consegui e aprendi foi com network e com os foruns.. alem de fazer grandes amigos.. pois o Network não serve apenas para conseguir uma boa qualificação profissional, tbm serve para mantermos amigos..!

    E falando nisto.. ainda to te devendo o almoço..!!! Mas assim que der e os horários baterem.. pode cobrar!!!

    Abraços mano..!!

    Regis Araujo

  5. Lílian Barroso disse:

    Oi Rodrigo!

    Ótimo Post. Parabéns!

    (Lílian)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *